Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Daniela Schermann
Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Quem trabalha com marketing digital, sabe que a todo momento novas ferramentas e estratégias surgem para tornar as ações mais eficazes e eficientes. Mas será que os profissionais conseguem acompanhar todas as inovações na hora de traçar suas estratégias de marketing digital?

O Opinion Box e o Digitalks quiseram ir a fundo nessa questão e fizeram uma pesquisa com 1.028 profissionais de marketing de todo o Brasil. O objetivo era entender como os profissionais enxergam as principais estratégias de marketing digital, e se eles realmente as conhecem.

As entrevistas foram realizadas no segundo semestre de 2019, com margem de erro de 3,1pp. Agora, nós trazemos para você os principais dados e conclusões da pesquisa:

Conhecimento e utilização de estratégias de marketing digital

Nessa pesquisa nós testamos o conhecimento e a experiência de 22 estratégias diferentes de marketing digital.

De forma geral, o nível de conhecimento das estratégias pelos profissionais de marketing é alto. Em média, cada profissional conhece 17 das 22 estratégias e já experimentou 10 delas.

As mais conhecidas entre as 22 são:

  • Pesquisa de mercado (97%);
  • Vídeos online, blogs e ebooks (96%);
  • Email marketing (94%);
  • Influenciadores (92%)

Os anúncios via Google Ads vêm em seguida, conhecidos por 91%. Mesmo que o conhecimento seja alto, será que o uso também é?

O ranking das estratégias muda um pouco quando falamos sobre as estratégias que os profissionais conhecem e utilizam. Nesse aspecto, o pódio é assumido pelos vídeos, que são utilizados por 73%. Em seguida vem o e-mail marketing (71%) e os blogs (68%).

Como será o futuro do marketing digital?

Pedimos para os entrevistados fazerem um exercício de tentar prever quais estratégias de marketing digital serão mais eficientes em 2020.

Em primeiro lugar ficaram os influenciadores, apontados por 17%. Em seguida vêm os vídeos online, apontados por 14% e a pesquisa de mercado, que empatou com os anúncios do Google com 8%.

Será que essa previsão vai se concretizar?

Para conferir esses resultados e o que mais descobrimos conversando com os profissionais de marketing, clique no banner abaixo e confira o infográfico com os resultados da pesquisa.

  Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Como gastar menos com marketing e vendas

Se você trabalha com marketing digital e acompanhou os resultados da pesquisa até aqui, deve estar se perguntando como definir quais as estratégias de marketing digital mais importantes para o seu negócio.

Nós podemos te ajudar. Baixe agora nosso ebook gratuito, que ensina como definir as estratégias ideais para o seu negócio. Você vai ter melhores resultados gastando menos:

Estratégias de marketing digital: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Também poderá gostar de: