4 dicas valiosas para quem quer fazer pesquisa de mercado online

Daniela Schermann
4 dicas valiosas para quem quer fazer pesquisa de mercado online

A pesquisa de mercado online é uma excelente ferramenta para quem quer tomar decisões com segurança. Com uma pesquisa, é possível saber o que os seus consumidores pensam, testar hipóteses e descobrir como sua marca é percebida pelo mercado.
Para fazer uma pesquisa de mercado online, não é necessário ser um especialista. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a ter sucesso na sua pesquisa:

Tenha um objetivo claro

Antes de começar a criar a sua pesquisa, defina qual é o seu objetivo de pesquisa. Com apenas um questionário, você não vai conseguir resolver todos os problemas da sua empresa. Por isso, defina um único problema que você quer que aquela pesquisa te ajude a resolver. Por exemplo: “Os meus clientes estão satisfeitos?”, “Se eu aumentar o preço dos meus produtos, vou perder muitos clientes?”ou “Esta campanha publicitária está comunicando a mensagem que eu pretendia?”.

Fale com o público certo

Se você quer validar uma nova ideia de negócio, não é uma boa ideia falar com pessoas que já conhecem a ideia ou que te conhecem. Seus amigos e familiares podem ser tendenciosos na hora de responder a pesquisa, mesmo que seja com as melhores das intenções. Da mesma forma, se você quer saber se as pessoas estão satisfeitas com o seu produto, precisa entrevistar apenas pessoas que já compraram o seu produto.
Além disso, se o seu produto é voltado para gestantes, apenas mulheres deveriam receber o seu questionário.
Ao fazer uma pesquisa de mercado online, escolher o público certo é fundamental. No Opinion Box, você pode fazer uma pesquisa com seus próprios contatos ou em nosso Painel com mais de 150 mil consumidores prontos para responder às suas pesquisas. No Painel, você pode segmentar os respondentes por sexo, idade, região e classe social, para falar apenas com quem te interessa.

4 dicas valiosas para quem quer fazer pesquisa de mercado online

Crie questionários simples e objetivos

Nos dias de hoje, tempo é um dos nossos bens mais preciosos. Ao enviar um questionário de pesquisa, estamos pedindo para que as pessoas cedam o seu tempo para nos ajudar a resolver o nosso problema. Por isso, os questionários não podem ser muito longos, ou as pessoas desistirão no meio.
Faça perguntas simples e diretas, que sejam fáceis do entrevistado compreender, e evite colocar muitos assuntos em uma mesma pesquisa.

Fazer pesquisa de mercado online deve ser um hábito

Se você fizer uma pesquisa de mercado hoje, vai obter os resultados necessários para resolver um problema. Se você fizer pesquisas de mercado frequentemente, vai conhecer seus consumidores em profundidade e tomar decisões com mais segurança. Crie o hábito de sempre fazer uma pesquisa de mercado antes de tomar decisões estratégicas.

Agora que você já conhece as nossas dicas valiosas, que tal fazer sua pesquisa de mercado online hoje mesmo?

Também poderá gostar de: