Pesquisa: Ranking de marcas com maior vínculo emocional com o cliente

Pedro D'Angelo
Pesquisa: Ranking de marcas com maior vínculo emocional com o cliente

Toda marca quer encantar o seu cliente. Isso não é nenhuma novidade. A verdade, porém, é que não são todos que conseguem de fato encantar o seu consumidor e, mais ainda, criar um vínculo emocional com ele.

Ao longo de 2019, O Opinion Box mediu com exclusividade o Customer Emotional Value de 250 marcas de diferentes
segmentos e reunimos aqui neste material as que tiveram mais destaque.

É a primeira vez que as maiores marcas do mercado brasileiro são avaliadas de acordo com um indicador de vínculo emocional. Veja agora um resumo do que descobrimos, o ranking de marcas com maior vínculo emocional e acesse o relatório completo sobre o tema!

Por que o vínculo emocional com o cliente é importante?

Especialistas afirmam que uma pessoa toma mais de 30 mil decisões por dia. Dessa quantidade impressionante, estima-se que 95% das decisões são tomadas baseadas em emoções e intuição. O mesmo ocorre com as decisões de compra: elas são muito mais motivadas pelos fatores não racionais do que racionais.

O poder das emoções é indiscutível, certo?

Por isso, as marcas que conseguem se sobressair e despertar as melhores emoções no seu consumidor, são as que conquistam mais clientes e tem maior chance de fidelizá-los.

Fidelizar clientes é um objetivo que toda empresa precisa buscar. Afinal, clientes fiéis voltam a comprar, investem mais dinheiro e, melhor ainda: trazem novos clientes por meio de indicações com base na sua experiência.

Customer Emotional Value: o indicador de vínculo emocional

O Customer Emotional Value (CEV) é um indicador desenvolvido pelo Opinion Box e pela Expertise que ajuda a identificar, a partir de uma pesquisa de mercado, o vínculo emocional do consumidor com uma marca.

Para determinar o Customer Emotional Value e como ele será calculado , nós procuramos identificar quais emoções interferem mais no vínculo emocional com uma marca.

Após consultarmos diversos autores sobre o tema e testar como diferentes emoções interferem na jornada de compra, chegamos a dez emoções e sentimentos principais, que se combinam em cinco pares opostos.

A pesquisa descobre, em uma escala de 0 a 20, como os consumidores se identificam com cada uma dessas emoções.
O CEV é a composição dos cinco valores, resultando portanto em um indicador que varia de 0 a 100.

Ranking de marcas: Top 10 marcas com melhor vínculo emocional

O nosso estudo exclusivo com o ranking de marcas com melhor vínculo emocional é o Ranking CEV 2020. O relatório traz as 50 melhores marcas que mais despertaram emoções positivas. As marcas são apresentadas em dois rankings distintos: o melhor vínculo emocional com o cliente a partir do conhecimento de marca e a partir de experiências com a marca.

Veja agora quais marcas se sobressaíram e qual nota elas atingiram:

Pesquisa: Ranking de marcas com maior vínculo emocional com o cliente

E quando o assunto é experiência do cliente com a marca, quem ficou no topo do ranking? Veja quem obteve o melhor vínculo emocional com o cliente nesse aspecto:

Pesquisa: Ranking de marcas com maior vínculo emocional com o cliente

 

Acesse o relatório completo:

Quer ler o ranking de marcas completo, análises detalhadas do Top 10 das duas categorias e aprender a desenvolver o melhor vínculo emocional com o cliente? Então acesse o relatório completo! É só clicar no banner abaixo e conferir.

Pesquisa: Ranking de marcas com maior vínculo emocional com o cliente

Também poderá gostar de: