Como criar uma apresentação de resultados de pesquisa completa e eficaz

Pedro D'Angelo
Como criar uma apresentação de resultados de pesquisa completa e eficaz

O fim da coleta de entrevistas nunca é o fim da sua pesquisa de mercado. Aliás, é agora que começa boa parte do trabalho. Fechando a coleta, você vai consistir os dados e prepará-los para analisar o que eles contam. E feita essa análise, você provavelmente vai querer (ou precisar) criar uma apresentação de resultados de pesquisa, não é?

Por que fazer uma apresentação de resultados de pesquisa

Seja para sua equipe, para o cliente ou para os diretores da sua empresa, elaborar uma boa apresentação de resultados é uma forma de validar todo o trabalho realizado antes e durante a pesquisa.

Pesquisas indicam que o cérebro humano pode interpretar imagens 60.000 vezes mais rápido que um conteúdo em texto. Assim, quando queremos comunicar informações (como os resultados de uma pesquisa pesquisas) de maneira mais eficaz, sabemos que as representações visuais fazem toda a diferença.

É a partir da apresentação que todos os envolvidos no projeto terão uma visão ampla de tudo que a pesquisa ajudou a alcançar e de quais serão os próximos passos a partir dos resultados.

Vamos então conferir algumas dicas para saber a melhor forma de mostrar o que as respostas da sua pesquisa puderam proporcionar:

Foco no objetivo da pesquisa

No início do seu projeto, você tinha em mente um problema de pesquisa, certo? Depois da coleta das respostas é hora de resgatá-lo, para que ele seja o protagonista da apresentação dos resultados. Obviamente, durante a pesquisa, vários insights inesperados podem – e provavelmente vão – aparecer.

Ao montar a apresentação, porém, o foco deve ser sempre o objetivo definido lá atrás, aquela pergunta crucial que a pesquisa tentou responder desde o início. No fim, é isso que todos querem saber: e aí, os clientes estão satisfeitos com seu serviço? Os consumidores estão dispostos a pagar o preço que você esperava no seu produto?

Visual x funcionalidade

Como em qualquer apresentação que você for fazer, a de resultados de pesquisa deve ser atrativa, didática e fácil de se entender. Para mostrar dados, utilize gráficos para facilitar a compreensão e, claro, deixar o visual mais interessante.

Se gerar gráficos no Excel ou outros programas não é uma tarefa agradável, lembre-se que no Opinion Box, a própria plataforma te oferece todas as respostas já nesse formato – é só conferir na aba de resultados da pesquisa, no painel do usuário.

Gráficos para apresentar resultados

Já que o cérebro vai priorizar os recursos visuais, é aí que tabelas, gráficos e recursos visuais entram na equação para a apresentação de resultados da pesquisa. A apresentação das descobertas da sua pesquisa em um formato altamente visual é o que você precisa para chamar a atenção de fato.

No relatório de pesquisa, o gráfico tem uma função muito importante. O relatório é um dos componentes mais importantes no ciclo de pesquisa da pesquisa. Os resultados da pesquisa precisam ser apresentados de uma maneira que seja legível, tecnicamente correta e fácil de entender pelos envolvidos no projeto.

São vários os tipos de gráfico para escolher – e claro, também quero te ajudar nisso. Veja aqui como escolher o gráfico certo para sua apresentação de resultados de pesquisa.

A apresentação certa para o público certo

Assim como é muito importante pensar no seu público alvo na hora de elaborar o questionário e disparar a pesquisa, ao apresentar os dados é a mesma coisa. É essencial resumir os resultados principais e filtrar o que realmente é relevante para quem verá a apresentação.

Se os dados serão mostrados para os diretores da sua empresa, por exemplo, que tem uma agenda mais apertada, resuma mais a apresentação. Se quem vai ver a apresentação é o time de marketing, que poderá aproveitar todos os dados obtidos, seja mais detalhado.

Utilizando cruzamento de dados

Ao analisar os resultados da sua pesquisa, aproveite para relacionar os dados das suas respostas. Utilize dados secundários para obter informações adicionais e explorar as possibilidades que só a pesquisa podia ter oferecido. Isso pode oferecer novas perspectivas dentro do próprio universo da sua pesquisa e te ajudar a pensar em estratégias mais proveitosas que serão adotadas após o fim do projeto.

Tire suas conclusões

Para terminar a apresentação, reveja os resultados e resuma suas conclusões. De forma clara e objetiva, coloque os pontos principais que foram identificados com as respostas, resumindo o processo de análise para partir para os próximos passos. Essa é uma forma de validar tudo o que já foi apresentado e já propor algumas ações e reflexões em cima do que você obteve com as respostas do questionário.

Este post faz parte de uma série que elaboramos para te ajudar a cuidar da sua pesquisa após a coleta das entrevistas. Não pare por aqui e aprenda tudo que você deve fazer para analisar e apresentar seus dados.

Leia também:

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.