5 decisões impossíveis de tomar sem uma pesquisa de mercado

Daniela Schermann
5 decisões impossíveis de tomar sem uma pesquisa de mercado

Pesquisas de mercado são importantes no dia a dia de qualquer empresa, em que decisões são tomadas o tempo todo. A melhor forma de acertar é basear suas decisões em dados e informações, e não em achismos. A pesquisa de mercado é uma grande aliada para você conseguir os dados que precisa para tomar as decisões certas.

Por isso, eu vou listar as cinco situações em que você não pode tomar uma decisão sem realizar uma pesquisa. Mesmo sabendo que nem sempre é possível realizar uma pesquisa antes de qualquer decisão, preste atenção nessas. São decisões estratégicas que precisam ser tomadas com cautela:

1. Começar

Não tem como começar um novo negócio sem antes realizar uma pesquisa de mercado. É preciso analisar a concorrência, definir o seu público-alvo, testar o conceito e fazer alguns outros tipos de pesquisa antes de abrir uma empresa.

Aqui no blog, temos vários materiais que vão ajudar a escolher as pesquisas ideais para você validar uma ideia de negócio, além das principais pesquisas que uma startup precisa fazer.

2. Crescer

A sua empresa está indo bem, e você acredita que é hora de investir. Mas antes de abrir uma filial, lançar um novo produto ou contratar funcionários, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado.

A decisão de expandir os negócios é muito importante para que você resolva apenas com base na sua intuição. Assim, antes de dar um passo tão grande, ouça o que os seus clientes têm a dizer.

Eles podem ajudá-lo a enxergar qual a melhor opção de investimento que você pode fazer. Ao invés de abrir uma nova loja, seus consumidores podem mostrar que é hora de investir no e-commerce, por exemplo.

Existem diferentes tipos de pesquisa que você pode realizar antes de investir. O mais importante é saber o que seus clientes realmente pensam sobre o seu mercado e a concorrência, para encontrar pontos de melhoria e oportunidades.

3. Recuar

Toda empresa passa por momentos difíceis, em que é necessário realizar cortes no orçamento ou tomar decisões que ajudem a reduzir os custos.

E assim como não dá pra crescer sem fazer uma pesquisa de mercado, é também impossível diminuir sem ouvir o seu consumidor.

São decisões difíceis de serem tomadas e que precisam ser planejadas com cautela. É necessário avaliar todos os impactos que aquela medida pode trazer. Por isso, antes de reduzir o número de funcionários de uma área, trocar o fornecedor de uma matéria-prima ou acabar com uma ação promocional, faça pesquisas com seus clientes ou com seu público interno para ter certeza que essas são as decisões mais acertadas.

4. Mudar

Há momentos em que uma empresa decide mudar os rumos de negócio. Um produto que era offline se torna online, uma marca que fazia roupas para mulheres resolve investir em moda infantil ou um restaurante à la carte decide servir comida a quilo.

São decisões muito grandes, que tem 50% de chances de dar certo ou não. Procure reunir dados que justifiquem a sua escolha, ouvindo seu público-alvo para avaliar as mudanças.

Pesquisas de satisfação e pesquisas de hábitos de consumo podem ser muito úteis neste momento.

5. Parar

O negócio definitivamente não está indo bem, e os gestores da empresa acreditam que é o momento de encerrar as atividades. Antes de fechar as portas, porém, faça uma pesquisa de mercado. Você pode descobrir porque as coisas não estão dando certo e encontrar o caminho para salvar a empresa.

Aqui, é importante ouvir tanto as suas Buyer Personas como os seus colaboradores, que podem oferecer insights fundamentais para você entender o que não está funcionando.

Como você pode ver, o exercício é simples. Se você precisa tomar uma decisão no dia a dia do seu negócio, avalie o tipo de decisão que será tomada. Se for uma decisão que vai te fazer começar, crescer, recuar, mudar ou parar, você precisa fazer uma pesquisa de mercado antes. Para isso, basta falar com o nosso time de especialistas, que nós estamos aqui para ajudar.

Também poderá gostar de: