Pesquisa Opinion Box e LinkedIn: LGBT+ no mercado de trabalho Brasileiro

Pedro D'Angelo
Pesquisa Opinion Box e LinkedIn: LGBT+ no mercado de trabalho Brasileiro

O momento atual do mercado de trabalho pede discussões sobre respeito, inclusão e diversidade nas empresas. Pautas como a igualdade de gênero, o combate à discriminação racial e de outras minorias são trazidas até o mercado de trabalho e já fazem parte da cultura organizacional de muitas empresas. Mas e na prática, como as minorias se sentem dentro do mercado de trabalho e como as empresas agem para dar o devido apoio a elas?

Para traçar um panorama das opiniões e experiências da população LGBT+ no mercado de trabalho, bem como da população em geral, o LinkedIn encomendou uma pesquisa exclusiva sobre o tema. O estudo faz parte da campanha #ProudAtWork, promovida pelo LinkedIn para debater sobre o tema.

Por meio do nosso Painel de Consumidores, mais de mil profissionais brasileiros responderam ao questionário. Os principais resultados você pode conferir a seguir:

LGBT+ no mercado de trabalho Brasileiro: principais insights

O objetivo da pesquisa foi buscar entendimento sobre questões a respeito de profissionais LGBT+ no mercado de trabalho. Para isso, coletamos entrevistas com a percepção do próprio grupo e de pessoas heterossexuais.

Os resultados apontam de cara que, se por um lado, metade (50%) dos entrevistados LGBT+ disse já ter assumido totalmente a colegas de trabalho sua orientação ou identidade de gênero, por outro, um em cada quatro (25%) nunca contou a ninguém. E o motivo por trás dessa decisão é justamente o medo de sofrer represália para 22% destes.

O estudo encomendado pelo LinkedIn traça um perfil dos dois grupos de respondentes, com informações socioeconômicas e profissionais, além de perguntas sobre o sexo biológico, gênero e orientação sexual.

A pesquisa traz ainda a visão de trabalhadores LGBT+ sobre discriminação pelos colegas de profissão e sobre como os empregadores abordam o apoio à diversidade em suas empresas. Em paralelo, também coletamos dados sobre como os entrevistados que se identificaram como heterossexuais entendem o apoio à igualdade e a pessoas LGBT+ no ambiente de trabalho.

Alguns resultados que o estudo destaca sobre LGBT+ no mercado de trabalho, discriminação e o apoio das empresas:

Preconceito e discriminação

35% dos entrevistados LGBT+ afirmaram ter sofrido algum tipo de discriminação, seja ela velada ou direta. A maior parte da discriminação foi feita diretamente por colegas. Cerca de 12% dos entrevistados que sofreram preconceito ainda afirmaram que foram vítimas de gestores da empresa onde trabalham.

Já entre os heterossexuais, 33% disseram já ter presenciado algum tipo de discriminação com colegas LGBT+ no ambiente de trabalho.

Sentimento dos profissionais

Quando perguntados sobre como se sentiam perante seus colegas em relação a sua orientação sexual ou identidade de gênero, 23% dos profissionais LGBT+ afirmou sentir respeito e 15%, igualdade. Outros sentimentos entre os LGBT+ no mercado de trabalho estão insegurança (6%), companheirismo (também com 6%), curiosidade (5%), desconfiança (4%) e desrespeito (4%). No geral, quase 60% dos sentimentos citados eram positivos, incluindo ainda sentimentos como empatia (3%), orgulho (3%), solidariedade (2%) e carinho (2%).

Importância da diversidade nas empresas

Para 82% dos entrevistados LGBT+, ainda falta muito para que as empresas os acolham melhor. Somente 1 em cada 2 LGBT+ disse se sentir acolhido na empresa onde trabalha ou trabalhou, enquanto 38% dos heterossexuais afirmou que dentro da empresa as pessoas LGBT+ se sentem acolhidas.

A diferença entre visões fica mais nítida ainda quando os entrevistados são perguntados se as pessoas que trabalham ao redor deveriam receber mais atenção da empresa. Metade (50%) dos respondentes LGBT+ concordou com a afirmação, enquanto apenas 27% dos heterossexuais concordou.

O relatório completo, elaborado pelo LinkedIn a partir dos dados coletados pelo Opinion Box, está disponível neste link. Clique para ler na íntegra.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Proud At Work foi aplicada de forma online a homens e mulheres com mais de 18 anos de todos os estados brasileiros. Foram entrevistados 1.088 profissionais brasileiros, cadastrados no Painel de Consumidores do Opinion Box, representando a distribuição de internautas brasileiros de acordo com critérios de idade, sexo e classe social.

Quer realizar suas próprias pesquisas de mercado?

O Opinion Box desenvolve soluções digitais inovadoras para pesquisas de mercado e customer experience. Nossa missão é tornar a pesquisa acessível a todos, seja um consultor de marketing, um acadêmico, um empreendedor ou um executivo de uma grande corporação. Ajudamos empresas e pessoas a tomar decisões com segurança, sempre baseadas em informações. Precisa fazer uma pesquisa de mercado online?

Entre em contato com nosso time de Especialistas em Pesquisa. Estamos prontos para te ajudar a crescer, vender mais e conhecer melhor os consumidores. É só clicar aqui ou no banner abaixo para conversarmos!

Também poderá gostar de: