Pesquisas para crises: 5 pesquisas rápidas e baratas para fazer a qualquer momento

Pedro D'Angelo
Pesquisas para crises: 5 pesquisas rápidas e baratas para fazer a qualquer momento

O cenário atual é de extrema incerteza e, nos negócios, isso pede muito cuidado ao tomar qualquer decisão. Em meio à crise que enfrentamos pela pandemia do novo Coronavírus pelo mundo, as empresas se veem obrigadas a agir rápido, mas com muita cautela. E é para ajudar a resolver essa questão que algumas pesquisas para crises são importantes.

O Opinion Box sempre teve a missão de oferecer soluções de pesquisa de mercado online que atendam a todo tipo de empresa – e a qualquer momento.

Agora, então, confira algumas pesquisas que sua empresa pode realizar de forma rápida, sem comprometer o orçamento e ainda oferecendo toda a segurança necessária para agir agora.

Por que fazer pesquisa de mercado online agora?

Monitorar o seu público-alvo é fundamental normalmente. Em tempos de crise, pode ser vital.

Quando o orçamento está mais apertado, é natural que as pessoas mudem alguns hábitos e, neste caso, alguns produtos se tornam mais ou menos essenciais. Neste processo, algumas marcas se beneficiam, outras se prejudicam – e todas precisam ter ciência de qual categoria se encaixam.

Além disso, períodos mais incertos pedem toda a cautela possível antes de qualquer ação. Em um exemplo simples e direto: imagine se você for lançar uma campanha de marketing nos próximos dias.

Você terá que ter muito mais cuidado com o conteúdo da ação, diante da sensibilidade que o momento pede. Por isso, testar bem a campanha com o seu público é fundamental.

Diante dessas situações, a pesquisa online surge como uma oportunidade para quem quer obter dados que fazem toda a diferença ao longo da crise.

Os motivos para fazer pesquisa online são reafirmados agora. Essa alternativa é rápida, acessível e não é preciso ser  especialista para fazer pesquisas mais simples. E agora vamos te contar quais pesquisas fazer.

Pesquisas para crises: tipos de pesquisa de mercado para momentos difíceis

Sabendo das vantagens da pesquisa online – e que toda empresa pode se beneficiar de algum tipo de pesquisa, resta saber: quais são as principais pesquisas para crises?

Para entender o seu consumidor no cenário atual, testar ações que não podem dar errado e encontrar oportunidades, as seguintes pesquisas para crises são as mais indicadas:

1. Hábitos de consumo

As pesquisas de hábitos de consumo servem para apoiar decisões, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação realizada em um negócio.

As perguntas de uma pesquisa de hábitos de consumo buscam entender como os consumidores agem, fatores que influenciam suas decisões de compra, produtos que compram e não compram, quanto pagam e muito mais.

Essa é uma das pesquisas para crises que ajudam a identificar, de forma clara, questões muito específicas sobre o comportamento do consumidor diante da situação atual.

Alguns exemplos de descobertas importantes que a pesquisa vai impusionar: as formas de pagamento preferidas dos consumidores; as mídias populares entre seu público; o que o consumidor pesquisa antes de fazer uma compra; quanto eles costumam investir em determinados produtos; e com que frequência e prioridade realizam suas compras.

Pesquisas para crises: 5 pesquisas rápidas e baratas para fazer a qualquer momento

2. Teste de Campanha

O teste de campanha é uma das pesquisas para crises mais lembradas nesses momentos. Em meio a tudo que já está acontecendo, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de errar o tom de uma ação de marketing.

Se o mercado e os consumidores estão passando por um momento delicado, os departamentos de marketing e agências de publicidade devem saber como se posicionar corretamente.

De forma geral, o teste de campanha é essencial para evitar insatisfação do consumidor e uma imagem negativa para a marca. Como uma das pesquisas para crises, ela se torna ainda mais importante.

Aplique um teste de campanha no seu público caso você vá lançar alguma ação falando da crise atual, mas não apenas nessa situação. Aproveite para testar se sua campanha que já estava prevista ainda é pertinente, trará resultados agora e se não é insensível com a situação de forma nenhuma.

Quer entender melhor sobre testes de campanha? Veja aqui modelos prontos para testar campanhas de marketing.

3. Imagem de marca

Diante de uma crise mundial, que atinge todo o mercado, imagine ter que lidar com uma crise própria?

Obviamente, nenhuma empresa deseja passar por isso. Especialmente agora.

Por isso, é importante não se descuidar da imagem que sua marca tem no mercado e perante os consumidores.

A pesquisa de imagem de marca identifica e entende a percepção do consumidor em relação à sua marca. É possível explorar o local que sua marca ocupa em relação à concorrência, o grau de conhecimento da marca e a percepção do seu material publicitário. Além, é claro, de identificar pontos fortes e fracos a serem explorados para vender mais durante uma crise.

Aprenda a monitorar a sua marca, não só para manter uma boa imagem, mas para encontrar oportunidades decisivas em um momento tão conturbado.

4. Pesquisa de satisfação

Pode não parecer urgente, mas vou afirmar logo de cara: não descuide da satisfação do seu consumidor em períodos turbulentos!

Mesmo que o problema da pandemia não esteja diretamente ligado ao seu negócio ou não seja tão impactado por ele, pesquisas de satisfação são essenciais para acompanhar o seu consumidor. Como na pesquisa de hábitos de consumo, o impacto da crise pode bater em diversos aspectos da vida do seu cliente – e cabe a você descobrir como isso acontece.

Uma pesquisa de satisfação pode te dizer se o cliente anda mais desmotivado e te levar a desenvolver ações que revertem essa situação.

Quer entender melhor como funciona uma pesquisa de satisfação e como ela pode ajudar em crises? Veja aqui o nosso guia completo sobre o tema.

5. NPS

O NPS é uma pesquisa simples e ainda assim muito útil para qualquer negócio. Entre as pesquisas para crises, é a mais fácil de se realizar!

Esse indicador de satisfação se resume a uma única pergunta:

Em uma escala de 0 a 10, se você indicaria aquela empresa para um familiar ou um amigo?

Mesmo assim, o NPS é um indicador para acompanhar em todos os momentos do seu negócio. Agora é a hora de utilizar essa metodologia pois ela fornece, além de tudo, comparação da satisfação e lealdade do consumidor com períodos anteriores.

Para começar a acompanhar seu NPS, você pode contar com a plataforma de pesquisa do Opinion Box. Por lá você cadastra sua pesquisa, faz o upload da sua lista de contatos e dispara a pesquisa por email ou via link compartilhável. Cadastre-se gratuitamente para testar esse e outros vários tipos de pesquisa que você pode fazer com seus consumidores.

E se ficar com alguma dúvida, é só entrar em contato. Aproveite também para conversar diretamente com nossos especialistas em pesquisa. Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita para falar sobre pesquisas para crises!

Pesquisas para crises: 5 pesquisas rápidas e baratas para fazer a qualquer momento

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.