5 situações terríveis que você pode evitar com uma pesquisa de mercado

Daniela Schermann
5 situações terríveis que você pode evitar com uma pesquisa de mercado

O dia a dia de um negócio é marcado por inúmeras decisões difíceis de serem tomadas. Além disso, muitas vezes, os resultados esperados não aparecem e nem sempre sabemos responder por que. Fazer pesquisa de mercado nos ajudam a tomar as decisões certas e a entender o que está acontecendo quando algo não vai bem.

Mais do que isso, as empresas que adotam as pesquisas de mercado como parte de sua estratégia evitam situações desagradáveis, que são verdadeiros pesadelos para qualquer empreendedor.

Veja aqui cinco situações que você pode evitar com uma pesquisa de mercado:

Vendas caindo sem motivo

Para corrigir um problema, é preciso agir. Mas se as suas vendas começam a cair e você não sabe o motivo, fica difícil saber qual ação tomar. Com uma pesquisa de satisfação, é possível identificar e antecipar problemas que podem impactar nos resultados da sua venda.

Por exemplo, se muitos clientes estão insatisfeitos com o atendimento do seu call center ou da sua loja, é bem provável que eles não voltem a comprar seu produto e ainda podem postar reclamações em redes sociais ou sites como Reclame Aqui. A pesquisa de satisfação irá identificar essas reclamações e você poderá agir a tempo, conseguindo impedir que este problema reflita nas vendas.

Sem as pesquisas, você não tem como saber se o problema é no atendimento, na qualidade do produto ou no preço, e não tem como tomar as medidas necessárias. Por isso, é muito importante fazer pesquisas de satisfação periodicamente.

Funcionários insatisfeitos pedindo demissão

Encontrar talentos e manter os funcionários engajados é um grande desafio para qualquer empresa. Pior ainda é quando aquele colaborador que você considera essencial no seu time pede demissão inesperadamente.

Muitas vezes, essa situação pode ser evitada ouvindo periodicamente o que seus funcionários tem a dizer. As pesquisas de clima organizacional medem o nível de satisfação dos funcionários em relação a diferentes aspectos da empresa.

Se algo está desagradando a sua equipe a ponto de fazê-la procurar oportunidades melhores, você poderá descobrir a tempo de reverter este cenário.

Imagine, por exemplo, que os colaboradores estão insatisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa. Esta é uma insatisfação que pode facilmente ser identificada em uma pesquisa de clima. Para não correr o risco de perder profissionais, você pode implantar um programa de benefícios e garantir um time ainda mais engajado e satisfeito.

Novo negócio fechando as portas em menos de um ano

De acordo com o IBGE, metade das empresas criadas no Brasil vão à falência antes de completar cinco anos. Apostas erradas, planos de negócios mal elaborados, erros de administração, falta de conhecimento da concorrência ou do próprio mercado e decisões equivocadas na gestão da empresa são alguns dos motivos que levam muitas empresas a fechar as portas.

Mas se você está pensando em empreender, não desanime diante deste cenário, pois ele é desafiador mas não impossível. Muitas dessas situações podem ser evitadas com pesquisas de mercado que vão ajuda-lo a conhecer o seu público-alvo e a sua concorrência, testar o conceito do seu produto e encontrar as respostas certas para tomar as decisões com muito mais segurança e embasamento.

 

Campanha publicitária fracassando

Você com certeza já passou por essa situação: assistindo televisão, ou folheando uma revista, vê uma campanha publicitária e se pergunta “como alguém aprovou isso?”. Pois acredite, por trás daquela campanha terrível ou de mau gosto, realmente havia alguém que achava aquilo uma boa ideia.

E, antes que você julgue todas as pessoas que já tiveram uma ideia ruim na vida, saiba que pode acontecer com qualquer um, inclusive com você. O processo de criação de uma campanha envolve muitas etapas, e saber como o público vai reagir a uma peça não é tão simples quanto parece.

O que parece ser uma sacada genial para você, pode não agradar o seu público. As vezes, a campanha pode não ser compreendida, não transmitir a mensagem que você estava esperando, ou simplesmente passar batido e não ter o apelo que você imaginava. E lá se foi tempo e dinheiro pelo ralo.

Ao realizar um teste de campanha, você pode evitar todos esses problemas e garantir que o seu novo material publicitário seja um verdadeiro sucesso. Aliás, nós já falamos aqui no blog dos diversos tipos de pesquisa que as agências de publicidade podem fazer. Se você perdeu, confira aqui.

Recomendado para você: Pesquisa de mercado para agências: os tipos de pesquisa que sua agência precisa fazer

Novos produtos encalhando nas prateleiras

O lançamento de um novo produto envolve muito esforço, tempo e dinheiro, e poucas coisas são piores no mundo dos negócios do que ver que aquele produto não deu certo e não vai ter saída. Caixas de produto acumuladas no estoque podem significar a falência de uma empresa ou pelo menos um período de muita crise.

Com uma pesquisa de teste de produto, você pode saber se o produto irá fazer sucesso ou fracassar antes de lança-lo ao mundo e assim evitar muita dor de cabeça. Com os resultados em mãos, é possível fazer correções e melhorias e evitar aquela situação: “por que não pensei nisso antes?”

Aqui nós listamos apenas 5 situações, mas existem inúmeras situações que a pesquisa de mercado pode evitar. Ouça sempre o que o seu cliente tem a dizer. Não há ninguém melhor para contar a você se o seu produto é bom ou ruim, se funciona, se pode ficar melhor, se o seu atendimento e ponto de venda são bons, se o seu site é bonito e fácil de navegar e para avaliar todos os outros aspectos do seu negócio, seja ele qual for.

Também poderá gostar de: