5 pesquisas de comunicação e mídia para impulsionar o marketing da sua empresa

Pedro D'Angelo
5 pesquisas de comunicação e mídia para impulsionar o marketing da sua empresa

O marketing de uma empresa tem muito a ganhar com as pesquisas de mercado. Conheça as principais pesquisas de comunicação e mídia e aprenda a utilizá-las no seu marketing. 

Existem diversos tipos de pesquisa que serão fundamentais para medir o sucesso das estratégias de comunicação de uma empresa. Com dados de pesquisa é possível entender melhor os hábitos de mídia do consumidor, avaliar campanhas e peças midiáticas e garantir que as mensagens sejam bem compreendidas pelo seu público.

Ao realizar pesquisas de comunicação e mídia é que será possível, também, mensurar a aceitação, o nível de reconhecimento e lembrança das estratégias que a empresa lançar na mídia.

Conheça então as 5 principais pesquisas de comunicação e mídia que sua empresa pode fazer para melhorar as estratégias de marketing:

1. Buyer Persona

Antes de mais nada, vamos voltar ao assunto das buyer personas.

Para entender de fato o que precisa ser feito em termos de pesquisas de comunicação e mídia, precisamos saber com quem estamos falando. 

Conhecer o seu consumidor é essencial para traçar ações que vão dar resultado, então se dedique de verdade a essa etapa. Não avance para as pesquisas de comunicação e mídia sem ter uma ideia clara do seu consumidor ideal. É a partir desses dados que será possível investigar seu comportamento em relação a mídia e a forma como ele prefere consumir conteúdos.

Recomendado para você:  [QUESTIONÁRIO] 25 perguntas para seu questionário de Buyer Persona

2. Pesquisa de hábitos de mídia

Aqui no blog, deixamos claro o tempo todo que entender os hábitos e o comportamento do consumidor é essencial.

Saber como as pessoas pesquisam, compram e consomem qualquer produto, serviço ou mídia vai ajudar a nortear cada ação de marketing de um negócio. Os hábitos de mídia, especificamente, estão entre as pesquisas de comunicação e mídia que mais vão ajudar no sucesso das estratégias de marketing.

Pergunte ao seu público-alvo os canais de comunicação que ele prefere, mais utiliza e com que frequência usa. Explore com o seu consumidor o tipo de conteúdo que ele mais gosta, como ele prefere ser abordado.

Busque entender, com um bom questionário de pesquisa, como o seu consumidor se comunica para elaborar mensagens midiáticas que ele vai entender. Descubra se seu público é mais online, mais offline, se é mais impactado por texto, fotos ou vídeos. Vale explorar os horários em que ele está conectado ou ligado em algum tipo de canal de comunicação. A ideia é conhecer a fundo os hábitos para desenvolver campanhas que impactam de verdade o seu consumidor.

3. Pesquisa para pré-teste de campanha

Está prestes a lançar uma campanha na mídia? Então não o faça sem testar a peça antes. Para saber se o texto ficou claro, se o público vai entender o slogan ou até se não tem nada ofensivo no seu conteúdo, faça uma pesquisa de pré-teste de campanha.

Você pode testar tanto o conceito quanto algumas peças da campanha. Por exemplo: qual celebridade você deveria contratar para este vídeo? Qual voz combina mais com a locução do personagem desta animação? Qual trilha transmite melhor o sentimento desta campanha? Ah, e é claro, sempre vale também elaborar uma avaliação pós-campanha para testar os efeitos do trabalho realizado. Caso seja necessário um recall de campanha, você pode também fazer uma pesquisa para entender melhor a situação.

Recomendado para você:  [Questionários] Modelos de questionário para teste de campanha

4. Pesquisa de recall de campanha

O recall de campanha é uma pesquisa para identificar a lembrança da marca após o lançamento de uma campanha publicitária. Os entrevistados são o público-alvo ao qual era direcionada a campanha. Perguntando eles se lembram, o que e quão bem lembram sobre a campanha, é possível identificar se os esforços de comunicação e marketing estão sendo eficientes.

De forma simplificada, a pesquisa de recall de campanha serve para:

  • Avaliar a receptividade do público;
  • Avaliar se a campanha transmite a mensagem pretendida;
  • Saber se o público associa aquela publicidade à marca;
  • Verificar a adequação da campanha ao produto ou serviço que ela está divulgando;
  • E medir o impacto do esforço de marketing com sua influência na decisão de compra do consumidor.

Comece perguntando ao entrevistado se ele se lembra de ter visto propagandas sobre tal segmento de produtos durante o período X, sendo este o intervalo de tempo em que sua publicidade esteve no ar. Explore a lembrança, perguntando exatamente do que ele se recorda, das marcas, e qual foi a sua avaliação das peças que viu.

Depois disso tudo, vale apresentar novamente a campanha para testar o que os consumidores entenderam dela, tanto os que a viram quanto os que não viram ou não lembram. Comparar a opinião de quem viu/lembra e quem não viu/não lembra, inclusive, pode trazer ótimos insights.

Recomendado para você:  Pesquisa de recall de campanha publicitária: o que é, para que serve e como fazer

5. Tracking de comunicação

A melhor forma de medir os resultados da comunicação é monitorando constantemente o alcance e o impacto das ações. Por isso, é importante que as pesquisas de comunicação e mídia aconteçam de forma contínua.

Um tracking de comunicação e mídia faz isso. Trata-se de um tipo de pesquisa que é realizada em ondas, ou seja, aplicada novamente dentro de um espaço pré-definido de tempo. Aplicando novamente o questionário para o público-alvo, continuamente, é possível principalmente traçar comparações. 

Um tracking de comunicação oferece dados para comparar a aceitação da comunicação, medir a satisfação, a lembrança e o impacto das ações em períodos diferentes de tempo. Assim, é possível saber se os resultados do marketing estão melhorando, se a imagem está ficando mais positiva ou negativa e planejar ações a partir desses insights.

Ebook gratuito: Pesquisa de mercado para agências

Como falar de pesquisas de comunicação e mídia sem falar das agências?

As agências de publicidade tem um papel fundamental na hora de ajudar seus clientes a se posicionar, encantar seu público-alvo, se diferenciar da concorrência e vender mais. E nós queremos ajudar as agências a obter ainda mais sucesso nos seus objetivos com uma importante ferramenta estratégica: a pesquisa de mercado.

Por isso, nós preparamos um ebook inédito e exclusivo que mostra como as agências podem se beneficiar da pesquisa de mercado. Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente!

5 pesquisas de comunicação e mídia para impulsionar o marketing da sua empresa  

Quero fazer pesquisas de comunicação e mídia

Agora que já sabe as pesquisas de comunicação e mídia essenciais para impulsionar o seu marketing, que tal buscar os seus próprios dados?

No Opinion Box, você pode fazer diversos tipos de pesquisa de mercado para conhecer o seu consumidor e o seu mercado em profundidade. Você mesmo pode criar o seu questionário e fazer a sua pesquisa sozinho, ou pode contar com a expertise do nosso time de especialistas. Converse com a gente!

Também poderá gostar de:

3 informações valiosas que toda empresa precisa ter sobre o seu client... Já não é novidade para ninguém que, para seu negócio prosperar, é preciso conhecer o seu cliente. Muitas empresas possue...
Como criar um questionário de pesquisa infalível Seja em uma pesquisa por email, por link ou em um painel de respondentes, é muito importante ter atenção na hora de elab...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail