Propósito de marca: o que é e qual a importância?

Danielle Salgado
Propósito de marca: o que é e qual a importância?

O propósito de marca é um dos elementos fundamentais que compõem uma boa estratégia de branding para uma empresa. Mas por que ele é tão importante?

Bom, muitas marcas cometem o erro de concentrar suas estratégias somente na qualidade dos produtos, serviços e campanhas simples de marketing. No entanto, por mais que isso seja primordial para validar um produto no mercado, nós vivemos a era da experiência.

Sendo assim, isso significa que, atualmente, os consumidores não avaliam somente as características técnicas de um produto ou serviço ao fecharem negócio com uma marca. Eles também dão praticamente a mesma importância para a experiência que vivenciam durante a jornada de compra.

De acordo com o Panorama da Experiência do Consumidor, 93% consideram a experiência como um fator importante em uma compra. 

E é aí que entra o propósito de marca: ele é um dos fatores que ajudará a construir uma boa estratégia de CX. Quer saber como? Leia o post completo a seguir!

O que é propósito de marca?

O propósito da marca é basicamente o porquê dela existir. Ou seja, é a definição sobre o que ela pretende entregar ao mundo. Em outras palavras, podemos definir o propósito de uma marca como a essência dela.

Muitas vezes, os consumidores preferem pagar mais por produtos de marcas que estejam alinhadas com os valores deles.

Por exemplo, pensando na causa da sustentabilidade, de acordo com uma pesquisa feita pelo Opinion Box, 62% preferem pagar mais caro por produtos mais naturais e que agridem menos o meio ambiente.

Dessa forma, para dar vida a um propósito de marca, é importante certificar que ele seja um valor universal e atemporal que transforme, inspire, conte uma história e, principalmente, que se baseie fundamentalmente nas raízes e valores da empresa.

Qual a importância do propósito de marca?

Existem várias vantagens em definir o propósito de marca. Uma das principais delas é, sem dúvidas, a identificação que o público terá com ele.

Dessa forma, a consequência direta disso é, sem dúvidas, o aumento das vendas. Afinal, pessoas que se identificam com uma marca tendem a preferi-la e se tornarem clientes fiéis.

Além disso, quando o cliente identifica que os ideais dele estão alinhados com a marca, ele também irá se sentir parte dela e, assim, se tornar mais engajado, podendo virar um verdadeiro promotor da marca.

Outras vantagens em definir um propósito de marca são:

  • Aumento na relevância da marca;
  • Melhoria nos indicadores de satisfação do cliente;
  • Redução do churn;
  • Redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Como criar um propósito de marca?

Bom, agora que você já sabe o que é e qual a importância do propósito de marca, vamos ao que interessa: e na prática, como executar tudo isso?

Para ajudar você, elaboramos um passo a passo para construir o seu propósito de marca, independentemente do tamanho ou segmento do seu negócio. Vamos lá?

Conheça o seu público

O primeiro passo – e um dos mais importantes – é conhecer bem o seu público. Afinal, como construir um propósito para que o seu público-alvo se identifique com ele sem conhecê-lo de forma mais aprofundada?

Para isso, você precisará do auxílio dos dados. Faça uma análise da sua base de clientes e das redes sociais e busque por pontos de perfil e interesse em comum. Além disso, é importante definir a sua buyer persona.

Outra ferramenta essencial para conhecer melhor o perfil, os hábitos e o comportamento do seu consumidor é a pesquisa de mercado. Aqui no Opinion Box, você pode realizar as suas pesquisas para mapear o comportamento do seu consumidor por meio da nossa Plataforma de Pesquisa ou nossas Pesquisas Customizadas com a ajuda de nossos especialistas.

Faça um planejamento estratégico

Em segundo lugar, para que tudo fique mais organizado, é muito importante realizar um planejamento estratégico.

Dessa forma, é possível reunir a equipe para definir quais iniciativas tomar. É aqui que acontece o brainstorming, onde os colaboradores irão expor suas ideias e definir quais são as melhores estratégias.

Por exemplo, caso o propósito de uma marca seja voltada para a valorização da auto estima da mulher, as ações para concretizá-lo devem ser voltadas para o tema, como campanha de marketing, identidade visual, marketing de influência com personalidades relevantes no tema, entre outras estratégias.

Divulgue internamente e externamente

Um propósito de marca nasce dentro de uma empresa. Dessa forma, ele tem que existir de dentro para fora. Não adianta defender esse propósito para os clientes se ele de fato não acontece em uma empresa.

Por exemplo, imagine só descobrir que uma marca com um propósito sustentável que você consome não adota práticas sustentáveis internamente? Seria bem frustrante, não é mesmo?

Por isso é muito importante realizar um alinhamento interno e defender o propósito de marca nela mesma. 

Avalie os resultados

Após definir o propósito de marca e executá-lo na prática, é muito importante avaliar a percepção que o público está tendo. Afinal de contas, somente dessa forma será possível avaliar se a implementação está sendo bem sucedida.

Dessa forma, os feedbacks dos clientes nas pesquisas de satisfação serão meios fundamentais para mensurar os resultados e percepções dos consumidores a respeito do propósito de marca.

Na Plataforma de Customer Experience do Opinion Box, você consegue realizar os principais tipos de pesquisas de satisfação diretamente com os seus clientes, além da oportunidade de acompanhar os resultados em tempo real. Saiba mais!

Também poderá gostar de: