Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps no Brasil

Daniela Schermann
Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps no Brasil

Está no ar a sexta edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps. Desde 2015, o Opinion Box e o Mobile Time acompanham o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao uso de aplicativos.

A pesquisa investiga os aplicativos favoritos dos internautas brasileiros, a proporção de internautas que pagam pelo download de apps e várias outras informações relevantes sobre o tema.

Confira:

A pesquisa sobre uso de apps

A sexta edição da pesquisa sobre uso de apps entrevistou em novembro 1.987 brasileiros que possuem smartphone e acessam a internet regularmente.

Entre as descobertas, chama a atenção o crescimento de 46% para 56% a proporção de internautas brasileiros que já realizaram compras in-app, ou seja, através de um aplicativo.

Além disso, cresceu também a proporção daqueles que declaram assinar algum serviço de entretenimento móvel. Na edição anterior, há seis meses, era 24%. Agora, esse número passou para 32%. Os serviços de entretenimento móvel inclui Spotify, Netflix e outros.

Outro dado interessante que essa pesquisa destacou foi como o serviço de SMS está caindo em desuso. 15% dos internautas já não tem mais o ícone de mensagem de texto em sua tela inicial. Além disso, 6% já retiraram o ícone de chamada de voz da homescreen. Ainda que o número seja baixo, o dado chama a atenção, já que, teoricamente, os smartphones são, antes de mais nada, um telefone.

A pesquisa vai além e mostra quais aplicativos estão mais presentes na tela inicial dos dispositivos, com novidades aparecendo no ranking. Também mostra quais os jogos mais populares, o comportamento de compras in-app e muitas análises interessantes sobre todos os dados obtidos.

O relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps

O relatório completo da pesquisa sobre uso de apps traz as análises do Fernando Paiva, editor do Mobile Time. O documento traz gráficos e tabelas, comparações com as edições anteriores e muitas análises e conclusões do jornalista.

A pesquisa foi realizada pelo Opinion Box em novembro de 2017 com 1.987 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphones. A amostra respeitou as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Neste relatório você vai encontrar:

  • Monitoramento do hábito de compra de apps;
  • Monitoramento do hábito de compra de itens virtuais dentro de apps;
  • Monitoramento da frequência de instalação e desinstalação de apps;
  • Ranking dos apps mais presentes na homescreen;
  • Monitoramento do segmento de apps de entretenimento móvel;
  • Monitoramento do segmento de jogos móveis;
  • Monitoramento do segmento de apps de antivírus;
  • NOVO: Monitoramento do segmento de apps de melhoria de performance dos smartphones.

Para fazer o download da pesquisa, basta clicar no banner abaixo:

O Panorama Mobile Time/Opinion Box

O Panorama Mobile Time/Opinion Box é um conjunto de pesquisas periódicas sobre o hábito dos consumidores brasileiros em relação aos seus smartphones, serviços e conteúdos móveis.

Atualmente, o Panorama Mobile Time/Opinion Box investiga cinco temas. São eles:

As pesquisas de mercado são realizadas semestral ou anualmente. O Mobile Time é responsável pela elaboração do questionário e análise. Já o Opinion Box realiza a coleta de dados através do seu Painel de Respondentes.

A cada edição, são entrevistadas cerca de 2.000 pessoas que acessam a internet e possuem um smartphone. A amostra da pesquisa respeita as proporções demográficas e sociais desse grupo, como idade, renda, gênero etc.

As análises são realizadas pelo jornalista Fernando Paiva, editor do Mobile Time e especialista no setor de telecomunicações e conteúdo móvel.

Os relatórios do Panorama Mobile Time/Opinion Box são disponibilizados gratuitamente para qualquer pessoa. Os estudos são viabilizados através de patrocinadores que expõem sua marca nos relatórios. Os patrocinadores não participam de nenhuma etapa de elaboração da pesquisa. Todo o trabalho é realizado com independência e autonomia pelo Opinion Box e pela Mobile Time.

Como fazer uma pesquisa de mercado sobre o comportamento do consumidor

Quer fazer sua própria pesquisa de mercado e obter insights sobre sua marca, produto ou mercado? Converse agora mesmo com o Opinion Box.

Nós temos um Painel de Respondentes com mais de 100 mil consumidores em todo o país prontos para responder sua pesquisa de mercado. Você pode criar sua pesquisa sozinho na nossa plataforma de pesquisa. Se preferir, conte com o nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto do início ao fim.

Para falar com a gente, basta enviar um email, uma mensagem pelo WhatsApp no telefone (31) 98934-6478 ou nos chamar pelo chat online do site do Opinion Box. Se preferir, ligue para (31) 4501 2022. Estamos esperando seu contato!

Também poderá gostar de:

Pesquisa comércio móvel no Brasil: quinta edição do Panorama Mobile Ti... A cada seis meses, o Opinion Box e o Mobile Time realizam o Panorama Mobile Time/Opinion Box: Pesquisa Comércio Móvel no...
Mensageria: as últimas novidades sobre o comportamento do consumidor b... Periodicamente, o Opinion Box e o Mobile Time se unem para fazer pesquisas sobre o comportamento do consumidor brasileir...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail