Pesquisa sobre Instagram 2019: dados exclusivos sobre o Instagram no Brasil

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre Instagram 2019: dados exclusivos sobre o Instagram no Brasil

Você também tem a impressão de que o Instagram é a queridinha entre as redes sociais mais populares? Tem passado boa parte do seu tempo assistindo stories ou rolando pelo feed de fotos e vídeos? Pois é disso que vamos falar agora, com a nossa pesquisa exclusiva sobre Instagram no Brasil.

O Opinion Box já havia feito uma pesquisa com os internautas brasileiros sobre sua relação, hábitos e uso de Instagram no ano passado. Como as redes sociais estão sempre mudando, seus algoritmos atualizados, e as preferências dos usuários também, refizemos a pesquisa para conferir o que pode ser novidade em 2019.

Confira agora os resultados:

Perfil do usuário de Instagram no Brasil

A popularidade do Instagram é incontestável. 70% dos entrevistados disse ter uma conta e acessar a rede social.

Nossa pesquisa descobriu ainda que o Instagram é a rede preferida de 1 em cada 4 internautas. No ranking de preferência, ela fica atrás apenas do Facebook, que é  preferido de 52%.

Entre as mulheres a preferência pelo Instagram é ainda mais alta, chegando a 29%. Também descobrimos que o Instagram é o preferido dos mais jovens (35%), enquanto os mais velhos tem ainda mais resistência e são só 12%.

Outro ponto que comprova o quanto os usuários adoram o Instagram é a frequência com que eles acessam o app. 67% dos entrevistados acessam o Instagram várias vezes ao dia. Vale notar que, para 2 em cada 3 entrevistados, a frequência de uso aumentou nos últimos 12 meses. Além disso, 47% da amostra da pesquisa ainda preveem que vão usar cada vez mais o Instagram, pensando nos próximos 12 meses.

Preferências e hábitos de consumo de conteúdo no Instagram

Além de conhecer o perfil do usuário, nossa pesquisa sobre Instagram também abordou os hábitos de consumo de conteúdo na rede social. Que tipo de conteúdo atrai mais o internauta? Que tipo de perfil ele segue? Para que usa a rede social?

Os stories seguem muito queridos pelos usuários, cuja maioria (63%) diz gostar muito. Eles também são postados pelo menos uma vez por dia por 34% dos usuários do Instagram e assistidos diariamente por 77%.

Ainda assim, a maioria diz que ainda posta mais fotos e vídeos no feed do que nos stories: 63%.

Relação do usuário com empresas e influenciadores digitais

Diante de tanta popularidade e uso tão frequente do Instagram, é natural que as empresas queiram se aproveitar dessa onda. Mais ainda, os influenciadores digitais, que vem fazendo sucesso nos últimos anos com parcerias pagas e patrocínio de marcas, também estão em alta.

Pensando em negócios no Instagram, o cenário é bem favorável para as empresas que querem abrir uma conta por lá. Comprovamos isso pelo fato de que 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social.

Entre todos os usuários, 48% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram. Em paralelo, 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram.

Perguntamos ainda o nível de influência da opinião de pessoas famosas no Instagram, na hora de comprar e consumir produtos. 40% dos usuários de Instagram disseram se sentir influenciados, sendo 15% muito influenciados pela opinião dos famosos. Uma ótima oportunidade para quem é referência em algum assunto, pretende ser ou considera contratar profissionais do Instagram para divulgar e oferecer seus produtos e novidades.

Os entrevistados que seguem famosos ainda apontaram os segmentos de influenciadores que preferem seguir. Os principais são:

Moda (51%), Saúde e fitness (49%), Humor (49%), Música (48%), Maquiagem e estética (46%), Cinema e TV (42%) e Viagens e Turismo (41%).

Ah, e para saber mais sobre como se aproveitar disso, leia nosso artigo sobre as vantagens do marketing de influência.

Opinião dos usuários: anúncios no Instagram dão certo?

Já há algum tempo o Instagram passou a exibir anúncios de perfis comerciais tanto no feed quanto entre os stories. E será que os usuários aprovam as propagandas?

Perguntamos aos usuários na pesquisa sobre Instagram o que acham da relevância dos anúncios, e a maioria aprova o conteúdo. 60% dos entrevistados avalia que os anúncios tem a ver com seu perfil.

Ainda sobre anúncios no Instagram, metade dos entrevistados considera os anúncios interessantes, de forma geral. Enquanto isso, 23% dizem que os anúncios os irritam, e o restante da amostra não se importa com esses conteúdos.

Mas objetivamente falando: os anúncios dão certo ou não?

85% dos usuários disseram clicar nos anúncios, mesmo que raramente. Destes, 13% clicam frequentemente ou sempre.

E a efetividade também pode ser medida pelos 35% que disseram já ter comprado algo após clicarem em anúncios no Instagram.

Pesquisa sobre Instagram 2019 – informações técnicas

A pesquisa sobre Instagram no Brasil em 2019 foi realizada pelo Opinion Box durante o mês de junho. Foram coletadas 2035 entrevistas com internautas de todo o Brasil, cadastrados no nosso Painel de Respondentes.

A amostra da pesquisa é representativa do universo da internautas brasileiros, considerando a distribuição por sexo, faixa etária, classe social e regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,2pp.

Quero saber mais sobre pesquisas e Instagram

Quer acompanhar mais dados de pesquisa e ver na prática como os negócios usam o Instagram? Siga o nosso perfil: @opinionbox.pesquisas e acompanhe nossos conteúdos por lá. Fique à vontade para mandar uma mensagem, sugerir conteúdos e perguntar sobre pesquisas de mercado. Estamos te esperando para conversar.

Caso queira levantar seus próprios dados sobre o mercado, seus consumidores ou concorrentes, conheça nossas soluções. Você pode fazer pesquisas de mercado sozinho, sem sair da frente do computador, ou contar com nosso time de especialistas. Cadastre-se gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa e conheça as opções!

Também poderá gostar de:

Mercado de carros: quais são as marcas que movem os brasileiros O que significa o carro para você? Para alguns, é apenas uma forma de se locomover. Para outros, é um desejo de consumo,...
Cosméticos: quais marcas e produtos não saem da pele dos brasileiros Foi-se o tempo em que os cuidados com a pele, com o corpo e com os cabelos eram restritos apenas às mulheres de determin...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.