Atributos de marca: o que são e qual a importância?

Danielle Salgado
Atributos de marca: o que são e qual a importância?

Ao fazer o planejamento do branding de uma empresa, os atributos de marca são pontos essenciais para levar em consideração na identidade visual.

Dessa forma, definir os atributos de marca é muito importante para uma boa estratégia de gestão de marca e, também, para alinhar os valores da empresa com a forma em que ela quer ser enxergada pelo público.

No entanto, o que é preciso para definir os atributos de uma marca? Por que essa definição é tão importante para qualquer tipo de negócio? É possível realizar uma pesquisa de atributos de marca?

No post de hoje, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre esse tema. Vamos lá?

O que são atributos de marca?

Os atributos de uma marca são as associações e percepções que os consumidores têm sobre ela. Essas percepções podem acontecer tanto em relação a um produto específico, quanto à empresa como um todo.

Nesse sentido, quando as marcas realizam uma estratégia de comunicação focada no melhor dos seus atributos, elas conseguem se posicionar melhor no mercado e, assim, conquistar a confiança do público mais facilmente.

Além disso, os atributos de marca também podem ser importantes para identificar e diferenciar uma marca de seus concorrentes. 

Tipos de atributos de marca

Os atributos de marca são classificados em dois tipos: tangíveis e intangíveis. Entenda mais sobre cada um deles a seguir.

Atributos tangíveis

Os atributos tangíveis são aqueles que estão diretamente associados aos aspectos físicos de um produto. Por exemplo, a embalagem, design, acabamento e o espaço da loja são alguns tipos de atributos tangíveis de uma marca.

Dessa forma, os atributos tangíveis são todos que podem ser vistos, sentidos e tocados. Logo, é tudo que está presente e existe de maneira concreta. 

Atributos intangíveis

O que é preciso para marcar a memória do cliente? Será que os atributos físicos são suficientes para isso?

Os atributos intangíveis são aqueles abstratos, ou seja, que não estão presentes fisicamente mas são marcantes para o consumidor.

Pensando em uma loja de roupas, por exemplo, os atributos intangíveis dela seriam as sensações que sentimos ao entrarmos nela, como o cheiro, o acolhimento dos vendedores durante o atendimento, entre outros.

Dessa forma, o intangível são os benefícios emocionais que uma marca proporciona ao cliente.

Qual a importância dos atributos de marca?

Toda empresa que quer ser reconhecida e consolidada pelo público precisa definir os seus atributos de marca.

Afinal, eles estão diretamente relacionados às percepções dos consumidores sobre uma marca. Portanto, é preciso um longo trabalho de planejamento estratégico e customer experience para que essas percepções sejam positivas.

Sendo assim, uma vez que os atributos de marca afetam no valor que os consumidores dão a ela, eles podem influenciar diretamente no processo de decisão de compra.

 Como fazer uma pesquisa de atributos de marca?

As pesquisas de atributos da marca têm como principal objetivo analisar e compreender junto ao público-alvo o conjunto de elementos que a definem.

Esse tipo de pesquisa facilita a análise das características valorizadas pelos consumidores para, assim, realizar uma ação de posicionamento ou reposicionamento de marca.

Para realizar uma pesquisa de atributos de marca, é fundamental que, antes de começar a perguntar aos clientes como eles enxergam a sua marca, você descubra como eles veem a categoria da sua marca como um todo.

Dessa forma, pode-se realizar uma pesquisa inicial com uma pequena amostra do seu público-alvo usando algumas perguntas abertas como:

  • Que características você busca ao escolher esse produto?
  • Quando você pensa nesse produto, que marcas vêm à sua mente?
  • Que palavras positivas você usaria para descrever esse produto?
  • Que palavras negativas você usaria para descrever esse produto?

Depois que você conseguir obter mais informações sobre o que os clientes esperam do produto de forma geral e o que eles consideram bom ou ruim, crie outras pesquisas específicas sobre o seu produto ou serviço.

Atributos de marca e Branding

Os atributos de marca são apenas alguns dos elementos que compõem o processo de branding.

Quer saber mais sobre como elaborar uma estratégia de gestão de marca com eficiência? Baixe agora o ebook gratuito e dê um passo a mais para elevar o potencial da sua marca.

Também poderá gostar de: