Retail Media: o que é e qual a importância?

Danielle Salgado
Retail Media: o que é e qual a importância?

Você já ouviu falar em retail media? Esse termo vem se popularizando nos últimos tempos na área do marketing e já é considerado como uma verdadeira revolução no varejo.

Essa estratégia está fazendo sucesso pois resolve grandes desafios dos varejistas. Sendo assim, quais são esses desafios? Por que marcas e varejistas vêm investindo cada vez mais no retail media cada vez mais e por que ele é tão importante?

No post de hoje, eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre o retail media e como ele vem movimentando o mercado Ads. Vamos lá?

O que é retail media?

O retail media é o posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por marcas e empresas em sites e aplicativos de varejistas.

Em outras palavras, são anúncios que as marcas colocam nos portais de venda online dos varejistas com o intuito de aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços e, consequentemente, influenciar o consumidor final a realizar a compra.

O que é o ecossistema de retail media?

Na natureza, o termo “ecossistema” representa comunidades que interagem entre si e formam um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.

Quando o assunto é retail media, essa ideia não é muito diferente. Afinal, para que a estratégia tenha sucesso, é preciso da colaboração dos envolvidos.

Sendo assim, esse ecossistema inclui:

  • Marcas: representam a demanda do ecossistema;
  • Varejistas: representam a oferta do ecossistema;
  • Agências: são os representantes dos clientes das marcas;
  • Consumidores: são o “destino final”, ou seja, a razão de todas as estratégias desenvolvidas pelas marcas, varejistas e agências.

Qual a importância do retail media?

Os anúncios retail media são tão importantes para os varejistas, quanto para as marcas.

Primeiramente, porque os varejistas precisam desenvolver novos fluxos de receita para a obtenção de lucros contínuos, e eles são pagos para vincular esse tipo de anúncio.

Também é importante para as marcas, pois aumenta o alcance e visibilidade delas. Além disso, com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível exibir os anúncios para o público exato que busca por um produto ou serviço específico que elas possam atender.

Assim, evita-se que o usuário tenha uma experiência ruim com uma poluição visual indesejada que pode até fazer com que ele passe a evitar a marca.

Outras vantagens do retail media para varejistas e marcas são:

  • Manter o produto visível na prateleira digital, o que irá contribuir para manter a equidade da marca;
  • Desenvolver campanhas que irão veicular em ambientes brand-safety;
  • Oportunidade dos varejistas controlarem para garantir que os anúncios mantenham uma experiência do consumidor positiva na jornada de compra;
  • E muito mais!

Como os anúncios são exibidos?

Os anúncios patrocinados em forma de retail media são posicionados em forma native ou display. Veja o que significa cada um desses formatos:

Native: são os anúncios misturados aos resultados de uma pesquisa no site ou no app. Eles ficam em um formato semelhante aos outros produtos do resultado de pesquisa, porém com um rótulo de “sponsored” ou “patrocinado” embaixo ou acima do anúncio. Esse formato costuma ser bem impactante, pois chama a atenção do consumidor. Além disso, ele não prejudica a experiência do usuário, tornando-se ainda mais relevante. 

Na imagem abaixo, você pode visualizar um exemplo de native ad. Entre as postagens do BuzzFeed, é possível ver um post patrocinado pela Pizza Hut, que foi desenvolvido pensando no público-alvo das duas empresas em conjunto.

Retail Media: o que é e qual a importância?

 

Display: são os anúncios da Rede de Display do Google. Eles permitem uma liberdade criativa maior, pois aparecem como banners em diferentes formatos e em posições diferentes do site ou app do varejista. Nesse tipo de anúncio, é possível segmentar o público-alvo, o conteúdo e o dispositivo em que ele irá aparecer.

Na imagem abaixo, você consegue observar um típico anúncio em formato de display: em um artigo citando o aparelho Samsung Galaxy, é possível visualizar no cabeçalho da página um anúncio da Vivo promovendo um aparelho desta marca. Não é apenas mera coincidência. 

Retail Media: o que é e qual a importância?

 

Como executar os anúncios na prática?

Para desenvolver anúncios em retail media, o ideal é contratar uma agência ou equipe especializada para cuidar do seu projeto.

Além disso, existem plataformas como a Criteo que simplificam o processo de compra de mídia e reúnem em um só lugar diferentes ações: comprar anúncios e gerenciar campanhas em diversos varejistas

Ainda assim, independentemente da sua escolha, o primeiro passo para executar uma campanha de retail media de sucesso é conhecer o seu público e o comportamento do consumidor. Para isso, as pesquisas de mercado serão parte fundamental desse processo.

Aqui no Opinion Box, você pode elaborar esse tipo de pesquisa na nossa Plataforma de Pesquisa com o seu próprio questionário ou utilizando um de nossos modelos existentes. Além disso, você também pode contar com as nossas Pesquisas Customizadas, que são feitas por especialistas que cuidarão do seu projeto do início ao fim. Para saber mais, é só clicar no banner abaixo para entrar em contato com o nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de: