Tipos de variáveis em pesquisa de mercado: descubra quais são!

Maria Luísa Andrade
Tipos de variáveis em pesquisa de mercado: descubra quais são!

Para fazer uma pesquisa de mercado, é essencial conhecer os diferentes tipos de variáveis que podem ser analisadas. Essas variáveis desempenham um papel fundamental na coleta e interpretação dos dados, fornecendo insights valiosos. 

Neste post, vamos explorar os dois principais tipos de variáveis em uma pesquisa: as variáveis qualitativas e quantitativas. Além disso, vamos te mostrar com exemplos como aplicar essas variáveis na sua pesquisa de mercado para obter os melhores resultados.  Leia o post e saiba como!

O que são os tipos de variáveis? 

As variáveis em uma pesquisa de mercado são características de interesse que vão ser estudadas em cada elemento de uma pesquisa. Podem ser qualidades, atributos e valores. 

Ou seja, são todas as medidas ou dados que vão ser usados na sua pesquisa. Dessa forma, os tipos de variáveis vão mudar conforme as características ou atributos que você deseja mensurar. 

Diferença entre uma variável qualitativa e quantitativa

Na pesquisa de mercado, assim como em outros tipos de estudos, podemos utilizar tanto métodos qualitativos ou quantitativos para coletar e analisar dados. Essa escolha de método também afeta as variáveis que serão consideradas.

As variáveis qualitativas se referem aos atributos ou características que serão avaliados. Por outro lado, as variáveis quantitativas são medidas em uma escala numérica. Elas expressam uma quantidade mensurável e fornecem informações sobre “quanto” ou “quão grande” algo é.

Variável quantitativa 

Como você já sabe essa variável na maioria das vezes é expressa numericamente. Esse tipo de variável pode ser contínua ou discreta.

Contínua

Na variável quantitativa contínua, entre dois pontos da escola existem infinitos valores. Isso significa que existem infinitas possibilidades de valores dentro desse intervalo, são mensurações fracionadas. Pode ser por exemplo a altura e o peso, que podem variar em diversos valores.

Discreta

Já a variável quantitativa discreta é aquela que entre dois valores da escola de mensuração você não tem infinitas possibilidades. Por exemplo, o número de irmãos que você possui, você não pode ter um valor quebrado é um valor inteiro.

Variável quantitativa 

No caso das variáveis qualitativas são todos os atributos que vão ser avaliados. Na maioria das vezes são as características e não estão associadas a valores numéricos. Apesar de não serem expressadas numericamente,fornecem informações sobre “qual” ou “qual tipo” algo é. Essas variáveis podem ser classificadas em duas categorias principais: nominais e ordinais.

Nominais

Essas características não podem ser ordenadas ou classificadas em uma ordem específica. Por exemplo, o gênero é uma variável qualitativa nominal, pois não há uma ordem ou hierarquia intrínseca associada a ele.

Ordinais

Essas características podem ser ordenadas ou classificadas em uma determinada ordem. É importante considerar essa ordem ao realizar uma pesquisa, pois ela pode influenciar a análise estatística posterior. Por exemplo, o nível de escolaridade pode ser uma variável qualitativa ordinal, pois pode ser classificado em níveis como analfabeto, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

Qual tipo de variável devo usar na minha pesquisa de mercado? 

A escolha da variável para ser usada na pesquisa de mercado depende das respostas que você busca encontrar, as informações que deseja obter. Dessa forma, é muito importante  considerar quais as necessidades da sua empresa e as dores que a pesquisa vai responder.

Por isso, se você procurar entender quais são as características, preferências ou opiniões dos consumidores, as variáveis qualitativas podem ser mais úteis. Isso porque elas permitem descobrir informações descritivas e subjetivas, como as preferências de marca, motivações de compra, satisfação do cliente ou percepção de qualidade. 

Contudo, caso o seu o objetivo da sua pesquisa seja medir as quantidades ou obter dados numéricos, as variáveis quantitativas são mais adequadas. Já que elas permitem realizar análises estatísticas e quantificar características, como hábitos de consumo, comportamento de compra, faixa etária ou renda familiar. 

Portanto, a escolha entre variáveis qualitativas e quantitativas depende da natureza dos dados que serão coletados e das informações que se deseja obter. 

Faça sua pesquisa de mercado!

Por fim, se você está planejando fazer uma pesquisa de mercado, estamos aqui para te ajudar! Com o Opinion Box, você pode realizar suas próprias pesquisas por meio da nossa Plataforma de pesquisa, com milhares de consumidores de todos o país e ter os resultados em poucos dias.

Se ainda tiver dúvidas, nossas Pesquisas Customizadas são a solução perfeita para você. Conte com nosso time de insights para criar pesquisas de mercado personalizadas, cuidando do seu projeto do início ao fim. 

Além disso, você pode contar com o suporte dos nossos especialistas, prontos para te ajudar em todas as etapas. Tire suas dúvidas sobre a melhor maneira de conduzir seu estudo e aproveite ao máximo nossa plataforma. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e veja qual a melhor solução para o seu negócio!

Também poderá gostar de: