Marketing de Influência no Brasil: confira dados exclusivos!

Maria Luísa Andrade
Marketing de Influência no Brasil: confira dados exclusivos!

Hoje em dia, existem mais de meio milhão de pessoas trabalhando com marketing de influência no Brasil. 

Com tantas pessoas se tornando influenciadoras e muitas outras almejando essa carreira, o mercado vive uma boa fase. Em paralelo, para as empresas, esses profissionais são verdadeiras oportunidades de atrair novos clientes. Mas como as marcas podem usar dessa influência para atrair os seguidores para além do Feed?

Pensando nisso, o Opinion Box junto com a Influency.me, trouxeram mais um material exclusivo, com dados inéditos e dicas essenciais para criar um conteúdo de qualidade.

Público dos influencers no Brasil

É impossível pensar nas redes sociais e não falar sobre os influenciadores, afinal 3 em cada 4 internautas seguem influenciadores nas redes sociais. Mas afinal, quem é o público dos influencers no Brasil? 

Seguir influenciadores digitais nas redes sociais é algo mais comum entre as mulheres e entre pessoas mais jovens. 8 em cada 10 mulheres internautas seguem influencers. Na faixa etária de 16 a 29 anos, 86% disseram seguir influenciadores nas redes sociais. 

Quando perguntamos aos seguidores o que os leva a seguir algum influencer nas redes sociais, o que mais conta é o assunto tratado pelo profissional.  Alguns dos temas preferidos pelos usuários são:

  • Viagem e Turismo: 36%
  • Finanças: 35%
  • Saúde/Fitness: 34%
  • Humor: 31%
  • Gastronomia/Receitas: 25%

Isso tudo mostra que existe uma ampla gama de possibilidades para traçar uma estratégia de marketing de influência. O mais importante é ter conhecimento sobre o assunto e transmitir isso de uma maneira divertida e informativa para os seus seguidores, já que 54% apontaram notar que o conteúdo está perdendo a qualidade com um dos motivos para deixar de seguir um influenciador. Além disso, 35% responderam que o influenciador passar a postar muita propaganda/posts patrocinados por marcas também é um motivo para dar unfollow.

Quais são os principais influenciadores do Brasil? 

Com tantos influenciadores na internet, quem será que mais influencia no nosso país?

Para descobrir quem são os grandes nomes desse mercado, perguntamos às pessoas entrevistadas quais são as referências que elas têm, em geral e por área de atuação dos influenciadores. 

Todos os rankings foram formados a partir de menções espontâneas por parte  das pessoas entrevistadas. Isso significa que os respondentes  responderam a perguntas de campo aberto, indicando o nome  que viesse à cabeça, sem opções de resposta estimuladas. Veja alguns dos resultados por segmento:

  • Moda: Virginia Fonseca
  • Tecnologia: Fábio Akita
  • Gastronomia e receitas: Rita Lobo
  • Negócios e Finanças: Thiago Nigro 
  • Maquiagem: Bianca Andrade
  • Viagens: Rodrigo Ruas
  • Humor: Whindersson Nunes
  • Saúde e Fitness: Paulo Muzy

Também conferimos os cinco influenciadores mais falados nos dez tópicos. Entre as mulheres, Virginia Fonseca é a mais citada, enquanto entre os homens, Felipe Neto lidera o ranking.

Qual tipo de conteúdo criar?

Para se tornar um influenciador e trabalhar com marketing de influência é preciso de dedicar. 61% dos entrevistados concordam que, para ser influenciador digital, não basta ter seguidores, é preciso talento. E a grande chave pode estar no conteúdo que um influencer produz. 

Dessa forma, para conquistar muitos seguidores é fundamental ter um bom conteúdo. De acordo com a pesquisa, as características que mais chamam a atenção dos usuários são: o nível de confiança, se é explicativo e se vai direto ao ponto. 

Agora, falando sobre formatos, os vídeos curtos estão bombando, especialmente aqueles que têm entre 1 e 3 minutos. E as hashtags também não ficam esquecidas! 26% costumam seguir hashtags para acompanhar os posts de determinados assuntos e quase 60% têm o hábito de clicar nas tags dos posts. Por isso, não se esqueça de de colocar aquela # na legenda quando for fazer seu post. 

O poder do marketing de influência no Brasil

Nos últimos anos, tornou-se evidente que o marketing de influência conquistou um espaço crescente e relevante no ambiente online, estabelecendo-se como um dos pilares essenciais do campo do marketing. Os influenciadores digitais possuem a habilidade de persuadir um grande número de pessoas em favor de marcas ou empresas.

Uma característica notável do marketing de influência é sua abordagem orgânica na comunicação com o público. Com milhões de seguidores, os influenciadores têm o potencial de aumentar o reconhecimento de marcas e transformar essa influência em vendas tangíveis. E os dados não negam esse impacto: 75% disseram que já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais.

No mundo das compras por influência, os dados são positivos. Mais da metade das pessoas que compra após indicação de  influencers está satisfeita, enquanto 2 em cada 10 não estão  felizes com suas compras. O percentual é ainda um pouco mais favorável quando perguntamos sobre a probabilidade de  comprar novamente: 58% consideram provável que voltem a comprar por indicação de influenciadores digitais.

Por isso, se você deseja aumentar as suas vendas e alcançar novos consumidores, investir em marketing de influência pode ser uma boa estratégia. Contudo, é preciso ter cuidado ao escolher quem será o porta voz da sua marca, pois o grau de confiança que os seguidores têm nos influencers pode ser decisivo para garantir que seu  cliente fique feliz com o que você vende.

Sobre a Pesquisa

Por fim, para realizar o Relatório Influenciadores Digitais e levantar dados sobre marketing de influência no Brasil, entrevistamos 2.129 usuárias de internet que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box.

Os entrevistados possuem acima de 16 anos, estão distribuídos por todo o Brasil, respeitando as proporções de gênero e classes sociais. As entrevistas ocorreram em agosto de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.

Além disso, você também pode fazer a sua própria pesquisa de mercado para entender o perfil, comportamento, hábitos e preferências do seu público-alvo. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

Você se interessou pelos dados e quer saber mais? Então baixe agora o relatório completo e gratuito da pesquisa:

Também poderá gostar de: