Pesquisa de viabilidade de negócio: tire sua ideia do papel!

Maria Luísa Andrade
Pesquisa de viabilidade de negócio: tire sua ideia do papel!

A pesquisa de viabilidade de negócio é uma excelente estratégia para quem quer testar uma ideia. Com este tipo de pesquisa, você pode entender se o seu negócio é viável, descobrir o seu público-alvo e identificar o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto. 

Se você teve uma ideia de produto ou serviço e quer investir neste novo negócio, a pesquisa pode te ajudar. Você pode testar se a sua ideia é realmente boa e, principalmente, se o negócio é viável.

Neste post, você vai descobrir tudo que precisa saber sobre uma pesquisa de viabilidade de negócio. Vamos lá?

O que é a pesquisa de viabilidade de negócio? 

A pesquisa de viabilidade de negócio, como o próprio nome já diz, traz informações sobre o mercado em que vai se inserir e se isso é viável ou não.

Com esse tipo de pesquisa, você entenderá quem é o seu público-alvo em potencial, o que as pessoas pensam sobre os concorrentes que já existem no mercado, o preço que elas estão dispostas a pagar e vários outros insights valiosos.

Além disso, depois que a ideia de negócio já estiver mais consolidada, você também pode testar o nome, identidade visual e outros elementos da sua nova marca. 

Por que testar viabilidade de negócio? 

Muitas vezes, nós acreditamos que temos uma ideia genial ou totalmente inovadora, mas a verdade é que, em alguns casos, ela não é tão boa assim, ou não tem um potencial de venda tão grande como você imaginava. Nesse momento, consultar amigos e familiares nem sempre é a melhor saída, pois eles torcem tanto pelo seu sucesso, que vão achar muito legal tudo o que você sugerir ou não vão ter coragem de desencorajá-lo daquilo que está te motivando. 

A melhor forma de saber se uma ideia é mesmo boa, ou se ela tem potencial para se tornar um produto rentável, é fazer uma pesquisa de mercado com pessoas desconhecidas. Nesse caso, não vale usar o seu mailing pessoal ou colocar um link em suas próprias redes sociais. 

Se quiser ter resultados realmente significativos, faça uma pesquisa em um Painel de Consumidores. Além de possuir alta confiabilidade, com as ferramentas de pesquisa online, é possível fazer projetos com preços muito acessíveis

Como fazer uma pesquisa de viabilidade de negócio? 

Sabemos que investir em um novo negócio é um passo importante para qualquer pessoa. Ninguém quer fracassar, nem desperdiçar tempo e dinheiro com uma ideia que não vai dar certo. Por isso, a pesquisa de viabilidade de negócio deve ser feita logo no início do projeto. 

Nesse processo vamos avaliar diversos pontos, por isso é preciso ter atenção. Explique em linhas gerais o seu produto ou serviço, pergunte como as pessoas avaliam aquela ideia, se elas acham útil, qual adjetivo elas utilizariam para classificar aquele produto, se elas comprariam e, mais importante, quanto elas estariam dispostas a pagar por aquilo.

Assista o vídeo e confira mais dicas sobre como fazer a sua pesquisa:

Mesmo que os resultados da pesquisa não sejam o que você esperava, você pode utilizar os insights para aperfeiçoar a ideia e tornála mais viável, e isso já vale o investimento feito na pesquisa.

Teste seus produtos

Ao planejar o lançamento de um novo empreendimento, não basta apenas realizar pesquisas iniciais. É fundamental testar a opinião dos consumidores com relação aos produtos e serviços antes de sua estreia oficial no mercado. 

O teste de produto é o processo que ele passa antes de ser lançado oficialmente no mercado. O principal objetivo é chegar a um conceito que esteja atrelado às necessidades dos consumidores que fazem parte do público-alvo dele.

Dessa forma, você pode testar um produto que já existe para entender como melhorá-lo, ampliá-lo ou desenvolver produtos similares, além de identificar os diferenciais em relação à concorrência e outros atributos de valor. 

Faça sua pesquisa!

Aqui no Opinion Box, nós temos um Painel de Consumidores com mais de um milhão de usuários cadastrados e prontos para responder às suas pesquisas. Você mesmo pode criar a sua pesquisa na nossa Plataforma, começando o seu questionário do zero ou utilizando um modelo editável da nossa biblioteca.

Além disso, você pode contar com ajuda da inteligência artificial para cirar seus questionários. O processo é super simples: basta informar o tema e o objetivo da sua pesquisa para que a nossa funcionalidade de IA crie o questionário em poucos segundos. 

Descubra agora mesmo como fazer pesquisas de viabilidade de negócio em poucos dias e a um custo acessível. Saiba mais!

Também poderá gostar de: