Desafio Opinion Box: o que fazer para integrar e motivar a equipe

Daniela Schermann
Desafio Opinion Box: o que fazer para integrar e motivar a equipe

Integrar e motivar a equipe pode ser difícil, mas é essencial para ter um bom ambiente de trabalho. Quer saber o que fazer para integrar a equipe?  Se inspire nesta ação que fizemos no Opinion Box para motivar com diversão, competição e prêmios!

Um tema recorrente aqui no blog é a importância de se manter um bom clima organizacional. Aqui no Opinion Box,  estamos sempre pensando o que fazer para integrar a equipe com ações diferenciadas. 

Pensando em como engajar e motivar os membros da nossa equipe, tivemos uma ideia diferente para o segundo semestre deste ano. Em julho, lançamos o 1º Desafio Opinion Box, uma competição que agitou a empresa ao longo de quatro meses.

Toda a equipe Opinion Box foi dividida em 4 equipes, que ganharam os nomes dos valores que movem a empresa. Os times Espírito de Equipe, Inquietude, Simplicidade e Liberdade se enfrentaram em duas provas em grupo, enquanto todos os colaboradores também se enfrentaram em outras duas etapas individuais.

Os times foram sorteados de forma que colaboradores da mesma área não ficassem na mesma equipe. Um dos objetivos era reunir pessoas que não estão acostumadas a trabalhar junto e colocá-las para pensar e agir junto, em provas que envolviam raciocínio rápido, tomadas de decisão e outras situações que são comuns no dia a dia de trabalho.

Dinâmicas de integração de equipe

Para pensar nas provas, quisemos fugir das dinâmicas de integração de equipe tradicionais. Criamos atividades que todos pudessem participar, e que cumprissem os objetivos que estávamos buscando.

Na primeira prova, uma sequência de jogos de perguntas e respostas exigia não só raciocínio rápido e lógico, mas testava o conhecimento de pesquisa de mercado, da história da empresa e seus valores.

Na segunda, todos jogamos uma rodada de stop – ou adedanha, como é chamado o jogo aqui em Minas Gerais. A capacidade inventiva, a criatividade e a pressão do tempo eram algumas das habilidades testadas.

No terceiro momento do desafio, um circuito de provas exigia todas as habilidades anteriores combinadas ainda com agilidade e destreza. E o melhor de tudo: todos os colaboradores deram o máximo de si, seja individualmente ou para representar sua equipe.

Nós sabíamos que criar a gincana seria um bom exemplo de o que fazer para integrar a equipe, mas realmente não imaginávamos que os colaboradores ficariam tão engajados e motivados assim! Foi muito legal ver os objetivos serem cumpridos. 

Além de diversão para todos os envolvidos, tivemos também o engajamento de todos os participantes e o espírito saudável de competição. Mas não parou por aí. Ainda faltava a grande final.

Desafio Opinion Box: o que fazer para integrar e motivar a equipe

Usando pesquisa de mercado no Desafio

E é claro que não poderíamos fechar o Desafio sem uma pesquisa! Na quarta e última etapa, toda a equipe tentou “prever” as respostas de uma pesquisa que aplicamos com o Painel de Respondentes.

Foram realizadas 2000 entrevistas com pessoas de todo o país, representando o universo de internautas brasileiros. O questionário tinha 20 perguntas, cada uma com duas opções de respostas.

As perguntas tratavam dos mais variados temas, desde criminalização da homofobia até preferência por pizza ou hambúrguer. Tinha também algumas questões bem inusitadas, como “você gosta de espirrar?” ou “se você pudesse ter um super-poder, preferia voar ou ser invisível?”. 

Todos os participantes do desafio tinham que “adivinhar” qual das duas alternativas seria a mais votada na pesquisa. Além disso, ganhava um ponto extra quem se aproximasse mais da porcentagem exata da resposta vencedora.

Mesmo sendo a última das 4 provas, a etapa final valia mais pontos e todos podiam virar o jogo. Já dá para imaginar a emoção?

A ideia era tentar comprovar os “achismos” da equipe e, de quebra, reforçar a ideia de que nunca podemos confiar neles.

Alguns dos resultados foram realmente surpreendentes, pelo menos para parte do time Opinion Box que apostou na alternativa errada. Confira alguns dos dados da pesquisa que encerrou o Desafio Opinion Box:

Desafio Opinion Box: o que fazer para integrar e motivar a equipe

E os vencedores são…

Gostamos de pensar que toda a equipe venceu no desafio, mas os 3 primeiros lugares é que levaram para casa o troféu do Desafio e ganharam prêmios incríveis também! Pedro D’Angelo, analista de projetos, conseguiu ficar com o primeiro lugar, seguido pela líder de produto Roberta Rocha e a analista do administrativo/financeiro Flavia Gobira.

Parabéns para os 3 vencedores e ano que vem tem mais!

Desafio Opinion Box: o que fazer para integrar e motivar a equipe

O que fazer para integrar a equipe

O Desafio Opinion Box foi um case de sucesso aqui na empresa. Além de integrar a equipe, as provas serviram para destacar habilidades técnicas e comportamentais de várias pessoas, de forma lúdica e divertida. Despertou a competição de forma saudável e se tornou uma experiência inesquecível para todos nós.

Mas essa não é a única ação que desenvolvemos para integrar a equipe. A Academia Opinion Box, por exemplo, são reuniões mensais que acontecem com todo o time com diferentes propósitos. Algumas reuniões são de apresentação de resultados, outras de reflexões e workshops. Nestes encontros, promovemos a integração entre os colaboradores e também de cada um deles com a própria empresa.

Manter todo mundo informado dos resultados, metas e objetivos da empresa é fundamental para manter o time engajado e motivado. Além desses encontros mensais, emails periódicos com os resultados da empresa e dashboards interativos com os resultados trimestrais de vendas e faturamento também ajudam a manter a equipe informada e engajada.

Outra ação que fazemos com o objetivo de integrar a equipe é estabelecer ritos de comemoração. A cada trimestre, se as metas são batidas, nos reunimos para comemorar os resultados. Este ano, batemos todas as metas e tivemos diferentes comemorações, incluindo uma ida ao cinema no meio da tarde com pipoca e coca-cola.

E você, já se perguntou o que fazer para integrar a equipe na sua empresa? Inspire-se nas nossas experiências e estabeleça as suas próprias ações de integração e engajamento.

Também poderá gostar de: