12 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

Pedro D'Angelo
12 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

Nem precisa começar esse post perguntando se você também já resolve tudo na vida pelo smartphone. Nossos celulares ajudam em tarefas do dia a dia com poucos cliques e alguns apps inovadores.

São ideias simples e disruptivas que parecem tão fáceis de serem pensadas e executadas que, em um primeiro momento, a gente se pergunta: Como eu não pensei nisso antes?

Mas não se engane. Para desenvolver aplicativos que resolvem problemas do nosso dia a dia ou automatizam processos cotidianos é preciso ter uma série de habilidades. A primeira delas é uma mente orientada à inovação: questionar o status quo, pensar se algo pode ser feito diferente e como.

A segunda é ter um entendimento de tecnologia para saber se aquela ideia é viável ou não. Perceba que não é um conhecimento técnico de tecnologia, mas um entendimento geral do que pode ser feito e a que custo.

Por fim, mas não menos importante, todos esses apps inovadores surgem do entendimento profundo do comportamento do consumidor. É preciso entender os hábitos, as dores e os desejos do seu público-alvo para propor uma solução que realmente vá fazer parte do dia a dia deles.

Por isso, se você se deparar com alguma lista de melhores apps inovadores para baixar e instalar, pode saber. Eles fazem sucesso pois resolvem problemas reais e acertam em cheio nas necessidades do seu público.

Para ilustrar bem essa ideia, separei 12 apps inovadores para conhecer, usar no dia a dia e te inspirar a entender o comportamento do consumidor digital.

1. Trello

Quando o assunto é gerenciamento de projetos, o Trello é a ferramenta ideal para isso. Com um layout simples e dinâmico, é possível delegar e compartilhar tarefas com uma equipe. 

Dessa forma, é possível criar quadros, acompanhar o fluxo de trabalho da equipe, elaborar checklists, integrar com outras ferramentas de trabalho e muito mais!

O aplicativo conta com as versões desktop e mobile, e possui a versão gratuita – que já é bem completa – e a paga, que amplia a possibilidade de integração com outras plataformas e ferramentas.

12 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

2. PicPay

Quem nunca enfrentou problemas na hora de pagar contas ou transferir dinheiro, que atire a primeira pedra. Lidar com serviços financeiros pode ser extremamente estressante e definitivamente é um problema que pode pegar qualquer um.

Por isso, na hora de fazer pagamento de forma simples, rápida e totalmente digital, apps inovadores também vão ajudar. O PicPay faz justamente isso.

Dessa forma, o aplicativo funciona como uma carteira digital para transferências financeiras. Por lá, com um cartão de crédito cadastrado, é possível transferir dinheiro entre amigos, pagar boletos bancários e muito mais. Nesse sentido, é possível, ainda, usar o app para pagar por serviços como recargas de telefone e comprar créditos para usar no Uber ou na plataforma de jogos Steam, por exemplo.

Além de resolver questões básicas do comportamento do consumidor e sua relação com serviços financeiros, fica uma dica. Que tal usar o PicPay como meio de pagamento na sua empresa?

Recomendado para você:  Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?

3. SplitWise

Já que o assunto é dinheiro e a relação do consumidor com eles, vamos falar do SplitWise. Quem nunca precisou dividir uma conta ou fez toda uma viagem entre amigos e teve dificuldade na hora de pagar?

O SplitWise resolve esse aspecto aparentemente banal mas que dá muita dor de cabeça: a divisão das despesas. Além disso, o Splitwise é uma ferramenta totalmente gratuita para amigos e colegas de quarto para rastrear contas e outras despesas compartilhadas, para que todos sejam pagos. Na web, iPhone e Android, do jeito mais simples como a divisão de contas deve ser.

4. Goleiro de Aluguel

Se você é fã e joga futebol casualmente, tenho uma ótima notícia: a pelada do fim de semana está prestes a ficar muito mais fácil. Não é raro que os praticantes do esporte encontrem dificuldades na hora de encontrar o goleiro do jogo. Mas tudo bem. Se faltar um amigo que queira jogar no gol, é só chamar um goleiro de aluguel.

Sim, existe um app para isso!

Além disso, o mais interessante do app e o que o torna inovador de verdade é que ele age de forma muito direcionada a um nicho de consumidores. O Goleiro de Aluguel parte de uma necessidade real dos jogadores casuais de futebol e consegue acertar em cheio na hora de resolver a questão com um negócio inovador.

5. Discord

O Discord é um aplicativo de comunicação que ganhou grande popularidade durante o período da quarentena. Nesse sentido, devido ao grande sucesso que a plataforma alcançou, o Discord foi alvo de grandes investimentos, fazendo com que o valor de mercado da empresa seja de U$15 bilhões atualmente.

Essa grande popularidade da ferramenta se deu porque ele facilita a comunicação entre amigos, gamers e até mesmo no trabalho.

O Discord surgiu para facilitar a comunicação entre gamers durante os jogos. No entanto, o seu design interativo expandiu as utilidades da plataforma, fazendo com que ela se tornasse um espaço para criar comunidades.

12 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

6. Slack

O Slack é um app de mensagens voltado para o mundo corporativo. Dessa forma, com o objetivo de transformar a forma em que as empresas se comunicam, essa ferramenta é responsável por unir pessoas para trabalhar como uma equipe unificada.

Além de centralizar a comunicação corporativa em um ambiente só, o Slack também disponibiliza a integração com outras ferramentas, como o Dropbox, Wunderlist, GitHub, Google Drive e o Giphy, por exemplo.

7. Lavemcasa

Tarefas domésticas podem ser um problema para as pessoas por diversos motivos. Falta de tempo, de habilidade ou apenas por querer mais comodidade são os motivos mais comuns que levam alguém a buscar um app como o Lavemcasa.

Dessa maneira, como o nome já diz, trata-se de uma lavanderia que cuida totalmente do processo de limpeza das suas roupas. A praticidade que os consumidores buscam cada vez mais é garantida pelo app. A empresa responsável busca suas roupas em casa, lava, passa e devolve também no seu domicílio. Não dá para ficar mais fácil que isso, não é mesmo?

Recomendado para você:  Nova pesquisa sobre aplicativos no Brasil – Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps

8. Headspace

Você já ouviu que os smartphones nos deixam mais estressados ou que estamos nos tornando escravos da tecnologia? Se alguém disser isso, apresente o Headspace para o pessimista.

A ideia de que tecnologia e a paz de espírito não combinam não é verdade! Do mesmo modo, esse é um dos apps inovadores para quem quer aprender a meditar e relaxar. O Headspace é o aplicativo mais popular entre os vários voltados para a meditação.

Criado pelo monge budista inglês Andy Puddicombe, este aplicativo permitirá realizar sessões guiadas de 10 minutos. O Headspace ainda tem versão gratuita, paga e promoção para estudantes.

9. Lightroom

A versão mobile do Lightroom é uma das mais completas quando o assunto é edição de fotos pelo celular.

Apenas com alguns cliques, é possível fazer correção de cores, exposição, contraste e saturação, por exemplo, além da possibilidade de poder baixar presets prontos e aplicar nas suas fotos pelo celular.

O app conta com a versão gratuita, que já é bem completa, e a versão paga, para quem assina a Adobe Creative Cloud, que possibilita alguns recursos a mais, como a remoção de manchas, por exemplo.

10. Duolingo

Atualmente, o Duolingo é um dos apps mais inovadores que existem. Afinal, com um layout prático e dinâmico, ele ensina outros idiomas de uma forma simples.

A plataforma disponibiliza a possibilidade de aprender mais de 40 idiomas em um processo de aprendizagem voltado para a gamificação, oferecendo aos usuários pontos e etapas desbloqueáveis. Dessa forma, aprender uma nova língua torna-se algo divertido.

Além disso, a empresa trabalha muito bem a linguagem e a comunicação nas redes sociais, e essa estratégia de branding torna o app ainda mais convidativo para quem não o conhece.

12 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

11. Google Photos

Ninguém quer passar pela situação horrível de ter o celular furtado ou roubado e perder todas as fotos que estavam nele, certo? No entanto, isso pode ser evitado com o Google Photos.

Nesse sentido, o app oferece integração com a nuvem e funciona de uma forma bem prática. A interface é simples e amigável e ele possui ferramentas como o reconhecimento facial para acessar as imagens, por exemplo.

12. Airbnb

O Airbnb é a maior plataforma voltada para o setor hoteleiro que não possui sequer um quarto de hotel. Isso acontece porque ela é uma ferramenta que conecta hóspedes e anfitriões.

Dessa forma, por exemplo, o anfitrião disponibiliza uma casa de aluguel para temporada na praia e o hóspede consegue encontrá-lo na plataforma. Além disso, como uma porcentagem do valor fica para o Airbnb, ele se responsabiliza por qualquer eventualidade que possa ocorrer durante a estadia.

Nesse sentido, tanto o anfitrião como o hóspede são beneficiados, pois a divulgação do local para alugar torna-se mais fácil, além de proporcionar segurança para ambos os lados envolvidos.

Apps inovadores e comportamento do consumidor: quer saber mais?

Por fim, quer continuar aprendendo a entrar na mente do consumidor, para desenvolver soluções que inovem de verdade? Uma dica: você não precisa desenvolver apps inovadores para isso. O primeiro passo que eu sugiro que dê, porém, é baixar nosso ebook sobre comportamento do consumidor.

Faça o download para entender como os consumidores pensam, agem e como você consegue entregar a eles as melhores soluções.

Também poderá gostar de: