Pesquisa descritiva: o que é como aplicá-la

Danielle Salgado
Pesquisa descritiva: o que é como aplicá la

Muitas empresas recorrem às pesquisas de mercado descritivas para que os dados possam auxiliar no momento de tomada de decisão. Mas qual é a definição de uma pesquisa descritiva e por que ela pode ser tão importante para as empresas?

Dessa forma, como o próprio nome sugere, as pesquisas descritivas descrevem uma realidade de forma imparcial, ou seja, sem interferências diretas de quem realiza a pesquisa.

Leia o post e saiba mais sobre o que é, quais os tipos de pesquisa descritiva e o passo a passo para realizar esse tipo de pesquisa. Confira!

O que é pesquisa descritiva?

A pesquisa de cunho descritivo é aquela que busca descrever e explicar o que está sendo pesquisado. No entanto, esse tipo de pesquisa não deixa explícito quais são as razões pelas quais isso acontece.

Dessa forma, a pesquisa descritiva é aquela que tem como foco “o que” está sendo pesquisado e não o “porquê” dos resultados.

Logo esse tipo de pesquisa permite que as tendências de dados sejam medidas ao longo do tempo.

Por exemplo, uma marca de biquínis pretende lançar uma nova coleção de verão e, para isso, realiza pesquisas com diferentes grupos demográficos, com faixas etárias de 24-35 e 36-45 anos. Caso algum desses grupos discorde do lançamento, a marca terá uma ideia de como esses biquínis devem ser.

Qual a importância da pesquisa descritiva?

O modelo de pesquisa descritiva pode ser utilizado para obter informações importantes sobre o perfil, comportamento, hábitos e desejos dos consumidores.

Dessa forma, obter esses dados será fundamental para auxiliar no momento de tomada de decisões de uma empresa.

Afinal, muitas vezes as empresas realizam tomadas de decisões baseando-se somente em achismos. No entanto, isso pode ser perigoso, porque por mais que alguma informação pareça ser clara para os colaboradores de uma empresa, os dados de pesquisas de comportamento do consumidor podem dizer justamente o contrário.

Dessa forma, realizar pesquisas descritivas ajudam as tomadas de decisões serem mais precisas. Assim, elas também contribuem diretamente para a redução de gastos, pois tomadas de decisões assertivas tornam o planejamento estratégico mais assertivo.

Quando fazer uma pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva pode ser usada em diversos momentos e por diferentes áreas, pois ela é capaz de identificar características sobre uma empresa e até mesmo tendências. Juntamente com, um entendimento maior sobre o negócio por apresentar um grande volume de dados.

Além disso, esse tipo de pesquisa pode te ajudar quando ainda não se sabe muito sobre uma questão. Nesse sentido, a pesquisa descritiva vai trazer a compreensão  de como, quando e onde acontece algo contribuindo para o entendimento do porque algo acontece.

Dessa forma, ela pode ser muito útil para aprimorar o seu produto, melhorar a experiência do cliente com a sua marca e também em ações de marketing.

Metodologia de pesquisa 

Em uma pesquisa descritiva geralmente é utilizada a metodologia qualitativa. Isto é, com base em estudo estatístico buscamos explicar numericamente as hipóteses levantadas em estudo. Na pesquisa quantitativa busca responder questionamentos com base em dados

Contudo, a metodologia qualitativa também pode ser usada para complementar os dados, trazendo informações descritivas.

Tipos de pesquisa descritiva

Existem diversos tipos de pesquisa descritiva. No entanto, os 4 principais são: levantamento, correlacional, desenvolvimentista e estudo de caso. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Levantamento

Essa subcategoria tem como objetivo coletar informações sobre práticas comportamentais ou opiniões atuais dentro de uma determinado nicho populacional. No levantamento normativo, as normas de coleta de dados são mais estritas em relação às amostras,

Correlacional

A pesquisa correlacional busca explorar como se dão as relações entre as variáveis estudadas, exceto quando essa relação é de causa x efeito. Normalmente, esse tipo de pesquisa acontece antes de uma pesquisa experimental.

Desenvolvimentista

Uma pesquisa desenvolvimentista investiga as mudanças no comportamento das pessoas dentro de um intervalo de tempo. Seu objetivo é buscar informações em relação às variáveis estudadas.

Estudo de caso

Também conhecida como case, essa pesquisa aprofunda em poucos ou somente um objeto de investigação. Assim, é possível organizar dados detalhados sobre o tema. O principal objetivo do estudo de caso é servir como embasamento para novos estudos ou também como prova social, no intuito de atestar a veracidade de uma proposta.

Como fazer uma pesquisa descritiva

Para realizar uma pesquisa descritiva, o procedimento é o mesmo de uma pesquisa de mercado. Dessa forma, você deve:

  • Definir o objeto de estudo/problema de pesquisa;
  • Elaborar um questionário com perguntas voltadas para desejos, opiniões e necessidades, de acordo com o problema de pesquisa atribuído;
  • Coletar as informações;
  • Analisar os dados de forma imparcial.

Vale ressaltar que as pesquisas descritivas acontecem em contextos que estão em constantes mudanças. Portanto, os dados encontrados em uma pesquisa podem mudar em um intervalo de tempo ou até mesmo mudar drasticamente quando feita sob uma amostra de região, gênero ou faixa etária diferente.

Faça agora a sua pesquisa descritiva

Você quer fazer uma pesquisa descritiva para analisar e compreender o comportamento do seu consumidor? Nós podemos te ajudar!

Aqui no Opinion Box, você pode realizar as suas próprias pesquisas descritivas por meio da nossa Plataforma de Pesquisa, ou contratar as nossas Pesquisas Customizadas com a ajuda do nosso time de especialistas que cuidarão do seu projeto do início ao fim.

Todas as nossas pesquisas são feitas com um Painel de Consumidores, que conta com mais de 150 mil usuários que estão aptos a responder qualquer tipo de pesquisa. Saiba mais!

Também poderá gostar de: