Como fazer um bom planejamento publicitário

Maria Luísa Andrade
Como fazer um bom planejamento publicitário

Toda boa estratégia tem por trás um grande planejamento. Afinal, é preciso organizar e testar as ideias antes de colocá-las em prática. 

O planejamento publicitário vai ajudar você a alcançar mais resultados na sua empresa, assim como reduzir o risco de erros ou prejuízos ao longo de uma campanha. 

Se você quer saber mais sobre o tema, continue lendo esse post e aprenda tudo sobre planejamento publicitário!

O que é planejamento publicitário? 

O planejamento publicitário são as ações que uma empresa vai criar para divulgar sua marca, seus produtos ou serviços. Ou seja, são todas as estratégias que irão colaborar para o aumento das vendas e crescimento da empresa 

O planejamento será capaz de conectar as ideias com os objetivos. E isso não diz respeito apenas sobre escolher um bom veículo para veicular sua campanha. É preciso também entender o seu público, em qual canal será veiculado e porque tomar tais decisões. 

Lembre-se: O planejamento publicitário tem a ver com ideias estratégicas.

Foque sempre no seu público alvo

Do que adianta uma boa imagem ou um bom texto se a divulgação acontecer em um lugar onde não está o seu consumidor? Toda estratégia de marketing deve levar em conta quem são os seus clientes. Para isso, você precisa entender onde está o seu público alvo, quais são as suas necessidades e expectativas. 

Onde estamos vendendo? Em cada meio, o público tem um comportamento diferente. Em uma pesquisa sobre meios de pagamento, constatamos que os consumidores utilizam mais o cartão de débito do que o PIX nas lojas físicas. 

No entanto, nas lojas online o cenário se inverte e o pagamento instantâneo é mais usado. Por isso, é preciso estar preparado para vender em todos eles. 

Quando vender? A cada estação, o público tem tendências diferentes. Por exemplo, no inverno, os hábitos de compra dos consumidores são diferentes do verão. Por isso, você deve estar atento a todas elas para adequar a sua estratégia.

Acima de tudo, durante o planejamento publicitário, você deve saber quem é seu público alvo e como se comunicar com ele. Sendo assim, é fundamental definir a sua buyer persona para compreender melhor o seu cliente.

Tenha informações concretas para fazer o planejamento

É impossível saber exatamente como o público vai reagir a cada campanha. Porém, com um planejamento publicitário você consegue se preparar para mais de um cenário.

Por isso, quando for montar o seu planejamento publicitário, é muito importante ter dados precisos sobre o mercado e seus consumidores. A melhor maneira de conseguir isso é através da pesquisa. 

Dessa forma, com mais informações, você consegue montar estratégias precisas e tomar decisões assertivas. Com um bom plano, as possibilidades para um erro são menores. Caso aconteça, você já estará preparado e saberá o que deve fazer, sem ter grandes impactos no seu Retorno sobre Investimento. 

Fique de olho na concorrência

Para saber se você está acertando ou errando nas suas estratégias, é fundamental procurar as melhores práticas do mercado. Então, durante o planejamento publicitário, não deixe de analisar a concorrência.

Assim, sabendo como os seus concorrentes estão trabalhando, você encontra formas de aprimorar os seus processos e se tornar um diferencial no mercado.

O Opinion Box traz com exclusividade o maior benchmarking de NPS do país, que vai ajudar a sua empresa a tomar decisões melhores a partir de dados. Nesta avaliação, nós apuramos o Net Promoter Score de 31 segmentos do mercado e de quase 400 marcas muito conhecidas, consumidas e adoradas pelos brasileiros.

Ferramentas que vão te ajudar a fazer o planejamento publicitário

Agora que você já sabe o que é o planejamento publicitário e como deve fazer, separei aqui algumas dicas de ferramentas que vão te ajudar a colocar suas ideias em prática.

Google Drive

O Google Drive pode ser seu grande aliado para guardar seus arquivos. Com ele, fica mais fácil armazenar todos os seus conteúdos, independentemente do formato. Além disso, é uma boa maneira de guardar todo material que for produzido e ainda pode ser acessado facilmente por toda a sua equipe. 

O Drive permite criar e fazer uploads de arquivos de diferentes dispositivos. Para quem está criando ações de marketing, é indispensável ter um local para armazenar tudo. Como estamos vivendo em uma era digital, os armários e cadernos não existem mais. 

Trello

O Trello é a ferramenta ideal para organizar as tarefas da sua equipe e acompanhar o progresso das suas ações. A ferramenta de organização possibilita ao time o gerenciamento de qualquer tipo de projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas. Você pode adicionar arquivos, checklists e  até personalizar tudo para que o time trabalhe melhor.

MindMeister

O MindMeister vai te ajudar na organização das suas ideias. A plataforma permite a criação de mapas mentais online que permitem capturar, desenvolver e compartilhar ideias visualmente. Além disso, é possível converter todos os materiais produzidos em PDF.

Painel de Consumidores 

Como você já deve saber, a pesquisa é a melhor forma de ter informações concretas para realizar o planejamento publicitário. Uma ferramenta para te ajudar a realizar pesquisas de forma mais rápida e barata é o Painel de consumidores do Opinion Box. 

Através dele, você poderá realizar pesquisas que vão te trazer dados concretos para criar estratégias mais assertivas. Então, antes de começar a traçar seus planos, fale com um de nossos especialistas e faça já a sua pesquisa!

Também poderá gostar de: