Se você acredita que tem uma ideia inovadora para um negócio, encontrou uma boa oportunidade para empreender ou percebeu que é o momento de se tornar dono do seu negócio, parabéns. Mas como abrir uma empresa?
Algumas dicas são fundamentais, como procurar um contador, fazer um bom planejamento financeiro e algumas análises de mercado e registrar a sua marca. Mas antes de pensar em como abrir uma empresa, é essencial que você faça pesquisas de mercado, para não desperdiçar tempo e dinheiro com alguma ideia ou oportunidade que pode não ser tão boa quanto parece.
Veja abaixo quais são as principais pesquisas de mercado que você precisa fazer antes de abrir uma empresa:
Análise da concorrência
O primeiro passo é entender qual o seu mercado. Se você está pretendendo abrir uma empresa de um produto ou serviço inovador, você precisa descobrir se já existem concorrentes que façam algo igual ou parecido e entender o que os consumidores acham dessas marcas.
Se for um mercado já consolidado, procure entender quais são os pontos fracos dos seus futuros concorrentes que você pode explorar.
Para identificar os concorrentes é simples: uma rápida busca na internet e você certamente irá achá-los. Depois, basta fazer um benchmarking para avaliar as marcas que já existem e identificar os pontos fortes e fracos de cada uma.
Fazer uma pesquisa de mercado com seu público-alvo também é fundamental para saber como eles enxergam a concorrência.
Mas quem é o meu público alvo?
Sim, este é outro ponto importantíssimo. Em alguns casos, é muito fácil saber quem é o público-alvo de um produto. Por exemplo, se você vai lançar uma marca de roupas para mulheres, você provavelmente já tem em mente qual a faixa etária e a renda das mulheres que irão usar as peças da sua marca. Mas em muitos casos, definir o público-alvo não é tão simples, e a melhor forma de fazer isso é com uma pesquisa de mercado.
Nesse caso, faça a pesquisa com um público mais amplo, ou seja, todas as regiões, todas as faixas etárias, todas as classes sociais e ambos o sexo, testando a aceitação do seu produto, e veja qual perfil irá aprovar melhor a ideia.
Recomendado para você: Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes
Teste de conceito
E por falar em aprovar a ideia, esta é outra pesquisa muito importante. Muitas vezes, nós acreditamos que temos uma ideia genial ou totalmente inovadora, mas a verdade é que, em alguns casos, ela não é tão boa assim, ou não tem um potencial de venda tão grande como você imaginava.
Nesse momento, consultar amigos e familiares nem sempre é a melhor saída, pois eles torcem tanto pelo seu sucesso, que vão achar muito legal tudo o que você sugerir ou não vão ter coragem de desencorajá-lo daquilo que está te motivando.
A melhor forma de saber se uma ideia é mesmo boa, ou se ela tem potencial para se tornar um produto rentável, é fazendo uma pesquisa de mercado com pessoas desconhecidas. Nesse caso, não vale usar o seu mailing pessoal ou colocar um link em suas próprias redes sociais. Se quiser ter resultados realmente significativos, faça uma pesquisa em um painel, explique em linhas gerais o seu produto ou serviço, pergunte como as pessoas avaliam aquela ideia, se elas acham útil, qual adjetivo elas utilizariam para classificar aquele produto e se elas comprariam e, mais importante, quanto elas estariam dispostas a pagar por aquilo.
Teste de preço
Muitas vezes, as pessoas acham uma ideia legal, mas estão dispostas a pagar um valor que não paga nem os custos de produção daquele produto. Nesse caso, o negócio se torna inviável e não tem porque você abrir uma empresa.
Por isso, perguntar quanto as pessoas estão dispostas a pagar ajuda a entender a viabilidade do negócio e o valor real que as pessoas veem na sua ideia. Se você ainda não tem noção de quanto o seu serviço ou produto iria custar, esta é uma ótima forma de balizar.