O que é análise conjunta e como pode ser usada?

Maria Luísa Andrade
O que é análise conjunta e como pode ser usada?

Você já ouviu falar sobre análise conjunta ou conjoint? Esse modelo de pesquisa pode trazer insights valiosos para o seu negócio. 

Se você deseja oferecer um bom produto ou serviço ao seu consumidor, é fundamental entender o comportamento do consumidor e quais são as suas expectativas. 

Através da análise conjunta você será capaz de entender o comportamento do consumidor e tomar decisões com base em informações reais dos dados do seu público alvo. Além disso, essa metodologia te ajuda a entregar o produto certo ao seu consumidor.

Nesse post vamos te ensinar o que é a análise conjunta, quando e como você pode aplicar no seu negócio. Confira! 

O que é Conjoint ou análise conjunta? 

A análise conjunta ou conjoint analysis, é um método de pesquisa quantitativa que empresas utilizam  para entender como os clientes valorizam diferentes componentes e como isso afeta a decisão de compra.

Nesse sentido, essa técnica estatística vai revelar dados sobre as preferências do consumidor através da combinação de diferentes atributos. Na análise conjunta, os consumidores entrevistados respondem questionários com diferentes modelos de produtos apresentados em um conjunto de opções. 

Entendendo o que os clientes estão buscando é possível tomar decisões mais assertivas no seu negócio. 

Como fazer análise conjunta?

Primeiramente, para fazer a análise conjunta é necessário definir quais aspectos do produto ou serviço serão avaliados. Pensando nisso, devem ser estabelecidos os objetivos da pesquisa, o que você quer entender do comportamento do consumidor. 

Vamos pensar que você deseja realizar um estudo sobre televisões, neste caso podem ser avaliados atributos como tamanho da tela, marca e o valor.

A análise conjunta apresenta ao entrevistado diferentes modelos de potenciais produtos, variando características entre os atributos definidos. Dessa maneira, é possível descobrir o que os consumidores valorizam mais. Descobrindo, por exemplo, se estariam mais dispostos a comprar uma TV mais cara por conta da sua marca. 

Por meio dos dados coletados na pesquisa é possível calcular um valor numérico que mede o nível que cada atributo influenciou nas escolhas do entrevistado.

Quais são as etapas da conjoint analysis?

  1. Definir o que será analisado
  2. Criar questionário da pesquisa
  3. Coletar dados
  4. Analisar dados.
  5. Determinar plano de ação

Por que fazer análise conjunta? 

A análise conjunta vai te fornecer resultados que serão úteis para desenvolvimento de produtos, pesquisa de preços, posicionamento competitivo e segmentação de mercado. Dessa forma, você será capaz de tomar as decisões do seu negócio com base nas expectativas do seu consumidor.

Com a conjoint analysis, você vai saber exatamente o que precisa ser aperfeiçoado, criando vantagem em relação aos concorrentes. Assim, você será capaz de criar produtos que se destaquem dos já existentes no mercado. 

Além disso, a análise conjunta vai te ajudar a entender o comportamento do seu público tornando mais fácil melhorar a experiência do cliente com a sua marca. Dessa forma, será possível alcançar os seus objetivos com resultados válidos, se comunicando de maneira eficaz com o consumidor.

Quando fazer uma análise conjunta? 

Como você já sabe a análise conjoint fornece dados valiosos sobre o consumidor. Por isso, esse modelo de pesquisa pode ser feito em diversos momentos. 

Se você deseja lançar um novo produto no mercado ou fazer alguma modificação em algum produto já existente, é muito importante realizar uma pesquisa. Além disso, antes de alterar a precificação de um serviço é fundamental entender o comportamento do consumidor para definir o novo valor.

Também pode ser feita uma pesquisa de análise conjunta para aplicar melhorias nos produtos ou serviços que a empresa já oferece.

Contudo, não se esqueça que o comportamento do consumidor  está em constante mudança. Por isso, para ter bons resultados e estar alinhado às expectativas dos seu consumidores é muito importante que as pesquisas sejam realizadas com frequência.

Como fazer uma pesquisa

Por fim, se você buscar fazer uma análise conjunta é muito importante ter o acompanhamento de um profissional em pesquisa para analisar os dados e conseguir insights valiosos.

O Opinion Box é uma empresa que atua desde 2013 com pesquisas de mercado online. Fomos eleitos por 4 anos consecutivos como a martech mais atraente de todo o país. Conheça os nossos Cases de Sucesso.

Na nossa Plataforma de Pesquisa, você consegue realizar as suas próprias pesquisas de mercado, criando o seu próprio questionário e ainda é possível acompanhar todos os resultados em tempo real. Além disso, você também pode optar por fazer as pesquisas customizadas com o nosso time de insights, que cuidará de todo o seu projeto do início ao fim.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com o nosso time de especialistas para saber mais.

Também poderá gostar de: