Como encontrar as pessoas certas para uma pesquisa de mercado online

Daniela Schermann
Como encontrar as pessoas certas para uma pesquisa de mercado online

Você provavelmente já respondeu uma pesquisa de mercado online que algum amigo seu criou e disponibilizou nas redes sociais. Talvez você até tenha criado um questionário e publicado no seu Facebook ou em grupos de WhatsApp.
A pesquisa de mercado online tem essa facilidade: ela pode ser facilmente compartilhada para que as pessoas respondam ao seu questionário.
Mas é sempre importante se lembrar de que, ao fazer uma pesquisa de mercado dessa forma, você não tem controle da amostra que está respondendo à sua pesquisa. Dependendo de quais são os objetivos da pesquisa, isso pode comprometer os resultados. Mas então, como encontrar as pessoas certas para responder um questionário de pesquisa?

Antes de mais nada, o que é amostra?

A amostra de uma pesquisa de mercado representa a quantidade e o perfil das pessoas que vão responder à sua pesquisa. Assim, se você vai fazer uma pesquisa sobre carros, provavelmente precisará entrevistar pessoas que dirigem ou que possuem carros. Se é um estudo sobre um produto para bebês, vai querer que apenas mães e pais participem da sua pesquisa.
Ao fazer uma pesquisa de mercado online via link, é muito difícil manter o controle de quem são as pessoas que estão respondendo o seu questionário.
Você pode até utilizar o recurso de lógica como filtro, para que apenas pessoas que possuem carros ou filhos participem da pesquisa. Mas será que aqueles entrevistados vão representar a opinião dos brasileiros de forma geral?
Pense nas pessoas que você possui nas suas redes sociais. O mais provável é que sejam amigos e conhecidos que, de alguma forma, tenham características semelhantes às suas.
Provavelmente, a maior parte delas são da mesma faixa etária, classe social e região do país que você. Por isso, dependendo do tema, elas podem ter opiniões muito parecidas com as suas, e isso, de alguma forma, pode distorcer os resultados da pesquisa.

Como conseguir uma amostra representativa para uma pesquisa de mercado online

Se você está fazendo uma pesquisa de mercado online para saber a opinião dos consumidores em geral sobre um produto, serviço, campanha ou marca, você precisa conseguir uma amostra heterogênea de entrevistados.
O ideal é que essa amostra consiga representar a população geral da sua pesquisa. Imagine que você vá criar uma pesquisa sobre pizza. Qualquer pessoa, de qualquer idade, classe social ou região do Brasil pode gostar de pizza. Se você entrevista apenas homens e mulheres com mais de 35 anos da classe AB, os seus resultados podem ser enviesados.
Da mesma forma, se você quer testar um novo produto, o ideal é que as pessoas que respondam à sua pesquisa não saibam quem você é e nunca tenham ouvido falar da sua ideia, pois isso pode influenciar os resultados da pesquisa.

Mas como conseguir um número significativo de pessoas dispostas a responder a uma pesquisa, que sejam imparciais e com uma amostra que seja representativa de um grupo de consumidores? A resposta é uma só: através de um Painel de Respondentes.

O que é um Painel de Respondentes?

Painel de Respondentes é um grupo de consumidores que participam voluntariamente de pesquisas de mercado online. No Opinion Box, nós temos um painel com mais de 150 mil consumidores online que se cadastraram para participar de pesquisas em troca de microrrecompensas.
Os nossos respondentes estão em mais de 3 mil cidades de todas as regiões de país. São pessoas acima de 16 anos, de todas as classes sociais e de ambos os sexos.
Ao criar uma pesquisa com o Painel de Respondentes, você escolhe o perfil das pessoas que vão participar da pesquisa utilizando filtros de região, idade, sexo e classe social.
Para filtros mais específicos, como universitários, pessoas que compraram geladeira nos últimos 12 meses, pessoas que possuem TV a cabo e várias outras opções, você pode fazer uma pesquisa com os nossos especialistas.

Quando fazer uma pesquisa por link

Você deve estar se perguntando então quando é possível fazer uma pesquisa por link. Existem algumas situações em que não há uma preocupação tão grande com a amostra da sua pesquisa. É o caso de algumas pesquisas de opinião ou de enquetes.
Além disso, as pesquisas por link podem ser feitas gratuitamente. Por isso, se você não possui orçamento para uma pesquisa de mercado online, pode fazer a sua pesquisa por link, desde que tenha em mente que os resultados apenas apontam uma tendência de respostas, e não podem ser considerados exatos ou com validade estatística.

Tem alguma dúvida sobre como encontrar as pessoas certas para a sua pesquisa? Converse com a gente.

Também poderá gostar de: