Como fazer um plano de negócio: dicas práticas e como a pesquisa de mercado é importante no processo

Pedro D'Angelo
Como fazer um plano de negócio: dicas práticas e como a pesquisa de mercado é importante no processo

Planejamento é uma palavra de ordem quando falamos de todo e qualquer negócio. Para tirar qualquer ideia do papel, traçar um bom plano é o primeiro e mais importante passo. Nos negócios, o que marca o bom começo de qualquer empreendimento é o plano de negócio.

O plano de negócios serve como um guia com os objetivos e caminhos que serão percorridos por um empreendimento que ainda está para começar. Ele passa pela viabilidade do negócio, analisa o mercado, as estratégias e oportunidades existentes para a empresa que ainda vai surgir.

Sendo assim, aprenda então, de uma vez por todas, o que é um plano de negócio e por que você precisa fazê-lo para começar qualquer empreendimento. Além disso, eu separei também um passo a passo para que você possa começar a elaborar um plano de negócio agora mesmo.

O que é um plano de negócio?

O plano de negócio é um documento estruturado que descreve e registra os objetivos, estratégias e planos de uma empresa. Nele vão constar as informações básicas sobre o negócio, os primeiros passos e um plano de ação de curto a longo prazo.

O plano de negócio precisa de todas as informações básicas e legais da empresa, passando por todos os dados de registro do negócio e da marca. Mas é preciso ir além. Um plano de negócio completo trata também da estratégia por trás do negócio. Ele trata de onde se quer chegar e do caminho para chegar lá. As informações precisam ser consistentes, objetivas e com um propósito claro para o futuro do negócio.

E o que mais não pode faltar? Continue lendo e descubra com a gente. Vamos passar pelos itens do plano de negócio muito além das informações técnicas da empresa.

Como fazer um plano de negócios: objetivos e análise do mercado

Para começar, vamos entender o plano de negócio como um mapa. Ele vai servir de orientação do início ao fim da verdadeira viagem que é tirar uma ideia de negócio do papel.

Nessa etapa, as pesquisas de mercado serão grandes aliadas na elaboração do plano de negócio. Com uma pesquisa, como o próprio nome já diz, você pode obter informações importantíssimas sobre o mercado em que vai se inserir.

Elaborando essa primeira etapa do plano de negócio, faça uma pesquisa para avaliar o potencial do empreendimento. Com o seu público-alvo já definido e sempre em mente, faça uma pesquisa para validar o potencial de mercado da sua empresa. Existe uma necessidade real para que o negócio exista? Os consumidores precisam dos seus produtos e serviços? Qual seria a concorrência a ser enfrentada pelo seu negócio? 

Investigue a opinião do consumidor, faça um bom benchmarking e registre tudo no plano de negócio.

Plano de marketing, vendas e posicionamento

O plano de negócio também precisa conter as estratégias de divulgação, vendas e posicionamento da marca e de seus produtos.

Quando for elaborar um plano de negócio, tenha certeza de passar pela estratégia de marketing que será adotada. Como o produto será oferecido para o público? Qual é a linguagem, os canais e os melhores formatos para divulgar o que for comercializar? O plano de negócio precisa abordar a estratégia de marketing para já começar o posicionamento da marca no mercado. É imprescindível já saber como será feita a comunicação para o público-alvo.

Ao mesmo tempo, passe também pelo planejamento de vendas, que deve sempre acompanhar as ações e a estratégia de marketing. Não basta anunciar o produto, tem que saber como abordar o cliente e oferecer a ele as melhores formar de comprar o que está vendendo.

Mais uma vez, as pesquisas de mercado vão ajudar. Antes de mais nada, já falamos aqui no blog como o marketing é e sempre foi orientado por dados. Com essa característica já fica claro o porquê das pesquisas serem ótimas fontes para fazer um bom planejamento de marketing.

O posicionamento da marca também se beneficia das pesquisas, pois é possível captar as impressões do consumidor perguntando diretamente a ele. Pesquisas de imagem da marca, inclusive sobre a concorrência, podem ajudar muito nessa etapa. Procure investigar ainda os hábitos de consumo, de compra e os meios de pagamento preferidos do público para efetuar vendas mais facilmente.

Operações e financeiro

Passada a parte de amadurecimento e estratégia, é hora de falar do operacional da empresa. Agora, é preciso ser mais prático para descrever no plano de negócio como a empresa vai funcionar: qual será a localização, equipamentos, e as pessoas que farão o trabalho acontecer?

De forma preditiva, o empreendedor precisa também estimar a capacidade produtiva e pensar em equipes e nas suas tarefas. Tudo isso deve ser pensado para o melhor funcionamento da empresa desde seu início, mas também com planos a prazos mais longos.

Ao mesmo tempo, o plano de negócio precisa contar com um planejamento financeiro bem feito. Estabelecidos os parâmetros da operação, como será empregado o dinheiro da empresa? Calcular e prever a gestão financeira é essencial para gastar do jeito certo, evitar surpresas desagradáveis e ajudar a garantir um futuro mais tranquilo para o negócio.

Esses itens de execução do plano de negócio precisam ser descritos o mais detalhadamente possível no plano de negócios. Cálculos e previsões erradas podem custar caro e, por isso, o planejamento deve ser muito cuidadoso.

Para finalizar: não abandone o plano!

Todo plano bem feito e que dá certo precisa de continuidade. E toda empresa de sucesso nasce a partir de um bom plano de negócio. Dessa forma, é preciso continuar com o hábito de planejar o passo a passo da gestão da empresa, antes de mais nada. Também não abandone o plano inicial quando ele começa a dar certo.

Lembre-se sempre que o plano de negócio tem informações sobre os objetivos gerais da empresa, suas estratégias e posicionamento. Nada disso deve ser abandonado – no máximo esses dados podem ser revistos, atualizados e otimizados.

Por fim, quando você preparar tudo para colocar no papel todas as ideias do plano de negócio, já sabe. Venha para o Opinion Box analisar o mercado, seu potencial, testar produtos e preços. Ah, também vamos ajudar a conhecer tudo sobre seu público-alvo e seus consumidores em potencial.

Conte com a ajuda do nosso time de especialistas e comece a fazer pesquisas de mercado agora mesmo!

Também poderá gostar de: