Tipos de Questionário: escolha o formato ideal para sua pesquisa

Maria Luísa Andrade
Tipos de Questionário: escolha o formato ideal para sua pesquisa

Conheça diferentes tipos de questionário para deixar a sua pesquisa de mercado mais eficiente!

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito importante para empresas que desejam tomar decisões assertivas e estratégicas. Um dos principais métodos para coletar dados precisos é o uso de questionários. No entanto, o segredo para uma pesquisa eficaz está na escolha do tipo certo de questionário para atender aos seus objetivos.

Nesse post, vou te mostrar os diferentes tipos de questionários, além de te ensinar o passo a passo para criar um questionário infalível. Leia mais!

O que é um questionário de pesquisa?

O questionário de uma pesquisa é oroteiro de perguntas utilizado para coletar dados. Essas perguntas serão respondidas por entrevistados do seu público-alvo e usadas para resolver um problema de pesquisa. São as respostas dos questionários de pesquisa de mercado que vão te ajudar a obter insights sobre o seu negócio e ajudaram nos momentos de tomada de decisões.

Contudo, para que isso aconteça da maneira mais precisa possível, é preciso entender os tipos de questionário e elaborar perguntas bem claras, estruturadas e estratégicas, evitando ao máximo a possibilidade de surgirem dúvidas dos respondentes.

Tipos de questionário

Um questionário pode ser aberto, fechado ou misto, são as perguntas presentes que vão definir isso. Em um questionário aberto os respondentes irão fornecer respostas a perguntas abertas, com suas próprias palavras. 

Já em um questionário fechado, os respondentes precisam  escolher entre opções pré-definidas de resposta. E no questionário misto estão presentes os dois tipos de perguntas, mesclando respostas múltiplas e abertas.

Por isso, a escolha é fundamental saber para que cada um dos modelos de pergunta vai servir para aplicação em um questionário, qualquer que seja o tipo de pesquisa que pretende realizar.

Quais perguntas colocar no meu questionário? 

Como você viu são os modelos de pergunta que vão definir o tipo do seu questionário, mas quais são as perguntas que devo incluir? Em uma pesquisa de mercado, tipos de perguntas diferentes servem para objetivos diferentes. Além disso, variar o formato pode tornar o questionário mais dinâmico e atrativo para o entrevistado. Por isso, vou te contar um pouco mais sobre alguns dos tipos de pergunta.

Pergunta de resposta única

Os respondentes podem selecionar apenas uma alternativa de resposta pré-determinada. . Além de ser utilizado em perguntas cujas respostas são apenas sim ou não e perguntas de

caracterização (como gênero, localização e faixa etária), esse tipo de questão é utilizado em ocasiões em que as alternativas são excludentes. São perguntas diretas e fáceis de serem analisadas.

Pergunta de resposta múltipla

Nesse tipo de pergunta, o respondente pode opinar marcando mais de uma opção. Para utilizar perguntas de resposta múltipla, as opções são complementares e não podem ser de caráter exclusivo, em que uma inviabiliza a outra.

Por exemplo, em uma pergunta de resposta múltipla, você pode investigar quais  indagar quais as marcas de determinado produto que conhece.

Pergunta de resposta aberta

O entrevistado pode escrever livremente um texto. Esse tipo de pergunta pode gerar insights bastante específicos para sua pesquisa de mercado. As respostas abertas permitem declarações e depoimentos completos sobre o assunto que está sendo pesquisado.

Pergunta de escala

A pergunta de escala é usada para dar uma nota ou classificação. As opções de resposta seguem uma escala de níveis definidos na criação do questionário. As escalas podem ser de 0 a 10, 1 a 5 e apresentar legendas nos níveis para orientar o respondente.Perguntas de escala devem ter sempre um número ímpar de opções, para que seja estabelecido um ponto médio.

Pergunta de ranqueamento

É um tipo de pergunta utilizada para coletar dados sobre a ordem de preferência ou prioridade dos participantes em relação a um conjunto de itens ou opções. A pergunta de ranqueamento permite que você crie perguntas em que os respondentes podem ordenar suas preferências e opiniões.

Como criar um questionário de pesquisa?

Vou te ajudar a criar um questionário infalível não precisa ser uma coisa difícil. Por isso, vou te contar o passo a passo para criar um bom questionário de pesquisa. Confira a seguir.

1. Defina o objetivo da pesquisa

O primeiro passo para criar um questionário é definir o problema da pesquisa. Ou seja, nesta primeira fase você irá estabelecer quais são os objetivos da sua pesquisa, quais respostas você pretende ter. Por exemplo, você pode investigar como está a satisfação do seu cliente, buscar entender o comportamento do consumidor e até explorar uma nova tendência de mercado.

2. Determine o público-alvo

Pronto, agora que você já definiu o problema de pesquisa, está na hora de pensar em quem vai responder o questionário. A definição do público de uma pesquisa de mercado tem impacto direto no sucesso da pesquisa. O seu entrevistado precisa entender bem as perguntas e se identificar com elas. Assim, ele será capaz de fornecer respostas verdadeiras e honestas.

3. Crie um rascunho do questionário

Antes de começar a coletar as entrevistas é muito importante testar o questionário para saber se está tudo certo. Dessa forma, você garante que vai ter os resultados esperados e a pesquisa irá fornecer os dados que você está precisando para tomar decisões com segurança. 

Para fazer isso, coloque no papel todas as perguntas e conferia se fazem sentido e são compreensíveis. Depois faça um teste com o questionário na plataforma escolhida para realizar a pesquisa. 

Bom, agora que você já conhece os tipos de questionários e já sabe como criar um, vou te dar uma ajuda extra. Baixe gratuitamente o nosso Kit Questionário e confira de uma só vez todos os materiais necessários para criar o seu questionário sem sair da frente do computador.

Também poderá gostar de: