7 dicas práticas de como melhorar a imagem da empresa

Pedro D'Angelo
7 dicas práticas de como melhorar a imagem da empresa

A imagem de uma empresa no mercado, na visão do público e dos concorrentes, conta muito.  Não basta oferecer serviços e produtos de qualidade. Um ótimo atendimento também é só mais um diferencial. A forma como a marca é vista também faz diferença no sucesso de qualquer negócio. Por isso, melhorar a imagem da empresa precisa ser uma preocupação constante, não importa se ela anda negativa ou só pode se beneficiar de melhorias.

Aprenda então a melhorar a imagem de uma empresa em 7 dicas práticas. Todas as sugestões podem e devem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio agora mesmo.

Planeje o posicionamento da marca

Quando dizemos que algo está posicionado, isso quer dizer que essa coisa está ocupando um lugar, sendo percebida e identificada por isso. Nos negócios, a lógica é a mesma quando falamos de posicionamento de marca.

Toda empresa precisa ter uma identidade, uma proposta de valor para o seu público e ser clara em relação a isso. O público de uma marca precisa saber o que ela oferece e o DNA que a representa publicamente.

Para estabelecer o posicionamento da marca, um bom trabalho de branding vai ajudar bastante. Branding é o trabalho de gestão de marca, que envolve todas as ações para tornar a sua marca reconhecida, lembrada e valorizada. Por isso, pensar em ações que reforçam o posicionamento da marca é essencial para fazer uma melhor gestão da empresa e como ela é percebida no mercado – seja pelos consumidores, concorrentes e até pelo público interno.

Invista em cultura organizacional

Cultura organizacional é o conceito que envolve a rotina, o comportamento e a mentalidade de uma empresa. Nessa lógica, a cultura organizacional está diretamente relacionada ao sucesso ou ao fracasso de uma empresa. E claro, melhorar a imagem da empresa passa pela cultura.

Se você está abrindo uma empresa ou simplesmente não se preocupou ainda em estabelecer uma cultura, dedique esforços para isso. Estabeleça a missão e os valores da empresa, e crie um código de conduta que represente o que sua empresa acredita e como suas pessoas agem.

No dia a dia, estabeleça com a equipe as diretrizes que vão ditar o trabalho, não só em relação à forma de se trabalhar mas no comportamento das pessoas. Preze por contratar pessoas que se adequem ao modo de se posicionar e agir da empresa e mantenha sempre o time engajado na manutenção da cultura organizacional.

Também é importante avaliar sempre o clima organizacional e ouvir os colaboradores para ter uma noção de como  a cultura é percebida e absorvida. Pergunte aos times o que eles acham do seu trabalho, ambiente e de tudo que envolve a cultura do negócio. Faça uma pesquisa de clima organizacional com a equipe para ouvir o que ela tem a dizer e encontrar oportunidades de melhorar a imagem da empresa.

Construa presença digital e autoridade

Todos nós, enquanto pessoas e empresas, vivemos na era da transformação digital.

Nesse cenário, estar presente digitalmente virou uma necessidade para os negócios que querem ter mais sucesso. Uma empresa que constrói e consolida sua presença na internet se aproxima do público e mais que isso. Ela também se coloca a par das inovações e do que está rolando de mais atual no mercado.

Além disso, enquanto as empresas se colocam na internet e nas redes sociais, elas devem sempre buscar construir autoridade. Quando for falar de um assunto e se posicionar em seu site, blog ou redes sociais da empresa, fale com propriedade. Mostre para o público que você domina o que sua empresa se propõe a oferecer. Busque se tornar uma verdadeira autoridade nos temas relacionados ao seu negócio. O esforço será recompensado por uma maior confiança por parte dos seus futuros clientes.

Faça tudo pensando no seu público

Todas as ações de uma empresa precisam ter em mente o seu público-alvo. O posicionamento da marca, as estratégias de marketing e vendas, a postura e a comunicação das redes sociais. Tudo passa pela ideia de consumidor que a empresa quer atrair e conquistar.

Para maior efetividade de qualquer ação, precisamos saber exatamente para quem ela é direcionada. Empresas que conseguem oferecer produtos, comunicação e todo um trabalho voltado para seu público consolidam uma imagem positiva. Na hora de traçar qualquer objetivo e estratégia da empresa, lembre-se sempre de definir muito bem para quem as ações são voltadas. Fazendo isso certo, seu público certamente vai perceber o esforço e perceber uma imagem mais positiva do seu negócio.

7 dicas práticas de como melhorar a imagem da empresa

Construa um bom relacionamento com clientes

Pensar no relacionamento que a marca tem com seus clientes também é uma forma de se preocupar com a imagem da empresa. Quem constrói um bom relacionamento com o cliente tem mais controle sobre sua própria imagem, garantindo a satisfação e uma imagem mais positiva.

Para quem pretende atrair novos clientes, fidelizar antigos, conquistar defensores da marca, obter autoridade e tornar-se referência em seu mercado, o marketing de relacionamento pode ser a grande solução. Aprenda mais sobre marketing de relacionamento aqui.

Revise sempre as estratégias para realmente melhorar a imagem da empresa

A imagem de uma empresa é construída ao longo do tempo e requer manutenção. Da mesma forma, não adianta traçar estratégias para melhorar a imagem e parar quando o resultado for positivo.

Toda estratégia para melhorar a imagem da empresa precisa ser revista ao longo do tempo, independentemente dos resultados que ela trouxe. Trabalhe de forma contínua todos os pontos acima, mudando o que não estiver dando certo e melhorando o que estiver.

Garanta a qualidade

Pode parecer óbvio demais, mas é sempre bom lembrar: garantir a qualidade dos serviços é essencial. Toda empresa precisa pensar, sim, nas estratégias e dicas acima, mas não adianta apenas planejar e agir de dentro para fora da empresa. O que o consumidor quer, antes de mais nada, é consumir produtos e serviços de qualidade.

Clientes insatisfeitos são um problema que pode acabar com a imagem de qualquer negócio. O assunto é importante a ponto de termos escrito aqui no blog um artigo só ensinando a lidar com a insatisfação. E para evitar esse tipo de problema, além de garantir a qualidade, vale muito acompanhar a satisfação dos clientes com uma boa pesquisa.

Clique no banner abaixo para conhecer tudo sobre pesquisa de satisfação e desenvolver ações que ajudam a avaliar e melhorar a imagem da empresa, falando diretamente com quem importa: o seu consumidor.

 

Também poderá gostar de: