Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2023

Maria Luísa Andrade
Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil: dados sobre os principais meios de pagamento do consumidor brasileiro em 2023

Com o avanço da tecnologia, realizar pagamentos vem se tornando uma tarefa cada vez mais simples.E opções não faltam: seja por cartão, pix, dinheiro, boleto ou outras formas, o brasileiro encontra diferentes meios para pagar suas contas.

Para entender quais são os meios de pagamento preferidos pelo brasileiro no e-commerce e nas lojas físicas, nós entrevistamos mais de 2 mil pessoas para elaborar uma pesquisa exclusiva.

Para garantir que você está oferecendo os melhores meios de pagamento para seus clientes e fazendo o maior número possível de vendas, aqui estão as principais informações que você precisa saber sobre os métodos de pagamento.

Meios de pagamento mais usados

Os meios de pagamento mais usados no Brasil são o cartão de crédito (80%), o pix (77%), o dinheiro (73%) e o cartão de débito (66%). 

No entanto, esse cenário vem se modificando. As carteiras digitais estão ganhando destaque: 48% dos entrevistados – ou seja, quase metade -, utilizam essa forma de pagamento. Além disso, os QR codes já são utilizados por 41% para realizar ou receber pagamentos via Pix.

Enquanto formas de pagamento digitais se popularizaram, algumas que já foram muito usadas pelos brasileiros estão ficando para trás. Atualmente, o cheque é usado por apenas 14% dos entrevistados. 

Será o fim do dinheiro físico? 

O uso de pagamentos e carteiras digitais está se tornando cada vez mais popular no Brasil, o que tem levado as pessoas a utilizarem menos dinheiro para pagar suas compras. Nesse sentido, o dinheiro físico está sendo menos usado, enquanto formas de pagamento que precisam de menos interações ganham destaque.

E os dados não negam, 79% concordaram que tem usado cada vez menos dinheiro. Além disso, 65% acreditam que os meios digitais vão acabar com o dinheiro de papel no futuro. 

Em contrapartida, essa forma de pagamento ainda é a segunda mais utilizada no país. A pesquisa mostra que estamos em direção a um amanhã com cada vez menos dinheiro físico. Mas não completamente sem ele. 

O Pix veio para ficar 

O Pix transformou o modo como fazemos pagamentos, e é utilizado por quase todos os brasileiros. O pagamento instantâneo, lançado pelo Banco Central em 2020, já foi usado por 90% dos entrevistados.

O Pix segue crescendo em popularidade e se tornou o meio mais utilizado e preferido das pessoas entrevistadas. Na mesma pesquisa, realizada no ano passado, o cartão de crédito era o preferido de 70%, caindo agora para a segunda posição. Entre os meios preferidos, o dinheiro perdeu o terceiro lugar para o cartão de débito. 

Entre aqueles que não estão utilizando o Pix, os principais motivos para não utilizá-lo são não achar confiável (48%), não querer um novo meio de pagamento (33%) e não saber que existia essa opção (12%). 

Uso do cartão de crédito

O meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros está se tornando cada vez mais tecnológico. Agora, não é mais preciso estar com o cartão de crédito para poder usá-lo. 

Com a criação do pagamento por aproximação, você pode cadastrar o seu cartão de crédito em um dispositivo móvel e acessá-lo quando quiser. O pagamento por aproximação com smartphones é feito por 30% dos entrevistados.  

Uma outra vantagem do cartão de crédito com relação às outras formas de pagamento é a possibilidade de parcelar as compras. O parcelamento faz parte do hábito de compra do consumidor brasileiro. Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados parcelam as compras sempre que tem a possibilidade. 

Além disso, o crédito é um aliado do consumidor, pois aumenta o poder de compra. 64% concordam que parcelar no cartão de crédito ajuda a poder comprar mais coisas.

Pagamento via WhatsApp

Em 2021, o WhatsApp inaugurou a função de transferência de dinheiro e realização de pagamentos, o WhatsApp Pay. 

A rede social, que é o aplicativo mais usado em todo o país, não teve uma boa aderência com a sua nova ferramenta. 85% nunca utilizaram o WhatsApp Pay. O maior motivo para isso, apontado por 49%, é o medo de cair em fraudes.

A aversão não é à toa, já que 7% dos usuários já caíram em golpes por WhatsApp. 

O golpe tá aí

E falando em golpes….. 52% das pessoas entrevistadas já foram vítimas de golpes, fraudes ou tentativas de fraudes relacionadas a meios de pagamento. 

Apesar das facilidades que o cartão crédito trás na hora de pagar, a segurança pode ser um problema Entre os tipos de golpes mais comuns mencionados pelos entrevistados, 28% afirmaram já ter tido seus cartões de crédito clonados, outros 7% relataram ter recebido notas falsas de dinheiro.

Além disso, 5% dos entrevistados afirmaram ter sido vítimas de golpes específicos relacionados ao Pix. Os dados reforçam a importância de estar alerta, é preciso ter atenção e cuidado ao realizar transações financeiras.

Sobre a pesquisa

Por fim, para realizar essa pesquisa, fizemos mais de duas mil entrevistas em maio de 2023 com mulheres e homens de todos os estados brasileiros, através do Painel de Consumidores do Opinion Box.

Você pode conferir a pesquisa completa clicando no banner abaixo.

Também poderá gostar de: