8 dicas para as vendas de Natal
Bom, agora que você já tem uma ideia do que esperar para o cenário das vendas de Natal desse ano, vamos às dicas para ajudar a turbinar o seu faturamento na data! Confira.
1- Conheça bem o seu público
Para realizar vendas de Natal bem sucedidas, o principal fator de sucesso é que os produtos e serviços ofertados tenham fit com o seu público.
A princípio, esse tipo de informação soa um pouco óbvio. No entanto, para realmente conhecer o seu público-alvo de forma mais aprofundada, é preciso realizar estudos mais específicos para entender seu perfil, hábitos, comportamentos e preferências.
Afinal, muitas vezes tomamos decisões voltadas para o nosso público nos baseando somente em achismos, cenários diferentes, ou até mesmo de épocas anteriores. No entanto, assim como o mercado, os consumidores estão em constante mudança, e isso afeta no comportamento e na decisão de compra.
Dessa forma, a maneira mais assertiva de mapear o comportamento é por meio das pesquisas de mercado ou da análise de dados da base de leads e das redes sociais, por exemplo.
2- Planeje as estratégias vendas de Natal com antecedência
Assim como acontece em outras datas importantes do varejo, como a Black Friday, por exemplo, as ações de vendas de Natal devem ser planejadas com antecedência para evitar possíveis problemas de última hora.
Nesse sentido, é fundamental criar um planejamento estratégico detalhado do que será feito para garantir boas vendas na data.
Sendo assim, garanta um estoque suficiente dos produtos anunciados nas ofertas, calcule a verba que será destinada para campanhas online e offline e como será feita a divulgação.
3- Compare os resultados com o ano anterior
Quando você volta ao ano anterior para analisar os resultados das vendas de Natal, é possível refletir sobre o que deu certo. Mas não só isso: também fica mais fácil visualizar quais ações poderiam ter acontecido para evitar possíveis erros que ocorreram no período.
Do mesmo modo, uma boa forma de visualizar esses resultados do ano anterior é rever as avaliações que os consumidores fizeram nas pesquisas de satisfação.
Assim, você pode encontrar feedbacks de clientes que tiveram boas ou ruins experiências com o seu negócio nas compras de Natal.
4- Faça benchmarking da concorrência
Ao fazer o monitoramento da concorrência, é possível obter insights importantes para aprimorar as suas estratégias para as vendas natalinas.
Você pode até estar se perguntando “mas não é errado fazer isso?”, mas pode se tranquilizar! Na verdade, essa prática não é errada e pode trazer muitos benefícios para entender o que está dando certo com outras empresas e levar novas ideias para o seu negócio.
Vale ressaltar que fazer benchmarking da concorrência não significa plagiar outras empresas, e sim entender em quais pontos elas estão acertando para que você possa adaptá-las para o seu modelo de negócio.
5- Invista em bons canais de atendimento
Seja no e-commerce, nas redes sociais ou nas lojas físicas, quem trabalha com varejo sabe que, no período do Natal, o atendimento torna-se muito mais intenso.
E isso é um grande desafio para as empresas: como manter a qualidade no atendimento em períodos com um grande aumento da demanda? Afinal, oferecer um mau atendimento impacta diretamente na experiência do consumidor com o seu negócio.
Dessa maneira, algumas medidas podem ser tomadas para evitar problemas com o atendimento, como:
- Mesclar a automatização com um atendimento humanizado;
- Contratar uma equipe extra de atendimento para trabalho temporário nesse período;
- Capacitar a sua equipe para manter um padrão de atendimento de qualidade;
- Focar no atendimento rápido e eficaz.
6- Fortaleça o relacionamento com o cliente
Junto aos que compraram, aproveite para nutrir a relação, seja através de atendimentos mais atenciosos, seja agradecendo-o pela compra ou informando sobre as novidades da marca.
Já para aqueles que não compraram, você pode proporcionar uma nova jornada, baseando-se nos dados de comportamento do seu consumidor, como as categorias e produtos visitados recentemente.
Além disso, planeje estratégias de campanhas personalizadas, com ofertas e promoções que mantenham o lead ativo, engajado e que incentivem a compra.
Sendo assim, lembre-se de que quanto maior o sentimento de exclusividade que você transmitir ao seu cliente, mais ele se sentirá importante e satisfeito com o seu negócio.
7- Invista no apelo do autocuidado
Além de evocar emoções com foco no outro, como pede a data, a dica aqui é também investir no apelo do autocuidado.
Afinal, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra Natal 2022, cerca de 1/3 dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas da data para presentear outras pessoas.
Dessa forma, vendas casadas, cross sell de produtos e até categorias pouco exploradas podem ganhar nova vida nessas campanhas.
8- Faça pesquisas de satisfação
Por fim, as pesquisas de satisfação serão fundamentais para entender os erros e acertos das suas ações de vendas de Natal e, assim, aprimorá-las cada vez mais para os próximos anos.
Afinal de contas, para conquistar e fidelizar novos clientes, é preciso proporcionar uma boa experiência durante todas as etapas da jornada de compra do consumidor.
Nesse sentido, a Plataforma de Customer Experience do Opinion Box é ideal para transformar a sua estratégia de CX. Por meio dela, é possível monitorar em tempo real seu NPS, CSAT e outros indicadores de satisfação durante toda a jornada.
Logo, será possível tomar decisões estratégicas com base na voz do cliente. Afinal, você escolhe o momento exato para enviar as pesquisas e pode monitorar diferentes pontos da jornada do cliente. Saiba mais!