Pesquisa de mercado online: 3 dicas para aumentar o engajamento dos entrevistados

Pedro D'Angelo
Pesquisa de mercado online: 3 dicas para aumentar o engajamento dos entrevistados

Fazer uma pesquisa de mercado online está cada vez mais fácil. Criar um questionário, cadastrar em uma plataforma, enviar para os respondentes, todo o processo está mais ágil e intuitivo. O que fica faltando nessa equação são as respostas, certo?

E, para conseguir um número relevante de questionários completos respondidos, é importante pensar no engajamento dos entrevistados ao longo do questionário. Vamos ver então as 3 principais dicas para garantir que os respondentes não abandonem o questionário pelo caminho e prejudiquem o andamento de um projeto de pesquisa de mercado online.

1. Diagramação do questionário

Pode parecer um fator pequeno e técnico, mas a diagramação de um questionário é importantíssima. Enquanto elaborar o questionário de uma pesquisa, tenha em mente o visual dele, o tempo todo.

A principal dica nesse caso é prestar atenção à paginação. Divida a pesquisa em várias páginas, evitando ter mais de três perguntas por página. Um questionário muito longo, com todas as perguntas na primeira página, dá uma impressão ruim e faz o respondente ter “preguiça” até mesmo de começar.

Também vale dividir e apresentar as perguntas por tema. Faça as perguntas de caracterização todas juntas, depois separe as restantes em seções, com coerência entre elas.

2. Elabore as perguntas certas

Em um questionário de pesquisa, as perguntas são o que realmente interessa. Perguntas mal elaboradas, com erros e formatos inadequados, por exemplo, podem fazer com que o respondente abandone rapidamente o questionário.

Por isso, é preciso estar sempre atento na hora de elaborar e cadastrar as perguntas no questionário. Algumas dicas rápidas para não errar:

  • Use perguntas abertas com cautela. Elas são mais trabalhosas para quem vai responder e também para quem analisa os dados;
  • Fique atento. Erros de português que prejudicam a credibilidade do questionário;
  • Saiba diferenciar perguntas de resposta única e respostas múltiplas;
  • Não faça perguntas invasivas;
  • Não faça perguntas tendenciosas, induzindo às respostas que você quer obter;
  • Cubra todos os cenários da pergunta com alternativas de resposta equivalentes.
Recomendado para você:  Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz

3. Use diferentes recursos na sua pesquisa de mercado online

Uma vantagem das pesquisas online é a quantidade de recursos disponíveis para serem usados nos questionários. Fotos, vídeos e textos explicativos são apenas alguns exemplos do que dá para ser incorporado em um questionário de pesquisa.

Usar esse tipo de recurso garante maior interatividade na pesquisa, facilidade para respondê-la e, consequentemente, maior engajamento. Em algumas pesquisas, recursos como fotos e vídeos, especialmente, são essenciais.

Imagine uma avaliação de vídeos de uma campanha. Incorporar diretamente o vídeo ao questionário facilita o acesso ao material, diminuindo a chance do entrevistado abandonar o questionário. Se o respondente precisar abrir um outro link para assistir ao vídeo, por exemplo, não ficaria mais fácil abandonar a pesquisa?

Outro recurso que pode fazer a diferença é a lógica do questionário. Com a lógica é possível que o entrevistado percorra “caminhos” pelo questionário, de acordo com as respostas que ele fornece. Dessa forma, quem for responder a pesquisa de mercado online só verá perguntas realmente relevantes ao seu perfil.

Atenção: Convite para responder à pesquisa

Fazendo pesquisas com a sua base de contatos , uma das suas tarefas será definir o texto da mensagem do e-mail. A mensagem servirá de convite para que o respondente clique no link da sua pesquisa.

O convite da pesquisa é o primeiro contato que o respondente terá com o questionário. Pensando nisso, é importante que ele seja claro e bem escrito. Simpatia, personalização da mensagem e ir direto ao ponto também são dicas essenciais para que seu email de pesquisa não seja prontamente descartado.

Com todas essas dicas, já dá para se sentir pronto para lançar sua pesquisa de mercado? Então é só se cadastrar agora mesmo no Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado para iniciantes Se você nunca fez pesquisa de mercado porque acha que é caro ou difícil, este texto é para você. Nós vamos explicar tudo...
5 decisões impossíveis de tomar sem uma pesquisa de mercado Pesquisas de mercado são importantes no dia a dia de qualquer empresa, em que decisões são tomadas o tempo todo. A melho...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.