Customer Engagement: um guia para fidelizar os seus clientes

Maria Luísa Andrade
Customer Engagement: um guia para fidelizar os seus clientes

Você já ouviu falar em Customer Engagement? Esse é um conceito cada vez mais relevante para as empresas que desejam conquistar e manter clientes satisfeitos. Por isso, se você deseja aumentar a fidelidade dos seus consumidores e atrair novos clientes, essa é uma estratégia que não pode ficar de fora do seu planejamento.

Neste post, vou te explicar tudo sobre o conceito de Customer Engagement e como ele pode transformar a maneira como você se relaciona com seus clientes. Vou te ensinar como aplicar essa estratégia no seu negócio e quais as melhores maneiras de se fazer isso. Leia o post e fique por dentro do assunto!

O que é customer engagement? 

Customer engagement é o relacionamento que o cliente tem com uma marca, o envolvimento emocional que é gerado a partir das interações do consumidor com a empresa. Dessa forma, o customer engagement é criado desde o primeiro contato com a marca e cultivado ao longo das suas experiências com aquela marca. 

Essa estratégia se preocupa em proporcionar ao consumidor algo a mais do que só o que está sendo vendido. Além de um produto de boa qualidade, a empresa também se preocupa em engajar o cliente a continuar interagindo com a marca, criando uma sensação de comunidade e pertencimento. 

Diferença entre customer experience e customer engagement

Apesar de os dois conceitos terem nomes bem parecidos, são duas estratégias diferentes. 

O customer experience é a percepção que uma marca passa para o cliente depois de uma ou mais interações com ela. 

Em outras palavras, são os sentimentos e sensações positivos ou negativos que a marca desperta no consumidor. Por isso, se preocupa em proporcionar uma experiência inigualável para o cliente,  garantindo que suas necessidades sejam atendidas

Já o customer engagement tem a ver com o relacionamento  e envolvimento do cliente com uma empresa. Isso pode ser através das redes sociais, engajando em publicações, em uma pesquisa de satisfação, deixando seu feedback, entre outras formas de interação. 

Contudo, mesmo que sejam conceitos diferentes, as duas estratégias são complementares. Para ter sucesso e oferecer uma boa experiência aos clientes, é fundamental fazer com que os clientes se envolvam com a marca. 

Por que ter uma estratégia de customer engagement? 

A experiência do cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, hoje em dia não é só a qualidade de produto ou serviço que uma empresa, a experiência do cliente durante a jornada de compra também é um fator decisivo.

Por isso, ter uma estratégia de customer engagement é tão importante. Com um bom relacionamento você mantém o consumidor satisfeito e ainda promove a lealdade do cliente. Além disso, 

Como fidelizar clientes com o customer engagement? 

Como você viu, através de uma estratégia de Customer Engagement, é possível criar conexões emocionais e interações personalizadas com os clientes, aumentando sua lealdade e tornando-os promotores da marca.

A seguir vou te mostrar algumas ações que você deve aderir para fazer isso. 

Tenha uma boa comunicação

Para manter o cliente engajado com a sua marca é preciso ter uma boa comunicação. Por isso, invista em oferecer um atendimento omnichannel estando disponível para contato em diferentes canais. 

Também é muito importante manter o consumidor informado sobre as novidades da empresa, as novas ofertas e funcionalidades nos seus produtos. Sempre demonstre estar interessado em manter contato, não deixando a comunicação acabar depois de uma venda.

Ofereça uma experiência inesquecível

Oferecer uma experiência incrível para os seus clientes vai te ajudar a conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. Por isso, certifique-se que em todos os pontos de contato com a sua empresa o seu consumidor vai receber um bom tratamento. 

Além disso, é essencial investir na capacitação da equipe de atendimento ao cliente, assegurando que as solicitações dos consumidores sejam resolvidas de maneira ágil e eficiente. Os dados comprovam essa importância. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 69% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos ou serviços devido a uma experiência positiva.

Peça feedbacks

Pedir o feedback do cliente é uma ótima maneira de identificar pontos de melhoria no seu negócio e também descobrir se os clientes estão tendo uma boa experiência. Além disso, ao pedir a opinião do consumidor você 

Por isso, investir em uma plataforma eficiente para engajar seus consumidores é tão importante, e o Opinion Box oferece a solução ideal para te ajudar. Com Opinion Box CX, você consegue tomar decisões estratégicas com base na voz dos seus clientes. É possível escolher o momento exato em que as pesquisas serão enviadas e pode monitorar diferentes pontos da jornada do cliente.

Elas ajudarão a sua marca a tomar decisões com base em dados para aprimorar as suas estratégias de Customer Engagement e aumentar o número de clientes leais à sua marca.

Quer saber mais? Fale agora mesmo um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de: