Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram

Danielle Salgado
Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram

O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e que segue crescendo. Somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento no Instagram, a rede já é uma das mais populares em números de usuários no mundo.

Pensando nisso, mais uma vez o Opinion Box realizou sua pesquisa sobre o Instagram. Entrevistamos mais de 2.000 usuários brasileiros para entender os seus hábitos, preferências, o que fazem na rede social e muito mais.

Confira agora os resultados:

Pesquisa Instagram no Brasil – comportamento dos usuários do Instagram

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. 

Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia

Mais impressionante ainda é que, destes, 53% entra várias vezes por dia. Se você ainda achar pouco, fique sabendo que a proporção de usuários que mantém o aplicativo aberto o dia todo dobrou de 11% para 22%.

Esse uso tão intenso do app não é só para passar o tempo. Nossa pesquisa descobriu também que 79% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas.

Além disso, 44% já usaram o Instagram para conversar com empresas;

Público do Instagram – a preferência dos mais jovens

Na pesquisa de 2021, o Instagram ainda perdia para o Facebook como rede mais usada pelos usuários brasileiros. Já em 2022, o Instagram passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma grande vantagem de 19 pontos percentuais. 

No início de 2023, essa vantagem foi ainda maior – e o Instagram é a rede mais utilizada de quase metade da amostra.

A frequência de uso do Instagram mudou pouco no último ano, com leve tendência para o uso mais frequente. É entre os mais jovens que o uso rede é mais popular, de acordo com o público de 16 a 29 anos, 83% usam várias vezes ao dia ou deixam aberto o dia todo. Já na faixa de 30 a 49 anos, o percentual cai para 78%. A partir dos 50 anos, são 70%

Marketing de influência e influenciadores no Instagram

O marketing de influência é uma estratégia que existe desde muito antes das redes sociais. É ele que explica por que você vê tantos comerciais estampados pela Ivete Sangalo, pelo Neymar e pela Xuxa, por exemplo.

No Instagram, porém, o marketing de influência ganhou outra dimensão, permitindo que os seguidores se aproximem e interajam diretamente com os influenciadores.

De acordo com a pesquisa, 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores. Além disso, 20% afirmam que são influenciados por influencers digitais na hora de comprar e consumir produtos. 

Nesse sentido, o poder desse tipo de estratégia é tão grande que o dado mais impressionante é este: 61% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.

Oportunidade para empresas – relacionamento do usuário com empresas

As oportunidades para usar o Instagram para negócios são inúmeras. Nossa pesquisa mostra que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram.

Se apenas esse número não lhe convenceu, saiba que, além disso, 70% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;

Acrescente essas informações a de que 68% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram e pronto: você já tem bons motivos para estar na rede se relacionando com seu público. 

Há duas edições atrás, em 2022, essa proporção era de 59%, o que mostra como as pessoas estão procurando cada vez mais por produtos na rede. 

Os anúncios no Instagram também são uma boa estratégia de marketing. Na pesquisa, 53% acham que os anúncios que aparecem no Instagram têm a ver com eles. Entre aqueles que já viram um anúncio, 45% clicam nele pelo menos de vez em quando.

Além disso, o percentual de pessoas que já compraram via anúncios segue crescendo. Em 2021, eram 34%. Em 2022 chegou a 42%, em 2023 foram 46% e agora, em 2024, já são 51%. 

Opiniões sobre o Instagram

Apesar da popularidade da plataforma no país, o Instagram divide opiniões. Muitas vezes, a vida que as pessoas mostram ter nesta rede social não condiz com a realidade, criando padrões irreais de beleza e ideais falsos de felicidade.

Pensando nisso, perguntamos aos entrevistados o que eles acham do que é mostrado na rede, 55% concordaram que a vida mostrada no Instagram costuma ser falsa. E o que é mostrado nas telas pode ter impactado até no psicológico de algumas pessoas.

Além disso, 66% acreditam que utilizar a plataforma excessivamente pode fazer mal para a saúde mental. Será que as redes sociais estão se tornando mais tóxicas? 

É fato ou fake? 

A divulgação das chamadas “Fake news” ou notícias falsas, nas redes sociais também vem aumentando cada vez mais. Especialmente relacionadas a assuntos como política, informações falaciosas estão por todo lugar e  é preciso ter cuidado com o que lemos na internet.

Apesar do investimento da empresa Meta em Inteligência Artificial para filtrar as fake news no Instagram, Facebook e WhatsApp e da opção de denunciar conteúdos falsos, nem sempre é suficiente para conter a propagação de fake news em massa.

Nossa pesquisa revelou que os usuários não confiam tanto na rede, 59% concordam que há muitas fake news no Instagram. Apesar disso, 40%  afirmaram que passam muito tempo na rede social.

Uso dos recursos do Instagram

Quando o Opinion Box realizou sua primeira pesquisa sobre o Instagram, ainda não existiam muitas funcionalidades. Os stories, por exemplo, ainda eram novidade. 

De lá para cá, quanta coisa mudou! Hoje, a rede tem uma série de outros recursos, como a Loja, os Reels e as Lives. Por isso, vamos falar sobre cada um deles e entender o que o público acha das ferramentas. 

Loja

O Instagram enxergou a potência do Social Commerce e quis trazer para dentro do app a possibilidade de fazer compras. No entanto, o recurso de lojas no Instagram não obteve tanto engajamento dos usuários. 

Desde 2021, quando a funcionalidade ainda era recente, ela se mantém estável na opinião dos usuários, variando apenas na margem de erro. O que  pode ajudar a explicar porque o Instagram decidiu tirar o ícone da loja da barra inferior do app. A partir de fevereiro de 2023, conforme anunciado, a loja dará espaço ao mais popular Reels.

Reels

Já o recurso de vídeos Reels vem se destacando mais. Ele foi lançado oficialmente em 2020 no intuito de concorrer com o “app vizinho”, o TikTok. Apesar de já ter conquistado grande parte dos usuários, a maioria ainda prefere assistir aos vídeos do que publicar.

Isso mostra uma oportunidade para as marcas que querem se destacar na plataforma. Pensando nisso, perguntamos aos entrevistados sobre o consumo desse formato de conteúdo e 55% afirmaram que quando começam a ver os Reels, veem vários na sequência.

Apesar de continuar alta, a porcentagem de usuários que não têm o hábito de criar conteúdo de Reels é grande, 23% disseram que nunca publicaram um vídeo. Esse dado reforça a oportunidade para as marcas e criadores de conteúdo de que o público gosta de consumir, mas não de criar seus próprios vídeos.

Lives

As lives no Instagram tiveram um boom no período da pandemia. No entanto, após o fim do isolamento social, a proporção de usuários que gostam de assistir às transmissões ao vivo na plataforma vem caindo gradualmente. Para se ter uma ideia, em apenas um ano, a quantidade de pessoas que gostam de assistir às lives no Instagram caiu de 71% para 50%.

Ainda assim, esse ainda é um número significativo. Dessa forma, as transmissões ao vivo podem ser uma mina de ouro se bem exploradas. Por isso, se você deseja vender mais talvez seja o momento de apostar no live commerce.

Ficha técnica da pesquisa sobre o Instagram

Por fim, pesquisa sobre o Instagram foi realizada com 2.109 consumidores brasileiros, maiores de 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Os dados foram coletados em dezembro de 2023 e a margem de erro é de 2,1pp.

Os entrevistados fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box e você também pode fazer uma pesquisa com eles! É só entrar em contato pelo banner abaixo e falar com nossos especialistas para descobrir como fazer suas próprias pesquisas.

Faça o download gratuito da pesquisa e confira outros dados inéditos!

Também poderá gostar de: