Pesquisa exclusiva: perfil de compra do consumidor brasileiro

Pedro D'Angelo
Pesquisa exclusiva: perfil de compra do consumidor brasileiro

Nós já sabemos que a popularidade do e-commerce no Brasil só vem crescendo. Nossos resultados de pesquisa mais diversos sobre o setor apontam um mercado aquecido, consumidores antenados e de olho nas promoções. No entanto,  algumas perguntas ainda ficam sem resposta: quando essas pessoas passaram a comprar online? Quais são suas motivações? E como usar esses dados para incentivar novos usuários a aderirem ao varejo virtual? Resumindo, qual é o perfil de compra do consumidor brasileiro?

Para responder a tantas perguntas, nos juntamos à Social Miner para realizar uma pesquisa especial que, como sempre, resultou em um relatório que você pode acessar no fim deste post.

Antes de conferir o relatório na íntegra, vamos ver alguns destaques sobre o perfil de compra do consumidor?

Perfil de compra do consumidor: o que é? Por que pesquisar?

Entender o perfil de compra do consumidor é entender os seus hábitos na hora de pesquisar e comprar produtos. Além disso, é entender a fundo o que um cliente em potencial busca, tanto em termos de produtos quanto no que diz respeito à experiência de compra, formas de pagamento, motivações por trás de suas compras e muito mais!

E como sempre falamos aqui, entender mais sobre o comportamento do consumidor é essencial para tomar melhores decisões. Investigando o perfil de compra e todos esses outros aspectos do seu futuro cliente, você pode investir em estratégias de marketing e vendas que melhor se adequam ao que seu público busca e espera de você.

Por fim, claro, a consequência desse esforço é um número de clientes mais satisfeitos e melhores resultados nas suas vendas.

Principais resultados

Confirmando a popularidade do e-commerce, nossa pesquisa mostra logo de cara que 81,4% dos respondentes afirmam ter, sim, o hábito de consumir no varejo virtual.

Entre os consumidores que costumam comprar online, cerca de 60% já o fazem há pelo menos 4 anos.

Agora, para quem já está acostumado a comprar em sites ou aplicativos, as vantagens que os atraíram são muitas. Tantas que encontrar uma “variedade de produtos”, poder aproveitar “descontos”, fazer isso com facilidade “de qualquer lugar, a qualquer momento” e “receber tudo isso em casa” aparecem entre as principais razões que convenceram os consumidores a se renderem ao varejo virtual.

No entanto, podemos notar que “opções de pagamento”, “confiança nas lojas” e “informações sobre os produtos” não foram apontados com tanta frequência como aspectos decisivos para que os usuários aderissem aos e-commerces. Isso não significa, porém, que estes itens não sejam importantes, mas possivelmente que muitas marcas ainda falham na oferta ou comunicação dessas vantagens.

Quer continuar lendo os resultados da pesquisa? Então clique no banner abaixo para acessar o relatório na íntegra.

Pesquisa exclusiva: perfil de compra do consumidor brasileiro

Sobre a pesquisa

A pequisa sobre o perfil de compra foi realizada com 1012 participantes do Painel de Consumidores do Opinion Box. As entrevistas foram coletadas entre 22 e 27 de janeiro. O estudo tem margem de erro de 3,1 pp e intervalo de confiança de 95%.

As entrevistas respeitam as proporções de sexo, idade, renda familiar mensal e distribuição geográfica do universo de internautas brasileiros.

Caso queira saber mais sobre o Painel de Consumidores e como fazer suas próprias pesquisas com respondentes de todo Brasil, fale com a gente! É só clicar no banner abaixo para batermos um papo sobre pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de: