Esomar 28 do Opinion Box: conheça nossas técnicas e metodologias

Pedro D'Angelo
Esomar 28 do Opinion Box: conheça nossas técnicas e metodologias

Você já ouviu falar em Esomar 28? Se ainda não sabe do que se trata, o Esomar 28 é um documento que as empresas de pesquisa divulgam sobre suas técnicas e metodologias.

Com o Esomar 28, os consumidores podem escolher a empresa de pesquisa de mercado ideal para atender suas necessidades. Descubra do que se trata esse documento e conheça o Esomar 28 do Opinion Box:

O que é o Esomar 28?

A ESOMAR é uma organização mundial de pesquisa de mercado, nascida na Europa mas atualmente representada por membros de 130 países. São mais de 6 mil membros da organização pelo mundo, formando o que eles chama de uma comunidade global em torno da pesquisa de mercado.

O Esomar 28 é um questionário para ajudar os clientes a escolher uma empresa de pesquisa online. Como o nome indica, são 28 perguntas que as empresas de pesquisa devem responder. As respostas tem o objetivo de mostrar suas técnicas e metodologias adotadas, para que os clientes saibam se o que a empresa oferece se adequa às suas expectativas.

Esomar 28 do Opinion Box: conheça nossas respostas

Para entender melhor o conceito do Esomar 28, nada melhor que conhecer as nossas respostas. Selecionei as principais respostas que apresentam a forma como o Opinion Box trabalha para oferecer as melhores soluções de pesquisa de mercado.

Clique aqui para conhecer o nosso Esomar 28 na íntegra, conforme disponível no nosso site.

Qual a experiência de sua empresa como fornecedora de amostras online de pesquisa de mercado?

O Opinion Box foi fundado em 2012 e já realizou mais de 500 mil entrevistas em mais de 400 projetos online.

Descreva e explique o tipo ou tipos de fontes de amostras online das que obtêm os respondentes.

Possuímos um painel de respondentes proprietário e este é a única fonte de amostra online utilizada pela empresa. O cadastro em nosso painel é sempre voluntário. Ou seja, mesmo que o usuário tenha visto alguma forma de divulgação, é ele quem deve fazer o seu cadastro voluntariamente.

Usamos diferentes fontes de divulgação procurando garantir chances de participação a todos os internautas. A captação é periódica e ocorre de diferentes formas, entre elas:  Pessoas que encontram o site por conta própria; Pessoas que são indicadas por outros usuários (MGM); Pessoas que seguem os perfis do painel nas redes sociais (Facebook e Twitter);  Anúncios no Facebook (segmentados conforme sexo, faixa etária e localização); Campanha de mídias offline como metrô, jornais e promotoras em ponto de fluxo; Exposição na mídia por meio de participação em eventos (competições e apresentações) e matérias (assessoria de imprensa);  Indicação via rede de parceiros (outros sites que indicam a seus usuários que se cadastrem no painel, conforme segmentação definida por nós).

Como encontram grupos difíceis de alcançar na internet?

Possuímos uma base ampla e estudamos cada público sob demanda. Apenas trabalhamos com projetos que possuem viabilidade de realização, seja com a base de respondentes atual, seja através de ações de captação por uma das formas utilizadas para crescimento do painel.

Que medidas tomam para obter amostras representativas da população?

Acompanhamos o crescimento e perfil da base de respondentes com o perfil dos internautas brasileiros mantendo um perfil representativo desse universo.

Apenas trabalhamos com projetos em que nossa base possua um mínimo de pessoas aptas disponíveis para o perfil. Além disso, nossa plataforma escolhe aleatoriamente os respondentes, de acordo com o perfil do estudo, para receber convite de participação para a pesquisa.

Seu dados são armazenados sobre o perfil dos respondentes? Como isso é feito? Quais diferenças se aplicam entre as distintas fontes de amostra? Como é mantida a atualização? Se não houver dados de perfis relevantes, como são tratados os projetos de baixa incidência?

No momento do cadastro cada usuário responde a um questionário de perfil básico e, ao longo da participação em pesquisas em nosso painel, vamos agregando novas informações a cada usuário.

Cada usuário pode atualizar os dados a qualquer momento e periodicamente são realizadas ações de incentivo à atualização de dados. As próprias pesquisas são utilizadas para atualização dos dados cadastrais. As entrevistas com perfil de baixa incidência passam por pesquisas com crivos mais detalhados para qualificação da base.

Por favor, descreva seu processo de convite à pesquisa. Que proposta oferecem aos entrevistados para participar de uma pesquisa? Qual informação é dada sobre o projeto em si?

Os participantes são convidados a participar de pesquisas por duas formas: através de convite por email, no endereço cadastrado no painel, e por meio de alertas push para quem tiver o aplicativo do painel instalado em seu smartphone (disponível para Android e iOs). Os participantes são informados sobre o título da pesquisa, prazo para expiração, tempo de duração médio de preenchimento e incentivos disponíveis.

Por favor, descreva os incentivos que oferecem aos respondentes por participarem de suas pesquisas. Como os diferem entre as distintas origens de amostras, por duração da entrevista ou por características dos respondentes?

Os incentivos trabalhados em nosso painel atualmente são pontos no programa de fidelidade Dotz, bônus para celular das operadoras Claro, Oi e Vivo e cupons para sorteios mensais. A premiação varia conforme complexidade, prazo e tamanho do questionário de cada estudo.

Que informações necessitam para oferecer uma estimativa de viabilidade precisa, utilizando seus próprios recursos e realizar tal projeto?

Briefing com detalhes do escopo do projeto, tais como: objetivo; tamanho do questionário; complexidade do questionário; tamanho da amostra e filtros e cotas a serem utilizados; informações prévia (quando há); e deadline para entrega dos dados (quando há data pré-determinada).

Quem é responsável pelo controle de qualidade de dados? Se é sua empresa, existem procedimentos para reduzir ou eliminar comportamentos indesejados dentro da pesquisa, tais como respostas aleatórias, itens sem respostas ou excesso de velocidade?

A empresa é responsável pelo controle de qualidade. Com o intuito de manter a qualidade da base e das informações coletadas, trabalhamos com um sistema de checagem consistente que começa desde o cadastro e serve para manter o respondente com status válido, entre eles:

  • Obrigatoriedade de preenchimento de questionário inicial de perfil;
  • Obrigatoriedade do fornecimento do número de CPF do usuário;
  • Conferência dos dados cadastrais na Receita Federal;
  • Confirmação e atualização dos dados cadastrais ao longo das pesquisas;
  • Conferência de data/horário de cadastro;
  • Conferência do e-mail cadastrado;
  • Conferência de indicações;
  • Checagem do IP;
  • Verificação do preenchimento correto ao longo das pesquisas (atenção, velocidade,
    entre outros).

Descreva as medidas a tomar para garantir a proteção de dados e segurança de dados

A segurança das informações é garantida por eficazes mecanismos de proteção, como criptografia, dispositivos de segurança, protocolos de acesso, arquivamento em servidores internos, firewall e ambiente web seguro.

Os dados que porventura fiquem temporariamente arquivados em servidores de fornecedores obedecem aos mesmos princípios de segurança, uma vez que nossos fornecedores e parceiros estão obrigados a respeitar nossa política de privacidade.

Quer saber mais?

As perguntas e respostas acima são apenas uma versão resumida do nosso Esomar 28. No nosso site é possível conferir o documento na íntegra, com mais informações sobre o nosso Painel de Respondentes, os processos de captação de membros, gestão da informação dos respondentes e segurança dos dados.

Se quiser saber ainda mais sobre o Opinion Box ou tiver uma demanda de pesquisa, vamos conversar! É só entrar em contato com a nossa equipe que estamos prontos para te ajudar a ter sucesso nas suas pesquisas.

Também poderá gostar de: