Estratégias e ferramentas de marketing: pesquisa exclusiva Opinion Box e Digitalks

Pedro D'Angelo
Estratégias e ferramentas de marketing: pesquisa exclusiva Opinion Box e Digitalks

O marketing digital já é uma realidade que tem oferecido muitas vantagens competitivas para todo tipo de empresa. As estratégias e ferramentas de marketing estão ajudando nos negócios de forma inteligente e mensurável, mas como os profissionais tem utilizado delas em suas estratégias?

Opinion Box e o Digitalks se uniram mais uma vez para pesquisar as estratégias e ferramentas de marketing digital no Brasil. Para isso, falamos diretamente com os profissionais da área.

Sobre a pesquisa

Entrevistamos 733 de profissionais de marketing de todo o Brasil entre os dias 12 e 23 de abril. O objetivo era entender como os profissionais enxergam as principais estratégias de marketing digital, e se eles realmente as conhecem. Para isso, avaliamos 17 ferramentas de marketing digital diferentes.

Com margem de erro de 3,6pp e intervalo de confiança de 95%, os resultados da pesquisa você confere agora:

Conhecimento das estratégias e ferramentas de marketing

A pesquisa sobre estratégias e ferramentas de marketing é uma nova onda da mesma pesquisa realizada no ano passado em parceria com o Digitalks.

Assim como na primeira pesquisa, o conhecimento das ferramentas de marketing por parte dos profissionais é alto. Em média, cada profissional conhece 15 das 17 estratégias avaliadas!

Estratégias como a utilização de blogs, vídeos e e-mail marketing são conhecidas por 99% dos profissionais. Marketing de influência (95%), social media ads (94%), SEO e webinars são muito lembradas (90%) também.

Outras ferramentas e estratégias são menos conhecidas, mas ainda estão na mente da maioria dos profissionais. O growth marketing, por exemplo, é a menos conhecida, por 62% dos entrevistados. Ainda assim, o número apresenta crescimento em relação à pesquisa do ano passado, quando a estratégia era conhecida por 58% dos profissionais de marketing.  Native Ads e marketing de afiliados também estão entre as desconhecidas por 66 e 77% da amostra, respectivamente.

Experiência com as estratégias

Entendemos que as ferramentas de marketing digital são muito conhecidas, mas o conhecimento se traduz em terem
utilizado todas na prática?

Podemos dizer que sim, em partes: de modo geral, os profissionais já experimentaram, em média, 9 das 17 estratégias. A mais utilizada pelos entrevistados é o e-mail marketing (83%), seguida por blogs (79%), vídeos online e social media ads (77 e 75% respectivamente). 7 em cada 10 profissionais também tem experiência com ferramentas de SEO.

As estratégias e ferramentas de marketing menos utilizadas são os chatbots (31%), marketing de afiliados (30%), native ads (29%) e growth hacking (20%), que também é a menos conhecida.

O marketing com influenciadores é um número interessante, sendo conhecido por 95% da amostra mas utilizado apenas por 54% dos profissionais. Essa modalidade de marketing está em alta no mercado e traz ótimos resultados para quem faz bom uso da ideia, mas boa parte dos profissionais ainda não têm experiência com ela. Para quem quer se beneficiar das vantagens de usar influenciadores, fica aí a oportunidade para começar a investir.

E a efetividade das ferramentas?

Continuando o paralelo entre conhecimento e experiência com as estratégias de marketing, seguimos perguntando quais os profissionais consideram as mais efetivas. Os entrevistados deviam apontar aquela ferramenta de marketing ou estratégia que consideram a mais eficaz entre todas que já utilizaram.

A estratégia campeã foi o inbound marketing, apontado por 20% dos entrevistados, mas o páreo foi duro. Em seguida, as mais vem avaliadas são social media ads (19%), SEO (18%) e funil de vendas (16%). Novamente, o marketing de influenciadores foi bem lembrado, por 15% dos profissionais e empatado com o e-mail marketing (15%).

É interessante notar que e-mail marketing é conhecido por quase todos os profissionais, é a estratégia mais utilizada, mas perde quando o quesito é efetividade. Para os profissionais de marketing, fica a indicação de que não basta conhecer uma ferramenta e ter experiência com ela – precisamos buscar efetividade no seu uso.

Como otimizar a estratégia de marketing e vendas

Se você trabalha com marketing digital e acompanhou os resultados da pesquisa até aqui, deve estar se perguntando como definir quais as estratégias de marketing digital mais importantes para o seu negócio.

Com base nos dados da pesquisa, podemos tirar algumas conclusões. Uma boa dica é apostar nas estratégias menos conhecidas. Assim, as empresas e profissionais de marketing conseguem promover a inovação dentro dos seus negócios. Growth hacking, native ads e afiliados são bons exemplos dessas oportunidades.

Seguindo essa tendência, as menos utilizadas também são as três menos conhecidas. Além delas, os chatbots são uma ferramenta de marketing interessante que inova na comunicação entre empresas e consumidores. Muitas empresas já estão usando robôs para melhorar e otimizar atendimento e você pode fazer o mesmo. Confira aqui o que já produzimos e descobrimos sobre o assunto. O Opinion Box, inclusive, realizou a primeira pesquisa de mercado do Brasil via chatbot no Brasil!

E se quiser gastar menos com suas estratégias de marketing e vendas, podemos ajudar também. Baixe agora nosso ebook gratuito, que ensina como definir as estratégias ideais para o seu negócio. Clique no banner abaixo e aprenda a otimizar a sua estratégia com as melhores dicas e ferramentas de marketing e vendas:

 

Também poderá gostar de: