Pesquisa sobre o uso de Instagram no Brasil: hábitos, frequência e relação com as empresas

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre o uso de Instagram no Brasil: hábitos, frequência e relação com as empresas

Nos últimos anos o Instagram se firmou como uma das redes sociais mais populares no mundo. Com mais de 800 milhões de usuários ativos, a rede social é uma das preferidas do público e chama muita atenção também pelas possibilidades de negócios. O uso de Instagram no Brasil, como em todo o mundo, vem crescendo, e tivemos a ideia de investigar o assunto na opinião dos brasileiros.

Como estamos usando o Instagram? Que tipo de conteúdos postamos e seguimos? Qual a relação do brasileiro com as empresas pelo Instagram? Confira as respostas dessas e outras questões na nossa pesquisa exclusiva sobre o uso de Instagram no Brasil.

Uso de Instagram no Brasil: hábitos, frequência e preferências

Para começar a ilustrar o peso do Instagram na internet brasileira, descobrimos um dado interessante. 25% dos internautas diz que o Instagram é sua rede social mais utilizada.

Entre as mulheres, as que preferem o Instagram às outras redes sociais são 28%. Entre os mais jovens também o índice é mais alto e chega a 35% na faixa de 16 a 29 anos.

A frequência de uso do Instagram, seja para postar ou para acompanhar conteúdos de pessoas e marcas, também é bastante alta. 63% dos usuários afirmam conferir seu Instagram várias vezes ao dia. O número sobe novamente entre os mais jovens. Entre pessoas de 16 a 29 anos, 73,5% conferem seu app muitas vezes durante 24 horas.

O número de pessoas que abrem o app várias vezes por dia já é alto, mas quem checa o Instagram pelo menos uma vez por dia é ainda mais surpreendentes: 89%.

Dentro do app, o que os usuários mais fazem é ficar de olho e curtir as fotos e vídeos dos amigos (84%). Além disso, 60% costumam acompanhar de perto o conteúdo de empresas que gosta. Celebridades e blogueiros/influenciadores digitais ficam em terceiro, na mira de 51% dos entrevistados.

Relação do usuário do Instagram com empresas

Falando em possibilidades de negócios no Instagram, o cenário é favorável para as empresas que querem abrir uma conta por lá. 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social.

Entre todos os usuários, 50% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.

Outro ponto interessante é que 47,5% já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram. Para quem considera investir em marketing de influência, está aí um dado que pode motivar ainda mais.

Falando em marketing de influência, 65% dos entrevistados afirmam seguir influenciadores digitais em seu Instagram. 43% dizem já ter experimentado alguma novidade indicada por esses profissionais.

Perguntamos ainda o nível de influência da opinião de pessoas “famosas” no Instagram, na hora de comprar e consumir produtos. 32% dos usuários de Instagram disseram se sentir influenciados, sendo 10% muito influenciados pela opinião dos famosos. Uma ótima oportunidade para quem é referência em algum assunto, pretende ser ou considera contratar profissionais do Instagram para divulgar e oferecer seus produtos e novidades.

Conteúdo no Instagram para negócios

Além de servir de plataforma para vender e divulgar produtos e novidades, o Instagram é uma ótima oportunidade para fazer marketing de relacionamento. Com isso, é de se esperar que a rede social se torne também um canal para dar voz à insatisfação e esclarecer dúvidas que seus clientes podem ter. 37,5% dos entrevistados na pesquisa dizem, inclusive, já terem usado o Instagram para falar sobre reclamações e dúvidas com as empresas.

E para quem está buscando ideias de conteúdo para engajar seu público no Instagram, um dado que pode ajudar: 73% dos usuários disse já ter usado a rede social para participar de promoções e concursos.

Em relação a conteúdos pagos e publicidade, o usuário de Instagram tem mais resistências. Atenção para os 37% que afirmaram não gostar de ver publicidade e conteúdo de anúncios no feed.

Instagram stories

O Instagram stories foi uma novidade controversa no seu lançamento, em 2016. Na época, muito se falou sobre a possibilidade do formato estar copiando o funcionamento do Snapchat, rede social rival que recusou a proposta de compra do Facebook/Instagram.

Mas a aceitação dos stories, aqueles conteúdos de fotos e vídeos que duram 24h, atualmente, está bastante positiva. 86% dos usuários de Instagram afirmaram na pesquisa que gostam de stories, sendo que 61% gostam muito. Os detratores, que não gostam do formato, são apenas 2%.

A aceitação dos stories é evidenciada na frequência com que as pessoas postam e assistem às histórias no Instagram. 73% dos usuários da rede assistem stories pelo menos uma vez por dia, sendo 44,% várias vezes ao diaOs que postam diariamente são 31%. Os dados ficam mais surpreendente quando perguntamos a preferência por conteúdo: 28% já gostam mais de publicar stories do que fotos e vídeos no feed tradicional.

Não é a toa que o Instagram tem liberado cada vez mais recursos para as histórias, que já suportam hashtags, gifs e até links vinculados a elas.

Informações técnicas da pesquisa

A pesquisa sobre uso de Instagram no Brasil foi realizada pelo Opinion Box durante o mês de março. Foram coletadas 2538 entrevistas com internautas de todo o Brasil, cadastrados no nosso Painel de Respondentes. A amostra da pesquisa é representativa do universo da internautas brasileiros, considerando a distribuição por sexo, faixa etária, classe social e regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 1,9pp.

Quero fazer uma pesquisa

Quer fazer a sua própria pesquisa e ouvir a opinião do brasileiro sobre assuntos diversos? Conheça as soluções do Opinion Box. Você pode fazer pesquisas de mercado sozinho, sem sair da frente do computador, ou contar com nosso time de especialistas. Cadastre-se gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa e conheça as opções!

Quero saber mais sobre pesquisas e Instagram

Quer acompanhar mais dados de pesquisa e ver na prática como os negócios usam o Instagram? Siga o nosso perfil: @opinionbox.pesquisas e acompanhe nossos conteúdos por lá. Fique à vontade para mandar uma mensagem, sugerir conteúdos e perguntar sobre pesquisas de mercado, estamos te esperando para conversar.

Também poderá gostar de:

Sustentabilidade: os consumidores estão preocupados com ações sustentá... A sustentabilidade é um tema que faz parte do dia a dia da sua empresa? O Opinion Box quis entender a preocupação dos co...
A mulher no mercado de trabalho: pesquisa sobre o dia da mulher Para celebrar o Dia internacional da Mulher, o Opinion Box preparou uma pesquisa sobre a mulher no mercado de trabalho. ...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail