M-Commerce no Brasil: confira dados exclusivos da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

M Commerce no Brasil: confira dados exclusivos da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Fazer compras pelo celular já é algo que faz parte do seu dia-a-dia? A nova pesquisa sobre Comércio Móvel no Brasil constatou que o m-commerce vem se tornando cada vez mais popular no país.

O surgimento da pandemia do coronavírus acabou resultando no fechamento temporário do comércio em locais físicos em diversos locais do país. Com isso, o brasileiro vem mudando sua forma de fazer compras, gerando o fortalecimento do m-commerce ou comércio móvel, que são as compras e pagamentos feitos através do celular.

Confira a seguir os principais resultados e insights da última pesquisa sobre m-commerce realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Pagamentos sem contato disparam

Com a chegada da pandemia, o pagamento sem contato passou a ser altamente recomendado, fazendo com que o brasileiro começasse a se familiarizar mais com o método. 

Você já teve a oportunidade de fazer algum pagamento pelo celular utilizando QR Code? Esse método de pagamento teve um crescimento expressivo em comparação à pesquisa do último semestre: a proporção de usuários que já realizaram pagamentos via QR Code subiu de 35% para 48%.

Em relação aos pagamentos por aproximação, a proporção de usuários que afirmaram que já utilizaram o método praticamente dobrou em um ano! No mês de agosto de 2019, apenas 17% dos respondentes haviam utilizado o método. Em contrapartida, em agosto de 2020 esse número subiu para 33%.

A alta do m-commerce no país

A proporção de usuários que usam o celular para fazerem compras no Brasil aumentou consideravelmente na pandemia. Muitos brasileiros começaram a experimentar formas de pagamento pelo celular pela primeira vez.  Em seis meses, a proporção de usuários que já realizaram compras desta forma, chamados na pesquisa de “consumidores móveis”, passou de 85% para 91%.

A quantidade de usuários ativos mensais (MAUs) também segue bem alta: entre os consumidores móveis, 83% fizeram compras pelo celular no último mês. Em 2018, a proporção era de 71%.

Ao contrário dos últimos 6 meses, 76% dos usuários assumiram que aumentaram as compras pelo celular, o que pode ser considerado como outro reflexo da pandemia.

Como muitos brasileiros ainda não possuem computador em casa, a diferença entre usuários que preferem fazer compras online pelo computador e pelo smartphone é bem grande: apenas 24% realizam as compras com mais frequência pelo computador, enquanto 76% fazem pelo celular.

Em relação às categorias de preferência de compras pelo celular, as refeições lideram, com 49% de preferência, seguido por roupas, com 43% e alimentos, com 42% de preferência. Em contrapartida, os menos procurados são CDs ou DVDs, artesanato e artigos esportivos, com apenas 5%, 7% e 11% de preferência, respectivamente.

Preferências e índice de satisfação do usuário no m-commerce

Quando você realiza uma compra pelo celular, quais funcionalidades considera como mais relevantes? O cashback, que é um programa de recompensa por reembolso. Atualmente, ele está disponível em diversas plataformas de compra online e é considerado como a funcionalidade mais importante em compras online por 42% dos entrevistados.

Por outro lado, a funcionalidade que obteve a menor porcentagem em relação à importância em um app de comércio móvel foi a captura de dados do cartão de crédito através da câmera do celular, com apenas 12% de preferência.

O método de pagamento preferido pelos usuários é o cartão de crédito, com 64% de preferência. Em seguida vem o boleto bancário, com apenas 21% de preferência.

Recomendado para você:  M-Commerce no Brasil: confira dados exclusivos da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box
Meios de pagamento: como o cliente prefere pagar por suas compras?”]

De modo geral, o brasileiro está tendo boas experiências com os serviços de comércio móvel: 90% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência de comprar produtos físicos pelo celular, dessa forma, a tendência é que as marcas invistam cada vez mais na experiência do cliente.

Mudanças no comportamento do consumidor na pandemia

Depois que o fechamento de bares e restaurantes em vários locais do país começou a ocorrer, e também por questões de segurança, a procura pelos serviços de delivery disparou: a proporção de brasileiros que já pediram refeição através de aplicativos subiu de 58% para 83% em um ano e meio.

Sendo assim, o Ifood lidera isoladamente como o app de delivery de comida mais utilizado pelos brasileiros, com 64% de preferência. Em segundo lugar, encontra-se o Uber Eats, com apenas 14% de preferência, em seguida vem o WhatsApp, com 9% de preferência.

Da mesma forma, a proporção de usuários ativos  é enorme: dos usuários que já pediram comida pelo celular, 85% pediram no último mês.

A solicitação de apps de corrida pela primeira vez também aumentou na pandemia. Uma das explicações para isso pode ser devido à precaução de quem precisa sair de casa para trabalhar durante a pandemia. Logo, as pessoas evitam o uso de transporte público para não se aglomerarem e optam por outras alternativas.

M-Commerce no Brasil: sobre a pesquisa

Em conclusão, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: comércio móvel no Brasil foi realizada entre os dias 10 e 21 de agosto de 2020, na qual foram entrevistados 2007 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo.

Essa pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.

Para acessar os dados completos da pesquisa, basta clicar aqui. Caso você queira ter acesso às outras pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box, é só acessar o banner abaixo.

Faça você também a sua pesquisa de comportamento

Em conclusão, a pesquisa foi realizada para compreender e analisar o comportamento do brasileiro em relação ao comércio móvel, levando também em consideração as mudanças provocadas pela pandemia.

Os dados foram coletados através do Painel de Consumidores do Opinion Box. Nosso painel conta com mais de 150 mil usuários qualificados para responderem às pesquisas. 

Você também pode realizar uma pesquisa de comportamento sobre o tema que preferir dentro da nossa plataforma de pesquisa. É muito simples! Ela pode ser feita por conta própria dentro da plataforma ou você também pode contar com o nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto do início ao fim!

Ficou com alguma dúvida?  Entre em contato com um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.