Questionário de pesquisa: 5 dicas para começar o seu questionário do jeito certo

Pedro D'Angelo
Questionário de pesquisa: 5 dicas para começar o seu questionário do jeito certo

Sempre que vou escrever um post aqui no blog, o mais difícil é começar. As primeiras palavras, assim como o início de várias tarefas na vida da gente, são as mais difíceis de sair. Na hora de criar uma pesquisa de mercado não é diferente. Começar a criar um questionário de pesquisa, especialmente para quem não trabalha constantemente com pesquisas de mercado, pode ser um desafio.

E acredite, começar a escrever o questionário do jeito certo conta muito. Lembra do ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Pois é nele que vamos nos basear nesse texto. Um bom começo ajuda a oferecer uma experiência melhor ao respondente, diminui as taxas de rejeição do questionário e faz, assim, com que não abandonem sua pesquisa pela metade. Por isso, siga nossas dicas essenciais para começar com o pé direito a sua pesquisa de mercado:

1. Introdução da pesquisa

Começar sua pesquisa com uma introdução é uma boa ideia em diversas situações. Um texto explicativo antes da primeira pergunta faz isso muito bem.

Se for fazer uma pesquisa com os próprios contatos vale começar o questionário com saudações e explicando do que se trata. Também é bom deixar claro que os dados estarão seguros e não serão divulgados. Além disso, lembre sempre o respondente que não serão pedidos dados pessoais ou de contato no questionário. Coletar dados sensíveis como esses, inclusive, vai contra nossa Política de Conteúdo.

Existem também outras situações em que uma introdução ajuda muito a começar o questionário. Quando o tema da pesquisa é sensível, vale alertar o respondente que as perguntas terão esse tom. Quando o questionário vai apresentar um novo produto, ou o respondente terá que avaliar peças de uma campanha também vale explicar o que será pedido, logo de cara.

Outra dica é avisar ao respondente quanto tempo ele vai gastar para responder à pesquisa. Nas pesquisas no Painel de Respondentes do Opinion Box, inclusive, essa informação é acrescentada automaticamente por nosso sistema e não precisa ser incluída por você.

Um texto explicativo de introdução só tem a ajudar e tornar a experiência do respondente melhor. Por isso, pense bem e coloque algumas poucas frases para abrir o questionário.

2. Comece com perguntas importantes

No início do questionário não vale fazer qualquer pergunta. Desde o primeiro momento, o respondente deve sentir que aquela pesquisa serve para alguma coisa. Faça perguntas que deixem isso claro logo no início.

Não deixe que o respondente sinta que vai perder tempo respondendo ao seu questionário. Pesquisas de mercado são, antes de mais nada, uma forma de obter informações relevantes. Tenha isso em mente durante toda a criação do questionário.

3. Evite perguntas abertas

Perguntas abertas, de texto livre, são sempre difíceis de lidar. Como não temos controle total sobre o que vão escrever em um campo de texto, a análise é mais difícil e nem todo mundo gosta de responder perguntas do tipo, evite colocá-las no início do questionário da pesquisa. Logo no início da pesquisa elas podem desanimar o respondente ou ele pode sentir que não tem informações o bastante para opinar abertamente sobre o tema da pesquisa. Opte por perguntas fechadas, de resposta única, múltipla, ou de escalas.

Elas são sempre um jeito mai seguro de começar a extrair informações do respondente. Na dúvida, consulte nosso texto sobre perguntas abertas para saber a melhor hora de usá-las.

4. Determine logo o tom do questionário de pesquisa

É importante que a pesquisa comece com o tom certo, que será adotado até o final do questionário. Se o estudo tem uma temática mais séria, deixe isso claro na forma como todas as perguntas são escritas. Se puder ser mais descontraído e se aproximar mais do respondente, também deixe isso transparecer nas suas palavras.

Perguntas mais diretas, perguntas mais elaboradas e explicativas, tudo deve ser pensado de forma a manter o tom certo. E claro, isso deve ser feito desde a primeira pergunta, no topo da primeira página do questionário.

5. Não enrole o respondente

Ao responder a uma pesquisa, o respondente está separando uma parte preciosa do seu próprio tempo. Nunca se esqueça disso. Por isso, não vale enrolar quem vai responder ao seu questionário. Seja direto, mesmo que precise explicar conceitos ou introduzir o tema da pesquisa. Ir direto ao ponto, sem rodeios, sempre proporciona uma experiência melhor para quem vai responder. Com essa dica essencial, todas as outras ficam até mais fáceis de se seguir.

E lembre-se, nós do Opinion Box não queremos que ninguém enfrente dificuldades para criar suas pesquisas de mercado. Tem dúvidas? Fale com a gente! E sempre confira nossa seção de materiais. Estamos aqui para democratizar a pesquisa de mercado e contamos com você para nos ajudar nessa tarefa.

Também poderá gostar de:

As perguntas essenciais em um questionário de pesquisa de mercado Ao fazer uma pesquisa de mercado, é possível saber o que as pessoas pensam sobre sua marca, produto ou serviço. Você pod...
Como a pesquisa de mercado te ajuda a bater metas de vendas Bater metas de vendas é sempre um grande desafio. Mas você sabia que a pesquisa de mercado pode ser um grande aliado do ...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.