Pesquisa de opinião sobre doações no Brasil: como o brasileiro ajuda instituições

Pedro D'Angelo
Pesquisa de opinião sobre doações no Brasil: como o brasileiro ajuda instituições

Instituições filantrópicas e de caridade estão sempre precisando de ajuda. Para lutar mais efetivamente por causas diversas, essas instituições contam muito com as doações de pessoas engajadas. Para entender melhor o perfil de quem ajuda os outros no Brasil, realizamos uma pesquisa de opinião sobre doações. O que leva o brasileiro a doar? Ele prefere ajudar com dinheiro, seu próprio tempo ou com outros itens?

Confira os resultados da nossa pesquisa exclusiva sobre o perfil do brasileiro em relação a doações neste post.

Para começar, um dado positivo: 62% dos brasileiros disse já ter feito uma doação para qualquer tipo de instituição. Desses, 50% dizem doar pelo menos uma vez por mês, seja dinheiro, trabalho ou outros itens como brinquedos e alimentos. E melhor ainda: 6% realizam doações toda semana.

O que motiva o brasileiro a fazer doações

A motivação que leva o brasileiro a doar é o fato de que ele acredita na causa que escolheu, conforme dito por 76% dos entrevistados. Outros 13% ajudam causas pois faz bem para o próprio desenvolvimento pessoal. Já 5% dos entrevistados dizem que sua religião os leva a ajudar o próximo, enquanto 4% querem servir de exemplo a outras pessoas.

Já em relação às causas mais apoiadas, causas relacionadas a saúde e fome/pobreza são as mais citadas, por 58% dos entrevistados. Em seguida, proteção aos animais (41%), que fica a frente de proteção a crianças e adolescentes (39%), educação (35%) e situações emergenciais, como acidentes e desastres naturais. Em seguida também ficaram luta contra violência doméstica e proteção à mulher, com 32%. População de rua e vícios como drogas e álcool ficaram ambas com 28% da motivação dos entrevistados. Direitos humanos (18%), trabalhistas (15%) e da população LGBT (8%) completam a lista.

A pesquisa de opinião também quis entender o perfil de quem não realiza doações. Perguntamos a esses entrevistados o que faz com que eles não ajudem causa nenhuma. A maior parte desse grupo, 55%, afirmou nunca ter feito doações por não ter dinheiro ou tempo disponíveis.

Além disso, as pessoas precisam escolher uma boa causa e confiar na instituição que a representa. Prova disso é que 25% dizem não doar por falta de transparência das instituições, enquanto outros 13% nunca encontraram uma causa que realmente apoiassem. 3,6% afirmam ainda que nunca encontraram pessoas que realmente precisavam de doações, enquanto os 4% restantes declaram outros motivos.

Voltando a quem faz doações, quase metade dos entrevistados disse doar dinheiro para causas que acreditam (44%). Outros 36% preferem doar roupas, alimentos, brinquedos e outros itens. 19% da amostra, por outro lado, declarou já ter doado seu tempo e mão-de-obra fazendo trabalhos voluntários.

Instituições mais lembradas na hora de doar

Entre quem realiza doações, perguntamos também na pesquisa de opinião as instituições mais lembradas. Os respondentes podiam mencionar quaisquer instituições que viessem em mente. Nos resultados, a AACD e o projeto Criança Esperança foram muito lembrados pelo público.

Confira na nuvem de palavras abaixo quais são as primeiras instituições de caridade que vêm à mente do brasileiro:

Pesquisa de opinião sobre doações no Brasil: como o brasileiro ajuda instituições

Novidade Opinion Box: doação como prêmio nas pesquisas

Aproveitando o assunto das doações, o Opinion Box lançou uma nova funcionalidade. No site do nosso Painel de Respondentes, o Heap Up, os cadastrados ganham prêmios a cada pesquisa respondida. Além de ganhar pontos em programas de fidelidade, bônus para celular e cupons para sorteios mensais, os respondentes agora têm uma opção diferente. Eles agora podem fazer doações para ajudar instituições filantrópicas diversas.

Os participantes do nosso Painel de Respondentes agora podem optar por fazer uma doação no lugar de ganhar um prêmio ao responder uma pesquisa. Todo mês, o Opinion Box escolhe uma instituição que ajuda causas diversas e os respondentes podem doar entre 1 e 15 reais para a instituição escolhida!

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada no Painel de Respondentes do Opinion Box em novembro de 2017. Foram entrevistados 1.092 homens e mulheres de todas as regiões do país e de todas as classes sociais.

A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Quero fazer uma pesquisa de opinião

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box você pode criar o seu questionário, definir o público que irá respondê-la e analisar os dados. Tudo isso sem sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. Para testar gratuitamente a Plataforma, basta fazer o seu cadastro. Caso sua pesquisa seja mais complexa ou você precise de ajuda com o projeto, não se preocupe: é só falar com nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de: