Questionário de pesquisa de mercado: 5 coisas que você precisa saber antes de criar o seu

Danielle Salgado
Questionário de pesquisa de mercado: 5 coisas que você precisa saber antes de criar o seu

Independentemente da pesquisa que você pretende elaborar, a etapa da criação do questionário de pesquisa de mercado é aquela que requer mais atenção.

Isso porque, caso você erre algum pequeno detalhe, pode ocorrer uma distorção nos resultados, e ninguém quer que isso aconteça, certo?

Antes de tudo, é essencial entender melhor o porquê do questionário de pesquisa de mercado ser tão importante.

Qual a importância do questionário de pesquisa de mercado?

São as respostas dos questionários de pesquisa de mercado que ajudarão você e sua empresa nos momentos de tomada de decisões.

Para que isso aconteça da maneira mais precisa possível, é preciso elaborar um questionário com perguntas bem claras, estruturadas e estratégicas, evitando ao máximo a possibilidade de surgirem dúvidas dos respondentes.

O resultado de um questionário bem elaborado será importante para atrair o público-alvo certo, melhorar produtos, serviços e a qualidade do atendimento, e ainda irá ajudar a destacar sua marca ou empresa de seus concorrentes.

Pensando nisso, separamos alguns pontos em que você precisa prestar atenção antes de elaborar um excelente questionário de pesquisa de mercado! Confira:

1. Problema de pesquisa

Antes de elaborar as perguntas do questionário, você deve ter em mente que elas precisam ser estratégicas e pensadas de acordo com o seu problema de pesquisa.

Por exemplo, se você quer saber a percepção da sua marca, você não pode fugir muito desse tema. As perguntas devem ser pensadas nesse contexto, seja de forma direta ou indireta.

2. Tipos de pergunta do questionário de pesquisa de mercado

Em um mesmo questionário, você tem a possibilidade de explorar diferentes tipos de perguntas: resposta única, múltipla escolha, escala, pergunta de data, entre outros. 

Além de tornar o preenchimento mais fácil para os respondentes, esses diferentes métodos também facilitarão a sua análise das respostas.

3. Ordem das perguntas

Não se esqueça de se atentar à lógica da sequência do questionário. As perguntas devem ser estruturadas em uma ordem que faça sentido para quem for responder.

Se a primeira pergunta for “Você possui computador em casa?”, e a segunda “Qual a marca do seu computador?”, em um formulário online, caso a pessoa responda “não”, na primeira, a segunda pergunta será automaticamente pulada, portanto, elas só podem ser feitas nessa ordem.

4. Recursos visuais e auditivos

Para tornar o questionário mais dinâmico e interativo, você pode ilustrá-lo com imagens, vídeos, áudios e GIFs. Isso ajudará o usuário a entender conceitos difíceis de serem explicados com palavras, além de serem recursos atrativos.

Em uma pesquisa de teste de campanha, por exemplo, é muito importante que tenha o vídeo da campanha no formulário, para que o respondente possa fazer a avaliação dentro da própria plataforma de pesquisa.

Na plataforma de pesquisa do Opinion Box, na hora de criar o questionário, é muito fácil adicionar esses recursos! Na criação do questionário, basta selecionar do lado esquerdo da tela a opção “Adicionar imagem” e arrastá-la para a área do questionário. Selecione a imagem que você quer inserir e pronto. Para inserir vídeos, é só arrastar “Adicionar vídeo” e digitar ou colar o link do vídeo desejado.

5. Perguntas inclusivas

Criar um questionário inclusivo que respeita as diferenças e a diversidade das pessoas é essencial para a construção de uma pesquisa sólida.

Ao formular as perguntas, tenha respeito, empatia e objetivos claros. Quando você for perguntar sobre religião, orientação sexual e identidade de gênero, por exemplo, procure inserir opções de respostas que abrangem muitas possibilidades, evitando limitar-se às opções que incluem somente a maioria das pessoas.

Além da questão de ética e respeito, ao incluir respostas que incluem as minorias nos questionários, é possível ter resultados de pesquisa mais concretos e dados mais ricos.

Colocando o questionário de pesquisa de mercado em prática

Agora que você já sabe os principais pontos que devem ser lembrados na hora de construir um questionário de pesquisa de mercado, vamos colocar em prática?

Através da nossa Plataforma de Pesquisa, você terá todos os recursos necessários para construir o questionário ideal.  Nós temos um painel de consumidores com uma base de mais de 150 mil usuários qualificados para responderem suas perguntas! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Também poderá gostar de: