3 informações valiosas que toda empresa precisa ter sobre o seu cliente

Daniela Schermann
3 informações valiosas que toda empresa precisa ter sobre o seu cliente

Já não é novidade para ninguém que, para seu negócio prosperar, é preciso conhecer o seu cliente. Muitas empresas possuem uma gama enorme de informações sobre como o seu consumidor se relaciona com a sua própria marca, ou seja, com qual frequência costuma comprar seus produtos, em quais canais da loja costuma pesquisar os produtos e quanto costuma gastar em cada compra.

Mas é preciso ir além e saber como o seu consumidor se comporta depois que ele sai da sua loja ou do seu site. Ao conhecer o comportamento do seu consumidor, é possível encontrar novas oportunidades, descobrir situações em que a sua concorrência está obtendo vantagens que você nem imaginava e achar soluções para alguns problemas recorrentes, como perda de receita ou necessidade de redução de custos.

Não importa qual o seu negócio ou mercado, existem algumas informações que toda marca deve ter sobre as suas buyer personas. Veja quais são:

Meios de pagamento

Ainda que você saiba qual a forma de pagamento mais utilizada na sua loja, é importante saber quais são os meios de pagamento que os seus consumidores utilizam em suas compras, de forma geral. Você pode descobrir, entre outras coisas, que precisa aumentar as opções de pagamento que oferece, e que com isso pode atrair um novo grupo de clientes para o seu produto.

Se você possui um e-commerce e não oferece a opção de vendas por boleto bancário, por exemplo, talvez esteja perdendo vendas entre as pessoas que não possuem cartão de crédito.

Redes sociais

Hoje, é raro uma marca que não possua presença nas redes sociais (link post estratégia de social media). Muito além do Facebook e do Twitter, diversas empresas estão desenvolvendo ações de sucesso no Periscope, Snapchat, Pinterest, Instagram e inúmeras outras redes sociais. Isso significa que você precisa criar um perfil em todas as redes agora mesmo? Não, até porque mantê-las ativas, com conteúdo relevante e bom relacionamento com os usuários exige tempo e dedicação. Não há nada pior para uma imagem de marca do que uma rede social às moscas, ou que não responde às interações dos seguidores.

Mas então, como saber em quais redes a sua marca deve estar presente? A resposta não poderia ser mais simples: você precisa estar onde o seu público está. Por isso, é fundamental descobrir quais redes o seu público-alvo costuma acessar e com qual frequência. Só assim a sua estratégia de presença online irá trazer os resultados esperados, sem desperdício de tempo e dinheiro.

Recomendado para você: Comportamento do consumidor: o que as redes sociais te ensinam sobre seu público

Hábitos de aplicativos

Quais aplicativos você possui no seu smartphone? Existem basicamente dois tipos de aplicativos: aqueles que te fazem gastar tempo – redes sociais, jogos, vídeos, música etc – e os que te fazem economizar tempo – organizadores, apps para pedir taxi, comida ou realizar compras em pouco tempo, aplicativos que te mostram o melhor caminho no trânsito, aplicativos de banco e outros.

Seus clientes possuem muitos ou poucos aplicativos no seu smartphone? E a maioria desses aplicativos é para economizar ou gastar tempo? Ao conhecer os hábitos de aplicativos dos seus consumidores, é possível desenvolver uma estratégia mobile, que poderá coloca-lo a frente da sua concorrência. Talvez seja o momento de desenvolver um app para vender seus produtos via m-commerce, disponibilizar um canal de atendimento via whatsapp ou criar um app de jogo simples e barato associado a sua marca.

Ao saber em quais redes o seu cliente está presente, quais aplicativos ele possui no seu smartphone e quais os meios de pagamento que ele mais utiliza em suas compras de forma geral, você já tem informações extremamente valiosas para desenvolver estratégias diferenciadas de marketing e comunicação.

A melhor forma de obter essas informações, claro, é perguntando para eles. Uma pesquisa de hábitos de consumo pode trazer essa e outras informações sobre o seu consumidor. Realize a sua agora mesmo.

Também poderá gostar de: