Pesquisa sobre bancos: o brasileiro está satisfeito com seu banco e serviços bancários?

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre bancos: o brasileiro está satisfeito com seu banco e serviços bancários?

Conheça os hábitos de compra e consumo, a satisfação média, o NPS e o vínculo emocional dos consumidores com os principais bancos do Brasil.

Como você lida com seu banco? Como administra seu dinheiro? Você resolve tudo pela internet ou costuma ir à agência bancária?

Não dá para negar, bancos fazem parte do nosso dia a dia. Há muito tempo vistos como um mal necessário, hoje os bancos estão passando por um momento diferente. Eles estão se modernizando, apostando em tecnologia e até oferecendo experiências memoráveis para os clientes.

Para entender a percepção e a relação dos brasileiros em relação aos bancos dos quais são clientes é que surgiu a nossa nova pesquisa sobre bancos. Confira agora os principais resultados e baixe o relatório completo!

Pesquisa sobre bancos – hábitos de uso e serviços bancários

O brasileiro costuma ficar bastante tempo no mesmo banco. 53% dos entrevistados são clientes antigos do seu banco atual, com conta há mais de 5 anos. 29% possuem conta no mesmo banco há mais de 10 anos.

A pesquisa sobre bancos também descobriu que a intenção de troca é bem pequena. Apenas 2 em cada 10 admitem que é provável mudar de banco nos próximos 12 meses.

Independentemente de ter intenção de troca ou não, os dois principais motivos que levariam um cliente a trocar de banco são relacionados a custo: cartão sem anuidade e tarifas mais baixas.

Os resultados detalhados e outras informações sobre os hábitos de compra e consumo você encontra no Opinion Box Insights..

Satisfação e NPS dos principais bancos

A revolução digital nos bancos parece ter feito a diferença na avaliação dos clientes. A pesquisa sobre bancos comprova isso ao mostrar que os bancos digitais Nubank e Inter são os que possuem as melhores notas de satisfação média e NPS.

Para saber quais marcas lideram o ranking, baixe agora mesmo o Opinion Box Insights.

Vínculo emocional com bancos

O Opinion Box desenvolveu uma metodologia inédita no Brasil, que mede o vínculo emocional dos consumidores com as marcas. O CEV (Customer Emotional Value) identifica as principais emoções que as marcas despertam nos consumidores e gera um indicador.

De acordo com a nota alcançada, as marcas são classificadas em cinco faixas: haters, potenciais haters, indiferentes, potenciais lovers e lovers.

Consegue adivinhar quais são os bancos que firmam o maior vínculo emocional com os consumidores? Para saber a resposta, é só baixar o Opinion Box Insights.

Pesquisa sobre bancos: o brasileiro está satisfeito com seu banco e serviços bancários?

Outros relatórios do Opinion Box Insights

Quer conhecer os hábitos de compra e consumo, a satisfação, o NPS e o CEV de outros mercados?
Veja as edições anteriores do Opinion Box Insights:

Também poderá gostar de:

Pesquisa exclusiva: posicionamento de empresas em questões políticas e... Qual deve ser o posicionamento de empresas diante de questões políticas e sociais? Elas devem se pronunciar, escolher la...
Case de pesquisa de mercado: Pensando fora da caixa com o Into The Box O momento em que alguém decide abrir uma empresa é sempre cercado de um misto de dúvidas, inseguranças e, claro, empolga...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.