9 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

Pedro D'Angelo
9 apps inovadores que você mesmo queria ter desenvolvido

Nem precisa começar esse post perguntando se você também já resolve tudo na vida pelo smartphone. Nossos celulares ajudam em tarefas do dia a dia com poucos cliques e alguns apps inovadores.

São ideias simples e disruptivas que parecem tão fáceis de serem pensadas e executadas que, em um primeiro momento, a gente se pergunta: Como eu não pensei nisso antes?

Mas não se engane. Para desenvolver aplicativos que resolvem problemas do nosso dia a dia ou automatizam processos cotidianos é preciso ter uma série de habilidades. A primeira delas é uma mente orientada à inovação: questionar o status quo, pensar se algo pode ser feito diferente e como.

A segunda é ter um entendimento de tecnologia para saber se aquela ideia é viável ou não. Perceba que não é um conhecimento técnico de tecnologia, mas um entendimento geral do que pode ser feito e a que custo.

Por fim, mas não menos importante, todos esses apps inovadores surgem do entendimento profundo do comportamento do consumidor. É preciso entender os hábitos, as dores e os desejos do seu público-alvo para propor uma solução que realmente vá fazer parte do dia a dia deles.

Por isso, se você se deparar com alguma lista de melhores apps inovadores para baixar e instalar, pode saber. Eles fazem sucesso pois resolvem problemas reais e acertam em cheio nas necessidades do seu público.

Para ilustrar bem essa ideia, separei 9 apps inovadores para conhecer, usar no dia a dia e te inspirar a entender o comportamento do consumidor digital.

1. Yellow

Apps inovadores surgem a todo momento para melhorar aspectos do nosso dia a dia. Quando o assunto é transporte, Uber, Cabify, 99 e outros do gênero já tiveram seu destaque nos últimos anos. Mas e se tivéssemos opções de transporte alternativas, sustentáveis e ainda assim baratas e fáceis de usar?

A Yellow já está presente em algumas capitais brasileiras com bicicletas e patinetes elétricos ativados (e pagos) pelo app para smartphone. Dessa forma, a empresa oferece meios alternativos para se locomover pelos centros urbanos, com uma proposta mais saudável, com menos carros nas ruas e fugindo dos problemas do trânsito.

2. PicPay

Quem nunca enfrentou problemas na hora de pagar contas ou transferir dinheiro, que atire a primeira pedra. Lidar com serviços financeiros pode ser extremamente estressante e definitivamente é um problema que pode pegar qualquer um.

Por isso, na hora de fazer pagamento de forma simples, rápida e totalmente digital, apps inovadores também vão ajudar. O PicPay faz justamente isso.

O aplicativo funciona como uma carteira digital para transferências financeiras. Por lá, com um cartão de crédito cadastrado, é possível transferir dinheiro entre amigos, pagar boletos bancários e muito mais. É possível, ainda, usar o app para pagar por serviços como recargas de telefone e comprar créditos para usar no Uber ou na plataforma de jogos Steam, por exemplo.

Além de resolver questões básicas do comportamento do consumidor e sua relação com serviços financeiros, fica uma dica. Que tal usar o PicPay como meio de pagamento na sua empresa?

Recomendado para você:  Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?

3. SplitWise

Já que o assunto é dinheiro e a relação do consumidor com eles, vamos falar do SplitWise. Quem nunca precisou dividir uma conta ou fez toda uma viagem entre amigos e teve dificuldade na hora de pagar?

O SplitWise resolve esse aspecto aparentemente banal mas que dá muita dor de cabeça: a divisão das despesas. O Splitwise é uma ferramenta totalmente gratuita para amigos e colegas de quarto para rastrear contas e outras despesas compartilhadas, para que todos sejam pagos. Na web, iPhone e Android, do jeito mais simples como a divisão de contas deve ser.

4. Goleiro de Aluguel

Se você é fã e joga futebol casualmente, tenho uma ótima notícia: a pelada do fim de semana está prestes a ficar muito mais fácil. Não é raro que os praticantes do esporte tenham uma dificuldade na hora de encontrar o goleiro do jogo. Mas tudo bem. Se faltar um amigo que queira jogar no gol, é só chamar um goleiro de aluguel.

Sim, existe um app para isso!

O mais interessante do app e o que o torna inovador de verdade é que ele age de forma muito direcionada a um nicho de consumidores. O Goleiro de Aluguel parte de uma necessidade real dos jogadores casuais de futebol e consegue acertar em cheio na hora de resolver a questão com um negócio inovador.

5. ClickNails

Seguindo a lógica dos apps inovadores acima, o ClickNails oferece um serviço que foca totalmente na comodidade. Enquanto os aplicativos de transporte te levam até onde você precisa ir, que tal ter um serviço entregue na sua própria casa? Se esse serviço for uma manicure, o ClickNails já resolve.

O app conta com mais de 2 mil profissionais cadastradas para funcionar como um “Uber das manicures”, que te atendem onde for melhor para você. Como queremos mais praticidade no dia a dia, pode começar a cuidar das unhas sem sair de casa. O ClickNails vai ajudar.

6. Verific.ai

O projeto Verific.ai quer ajudar você a escapar das notícias falsas, ou as famosas fake news que têm sido notícia nos últimos anos. As fake news são um problema constante na vida do consumidor digital, a ponto de ser uma das tendências que previmos para ficar de olho em 2019.

O projeto do app nasceu dentro do mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para te ajudar a identificar e combater as matérias falsas na internet.

O app do Verific.ai está em fase de testes, mas o objetivo é claro. Com o aplicativo, você consegue descobrir:

– Se a notícia que você enviou para o app está publicada em veículos confiáveis;
– Se a notícia está publicada em um site já identificado por postar com frequência notícias falsas;
– Se o formato da notícia corresponde ao modelo adotado pelos veículos de comunicação;
– Se o site divulga os autores da reportagem.

7. Lavemcasa

Tarefas domésticas podem ser um problema para as pessoas por diversos motivos. Falta de tempo, de habilidade ou apenas por querer mais comodidade são os motivos mais comuns que levam alguém a buscar um app como o Lavemcasa.

Como o nome já diz, trata-se de uma lavanderia que cuida totalmente do processo de limpeza das suas roupas. A praticidade que os consumidores buscam cada vez mais é garantida pelo app. A empresa responsável busca suas roupas em casa, lava, passa e devolve também no seu domicílio. Não dá para ficar mais fácil que isso, não é mesmo?

Recomendado para você:  Nova pesquisa sobre aplicativos no Brasil - Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps

8. Headspace

Você já ouviu que os smarpthones nos deixam mais estressados ou que estamos nos tornando escravos da tecnologia? Se alguém te disser isso, apresente o Headspace para o pessimista.

A ideia de que tecnologia e a paz de espírito não combinam não é verdade! Esse é um dos apps inovadores para quem quer aprender a meditar e relaxar. O Headspace é o aplicativo mais popular entre os vários voltados para a meditação. Criado por um monge budista inglês, Andy Puddicombe, este aplicativo permitirá realizar sessões guiadas de 10 minutos. O Headspace ainda tem versão gratuita, paga e promoção para estudantes.

9. Heap Up

Estamos sempre defendendo aqui no blog a ideia de tornar a pesquisa de mercado mais acessível, rápida e prática.

Esses são pilares que movem o trabalho do Opinion Box e, ao mesmo tempo, focam em necessidades constantes do consumidor moderno. Pensando nisso, o nosso Painel de Consumidores tem seu próprio app para facilitar o lado de quem responde às nossas pesquisas.

No caso, o aplicativo é o Heap Up, onde nossos respondentes se cadastram para responder pesquisas e ganhar prêmios. Como estamos cada vez mais mobile e contanto com o celular, baixe também o nosso app para responder pesquisas a qualquer hora e de qualquer lugar.

Apps inovadores e comportamento do consumidor: quer saber mais?

Quer continuar aprendendo a entrar na mente do consumidor, para desenvolver soluções que inovam de verdade? Uma dica: você não precisa desenvolver apps inovadores para isso. O primeiro passo que eu sugiro que dê, porém, é baixar nosso ebook sobre comportamento do consumidor.

Faça o download para entender como os consumidores pensam, agem e como você consegue entregar a eles as melhores soluções. É só clicar no banner abaixo!

Também poderá gostar de:

7 tendências de mercado que você precisa conhecer Seja para empreender, investir, criar novos produtos ou saber a melhor forma de se comunicar com o consumidor, é fundame...
Nova pesquisa sobre aplicativos no Brasil – Panorama Mobile Time... Já está no ar a mais recente pesquisa sobre aplicativos no Brasil, com dados e insights que desvendam o comportamento do...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.