Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?

Pedro D'Angelo
Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?

Para conseguir vender produtos e serviços, proporcionar uma boa experiência para o consumidor e ainda mantê-lo satisfeito, é preciso conhecer realmente a fundo o seu público-alvo.

Mas não adianta muito conhecer todas as etapas da jornada de compra e fazer todas as pesquisas de mercado certas sem ter algumas informações específicas sobre o seu cliente. Uma dessas informações essenciais para quem quer vender algo, é claro, é: como meu cliente prefere pagar por isso?

Nessa hora, as pesquisas de mercado também entram em jogo para te fornecer as informações que faltam para garantir o sucesso em uma etapa tão crucial da compra do cliente – o pagamento.

Por isso, se você quer efetivar suas vendas e garantir a satisfação do seu consumidor em cada etapa da compra, fique atento aos meios de pagamento preferidos do seu público e, claro, os demais hábitos deles em relação a parcelamento de compras, prazos para pagamento e tudo mais que for interessante descobrir a respeito das preferências do público.

Perguntas que não podem faltar

Mas e na prática, o que você precisa perguntar para o cliente em uma pesquisa de mercado de meios de pagamento?

As perguntas que não podem faltar no seu questionário podem ser mais ou menos óbvias. É essencial, claro, perguntar qual o principal meio de pagamento do consumidor. Ele prefere pagar suas compras, no geral, no cartão de crédito, por meio de boletos bancários ou já aposta em novas formas de pagamento online ou via aplicativos?

A partir disso, faça perguntas mais específicas, pensando no mercado que você você e seu negócio estão inseridos. Pode ser que, de forma geral, o entrevistado prefira usar cartão de crédito, mas prefira comprar certas categorias de produtos por outros meios. Na hora de comprar produtos via m-commerce, por exemplo, seu consumidor alvo pode preferir pagar direto pelo app tendo em vista a praticidade, certo?

Como uma das grandes utilidades da pesquisa de mercado é encontrar oportunidades e pontos fracos, aproveite para entender os objetivos e as frustrações do consumidor também em relação aos meios de pagamento que ele utiliza. Pergunte qual meio de pagamento ele não usaria de jeito nenhum, qual ele considera usar no futuro – e por quê ainda não começou a utilizar – e explore as motivações por trás dessas respostas. Você pode descobrir, por exemplo, o que o impede de usar ferramentas de pagamento online, por que ele só escolhe boleto bancário como opção de pagamento e muito mais.

Recomendado para você: Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

Comprando e pagando na era do omnichannel

O conceito de omnichannel, basicamente, resume a nova forma do consumidor pesquisar e consumir produtos, traduzindo o desafio que as marcas têm em integrar os diferentes pontos de atendimento, seja online ou offline. O termo é tão atual que até dedicamos um post especialmente para ele, que você pode conferir neste link. Nesse cenário, estar bem informado sobre padrões, preferências e objetivos do seu público é essencial.

Se o consumidor moderno está em todos os lugares ao mesmo tempo, você deve estar preparado para fechar sua venda no local e no momento em que ele estiver. Faça uma pesquisa para descobrir, por exemplo, se o seu consumidor tende a pesquisar o produto na internet para, apenas depois, escolher a loja física para finalizar a compra. Caso o seu público prefira resolver tudo apenas pela internet, esteja preparado para atende-lo via e-commerce, oferecendo as opções preferidas do cliente para efetuar o pagamento.

Com tudo isso em mente, você consegue elaborar uma pesquisa de mercado efetiva que entenda, de fato, o comportamento do seu consumidor em relação às formas de pagamento que ele utiliza, não utiliza e pretende ou poderia utilizar. Assim, vender para esse consumidor fica muito mais fácil e a satisfação dele fica muito mais próxima de ser garantida. E no fim das contas, não é isso que todos queremos?

Também poderá gostar de:

21 perguntas para sua pesquisa de hábitos de consumo Já falamos aqui no blog sobre como o funil de compras e o comportamento do consumidor vem mudando constantemente. A melh...
O inverno está chegando: vencendo no mundo dos negócios com pesquisa d... Seja você um empreendedor, um colaborador, um consultor ou mesmo um entusiasta do mundo dos negócios, você já deve ter s...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.