Teste de conceito: o que é e como você pode realizar no seu negócio

Teste de conceito: o que é e como você pode realizar no seu negócio

O tempo todo temos ideias inovadoras e empolgantes, mas será mesmo que elas são o ideal para sua marca? Antes de divulgar um novo produto, é sempre preciso estudar o mercado e ver se o que está sendo proposto realmente vai funcionar. Por isso, é essencial realizar um teste de conceito.

E você, já teve uma ideia para um produto ou quer fazer alguma mudança na sua empresa?  Entenda o que é o teste de conceito e como utilizá-lo para poder crescer nas vendas. 

O que é teste de conceito? 

O teste de conceito é uma pesquisa realizada antes de lançar um produto ou implementar alguma modificação no que já existe. Para realizá-lo, é feita uma pesquisa através de um Painel de Consumidores, perguntando ao público alvo sobre a nova ideia. 

Dessa forma, é possível saber a aceitação dos seus clientes sobre o que mudou, e ter um direcionamento sabendo o que deve ou não ser mantido.  Durante o processo, é importante confiar na sua ideia e no que você está fazendo. 

Como devo utilizar?

O teste de conceito deve ser sempre usado antes de implementar qualquer mudança ou uma nova abordagem sobre um produto. Com a pesquisa, você vai compreender as expectativas dos seus clientes, além de saber como os consumidores vão reagir ao novo lançamento. 

É importante realizar um teste para não lançar no mercado um produto que pode não ter uma boa aceitação. Dessa forma, os questionários são capazes de te auxiliar a entender as percepções e os desejos dos consumidores. 

Não se deve apenas lançar um produto e esperar a reação do consumidor. Além de ajudar a perceber onde é preciso aplicar melhorias, o teste de conceito te economiza tempo e dinheiro, porque prevê como os consumidores vão se comportar em relação  às novas mudanças. 

Por que fazer um teste de conceito? 

Em mundo que surgem inovações a todo momento, confiar apenas nas suas suposições e no que você acredita que vai dar certo é muito arriscado. É necessário entender o mercado e o que o seu público alvo está procurando, os novos produtos precisam satisfazer alguma dor, desejo ou necessidade do consumidor. 

Quanto mais você conhecer o seu público, maiores são as chances da sua proposta ser bem aceita, sempre pensando em como melhorar a experiência do cliente com a sua marca. Ao realizar um teste de conceito, você pode criar um produto único e ainda consegue comparar aos seus concorrentes.

Como resultado, o teste valida o que o consumidor está procurando. Testar um produto antes do lançamento te economiza tempo e dinheiro, já que você consegue saber o que precisa ser melhorado e se realmente vai funcionar. 

Acima de tudo, é um investimento a longo prazo, que garante que a sua ideia não vai falhar. Ao realizar o teste de conceito antes de qualquer inovação, você pode tomar decisões com um maior entendimento do mercado, te ajudando a traçar os planos para o futuro. 

Como criar um teste de conceito

Agora você já sabe por que não se pode trabalhar com achismos. Mas você deve estar se perguntando, como faço para criar um teste de conceito? O que devo perguntar ao meu consumidor? 

Para realizar a pesquisa, são feitas algumas perguntas, podendo ou não mostrar prévias do que está para ser lançado. Confira o vídeo abaixo para ver algumas dicas de como realizar uma pesquisa de teste de mercado:

Então, se você tem uma ideia de produto ou negócio e está pensando em investir na novidade, o primeiro passo é fazer esse tipo de pesquisa. Assim, você vai ter evidências que comprovam se sua ideia é viável ou não.

Como montar um questionário

Para realizar o teste de conceito é preciso criar um questionário. Para isso, você deve apresentar o seu produto, descrevendo de forma detalhada antes de fazer as perguntas para o consumidor. 

Proponha os questionamentos pensando no foco do seu objetivo, seja ele comparar com a concorrência, analisar a aceitação da nova ideia, sugerir uma nova precificação ou design. As perguntas devem ser feitas de forma imparcial e objetiva, facilitando o entendimento de quem vai responder a pesquisa. 

Pensando em te ajudar ainda mais, criamos para você um modelo de questionário de teste de produto. As perguntas podem ser adaptadas conforme a necessidade do projeto para avaliar a aceitação da sua ideia.

Podemos te ajudar a implementar a sua ideia!  

Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode fazer a sua pesquisa com milhares de consumidores espalhados por todo o Brasil de forma rápida e com um custo acessível. Além da facilidade para realizar o teste, você pode criar todo o projeto sozinho e sem sair da frente do seu computador. 

Você também pode aprofundar os seus conhecimentos. Não deixe de conferir o nosso E-book Pesquisas para Teste de Produto, para ter insights que vão tornar o seu produto ainda melhor! 

Também poderá gostar de:

AUTOR

Maria Luísa Andrade

Jornalista que adora descobrir as novidades da área de marketing. Apaixonada por astrologia, resolvi jogar novas cartas para o meu futuro e me aventurar por outros caminhos além do jornalismo tradicional.