Pesquisa de mercado para PMEs

Pesquisa de mercado para PMEs

Importância da pesquisa de mercado para as PMEs

Muita gente acha que apenas grandes empresas podem fazer pesquisa de mercado. Mas esse é um dos grandes mitos que existem sobre pesquisa de mercado.

Não importa o tamanho do seu negócio, você certamente precisa tomar decisões no seu dia a dia. A pesquisa de mercado fornece dados e informações para que as empresas possam tomar decisões com mais segurança.

Ao fazer uma pesquisa de mercado, é possível conhecer melhor o seu consumidor, o seu mercado e os seus concorrentes. Com isso, você pode identificar pontos de melhoria, encontrar oportunidades para crescer e formas de reduzir custos, aumentar produtividade ou vender mais.

Como as PMEs podem fazer pesquisa de mercado

Com as ferramentas digitais, tornou-se possível fazer uma pesquisa de mercado com um custo bem mais acessível, ou até mesmo gratuitamente.

Aqui no Opinion Box, por exemplo, nós temos uma plataforma de pesquisa de mercado em que você cria seu questionário e pode enviá-lo para seus próprios contatos ou para nosso painel com mais de 150 mil consumidores online.

Para fazer as pesquisas com seus contatos, é preciso assinar um dos nossos planos. No plano Free, você pode enviar um questionário de até 10 perguntas e enviá-lo para até 1000 pessoas. Caso precise de um questionário ou mais respostas, basta fazer um upgrade no seu plano. Conheça aqui os planos do Opinion Box.

Já as pesquisas com nosso painel de respondentes são pagas por entrevista. O valor da entrevista custa a partir de 4 reais e varia de acordo com o tamanho do questionário e o perfil do entrevistado.
Para utilizar a nossa, plataforma, basta cadastrar-se gratuitamente.

Pesquisa de mercado para PMEs

Principais pesquisas de mercado para PME

Agora que você já descobriu que fazer uma pesquisa de mercado é mais barato e fácil do que imaginava, você deve estar se perguntando quais os principais tipos de pesquisa que a sua empresa deve fazer.
Nós vamos listar aqui três tipos de pesquisa de mercado que nós achamos fundamental para qualquer empresa.

Pesquisa de satisfação

Aquela velha máxima que diz que o cliente tem sempre razão nem sempre é verdadeira. Mas ainda assim, a opinião do seu cliente é sempre extremamente valiosa. As pesquisas de satisfação são capazes de avaliar os diferentes pontos de contato do cliente com a sua marca, a qualidade do produto, o preço e muitos outros itens.

Assim, se você faz uma pesquisa de satisfação com os clientes do seu restaurante, por exemplo, você pode descobrir o que os consumidores pensam sobre o cardápio, o atendimento do garçom, o tempo de espera, o ambiente, a relação custo-benefício, os pratos e a localização.

Em qualquer empresa, é possível medir a avaliação com diferentes aspectos do negócio e entender o que precisa ser melhorado para deixar os clientes ainda mais satisfeitos.

Recomendado para você:  Pesquisa de satisfação: tudo que você precisa saber

Pesquisa para validar uma ideia de negócio

Muitas pessoas tem ideias incríveis de novos produtos, serviços ou negócios. Mas, infelizmente, algumas ideias não são assim tão boas. Antes de começar a investir em um novo negócio, faça uma pesquisa de mercado para validar o projeto. A pesquisa de mercado vai ajudar a identificar se existe um público consumidor para a novidade, se os futuros clientes acham a sua ideia mesmo interessante e se ela de fato atende uma dor ou desejo.

Assim, se você tem uma ideia de um aplicativo, quer lançar um e-commerce, pretende abrir um novo bar ou teve qualquer outra ideia de empreendimento, faça uma pesquisa de mercado antes. Dessa forma, você evita desperdício de tempo e dinheiro e garante o sucesso do seu novo negócio.

Recomendado para você:  Empreendedorismo: como validar uma ideia de negócio com pesquisa de mercado

Pesquisa de hábitos de consumo

Além de saber o que o seu consumidor pensa sobre sua marca, é importante conhecê-lo de perto. Qual o perfil do seu consumidor? Onde ele vive? O que ele gosta de consumir? Como prefere pagar? Com que frequência ele compra seu produto? Quais redes sociais costuma acessar?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas em uma pesquisa de hábitos de consumo. Esse tipo de pesquisa fornece informações importantes para que você converse diretamente com as pessoas que consomem o seu produto.

Assim, se o seu cliente não costuma acessar o Twitter, não tem porque você ter uma página nessa rede social. Se costuma pagar em cartão de crédito, talvez seja importante investir no sistema para receber este meio de pagamento. Se não costuma comprar online, não há porque se preocupar em montar um e-commerce.

Acesse aqui o modelo de questionário de Pesquisa de Hábitos de Consumo.

Quero criar uma pesquisa de mercado

Se você está pronto para fazer uma pesquisa de mercado, cadastre-se agora mesmo no Opinion Box para criar o seu questionário. Caso precise de ajuda, lembre-se que nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar. Basta entrar em contato com a gente.
E não deixe de baixar o nosso guia completo de pesquisa de mercado, com os 4 passos principais para criar a sua pesquisa de mercado online.

Pesquisa de mercado para PMEs

Também poderá gostar de:

AUTOR

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.