Como usar as redes sociais para impulsionar sua pesquisa de mercado

Pedro D'Angelo
Como usar as redes sociais para impulsionar sua pesquisa de mercado

Ao realizar uma pesquisa de mercado, você precisa escolher como coletar suas respostas e qual público deverá responder seus questionários. A sua pesquisa pode ser feita em um painel de consumidores ou com seus próprios contatos. Caso opte por fazer a pesquisa com os seus próprios contatos, você pode fazê-la por e-mail ou por um link. Esse link pode ser postado em sites, blogs e redes sociais.

Divulgar o link da sua pesquisa pode ajudá-lo a obter resultados mais rápidos, principalmente se você utilizar as redes sociais. Mas antes de criar o seu link e divulgá-lo, confira as dicas mais importantes sobre o assunto:

Onde eu devo divulgar o link da minha pesquisa?

Pense sempre no objetivo da sua pesquisa, na linguagem do questionário e no seu público. Lembre-se do público que acessa cada um dos seus canais de comunicação online para decidir os melhores lugares para divulgar. Também é importante criar uma chamada atrativa para publicar junto com o link. Assim é possível aumentar o número de acessos ao seu questionário.

Quem vai responder a minha pesquisa?

Tenha em mente que, ao compartilhar um link do seu questionário, qualquer pessoa que o vê terá acesso à pesquisa. Todos poderão respondê-lo, independentemente de fazer parte ou não do perfil ideal do seu projeto. Assim, se sua pesquisa precisa de uma amostra específica ou que estatisticamente represente a sociedade ou um grupo, pense bem. A pesquisa por link pode não ser a melhor forma de coleta. Neste caso, opte por fazer a sua pesquisa em um painel, em que você tem controle sobre a amostra e o perfil dos respondentes.

Recomendado para você: Comportamento do consumidor: o que as redes sociais te ensinam sobre seu público

Quais os melhores tipos de pesquisa para fazer por link?

Você pode fazer inúmeros tipos de pesquisa por link, desde que divulgue os links nos canais corretos. Por exemplo, se você precisa fazer uma pesquisa com os seus colaboradores, crie um link e divulgue na newsletter da sua empresa. Se quer fazer uma pesquisa para sua tese de mestrado ou doutorado, crie um link e compartilhe nas redes sociais ou até no whatsapp.

Lembre-se apenas que, ao divulgar em sua rede pessoal, dependendo do tema, você corre o risco de obter respostas de um grupo muito homogêneo. Assim as respostas podem ser muito semelhantes à sua própria forma de pensar. A dica, neste caso, é divulgar em grupos de diferentes assuntos do Facebook ou do Linkedin, assim você consegue diferentes perfis para a sua amostra.

Quanto custa uma pesquisa por link?

No Opinion Box, você pode fazer pesquisas por link gratuitamente. Basta se cadastrar no Plano Free, que você tem acesso a 100 respostas por link ou por e-mail todos os meses. Caso você precise de mais respostas, você pode assinar o plano Basic ou o plano Plus. Consulte nossos planos e preços aqui.

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Também poderá gostar de:

Como criar um questionário de pesquisa infalível Seja em uma pesquisa por email, por link ou em um painel de respondentes, é muito importante ter atenção na hora de elab...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.