O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterchef Brasil

O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterchef Brasil

O principal assunto das noites de terça-feira é um só: o Masterchef Brasil. O reality show, famoso pelo mundo e adaptado pela TV brasileira desde o ano passado, pela Rede Bandeirantes, é sucesso total e presença garantida nos termos mais comentados nas redes sociais. Mas se engana quem pensa que o programa de cozinha mais famoso do Brasil só deixa o espectador com vontade de comer e inspiração para encarar o fogão. O Masterchef também pode te dar lições sobre pesquisa de mercado.

Não acredita? Então vamos a alguns exemplos do que podemos aprender com o programa:

Mise en place – trace seu objetivo e se organize

A primeira etapa do processo de elaboração de uma pesquisa tem muito a ver com o mise en place, que os aspirantes a cozinheiros precisam dominar logo de cara. Na gastronomia, o termo francês significa colocar tudo em seu lugar, ou seja, separar os ingredientes e utensílios que serão usados na receita, calcular as quantidades certas e organizar o espaço de trabalho. Essa prática representa o estágio de problematização da sua pesquisa. Como no mise en place, você precisa traçar o objetivo da sua pesquisa, o público que irá respondê-la e já ter em mente o caminho que seu questionário irá percorrer.

O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterchef Brasil

Diga não à gourmetização

Alguns participantes do Masterchef já quebraram a cara ao tentar ousar demais na hora de executar uma receita. Se você vai cozinhar pratos clássicos, é melhor não inventar demais para não comprometer o sabor. Se no Masterchef isso pode resultar em uma eliminação, na sua pesquisa também é melhor deixar de lado a “gourmetização”. Vá direto ao ponto e seu resultado será mais saboroso, no caso do Masterchef; e mais consistente, no caso da pesquisa de mercado.

O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterchef Brasil

Recomendado para você:[INFOGRÁFICO] Como criar um questionário de pesquisa infalível

“Você provou seu prato?”

Na hora de apresentar o prato para os jurados, os cozinheiros do Masterchef costumam ouvir uma frase clássica. “Você provou seu prato?”. No programa, os chefs exigem que os participantes apresentem apenas um resultado que eles testaram e aprovaram. Faça o mesmo com sua pesquisa. Antes de enviar para seus respondentes ou divulgar o link do seu questionário, teste-o bastante! Tenha certeza de que suas perguntas estão devidamente revisadas, sem erros de português e cobrindo todos os cenários de respostas para não deixar nenhum furo no resultado da sua pesquisa.

O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterchef Brasil

Prepare-se para as críticas

Se você acha que os jurados Paola, Fogaça e Jacquin são duros demais com os aspirantes a Masterchef, aprenda. Os respondentes da sua pesquisa também podem ser. Ao realizar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, esteja preparado para ouvir não só as coisas boas que seu produto desperta em seu público, mas também os pontos negativos. Se os pratos dos participantes do reality estão feios ou mal executados, eles devem encarar os comentários dos três chefs de cabeça erguida e assumindo os pontos onde erraram – e você deve fazer o mesmo, se os resultados da sua pesquisa não forem os mais favoráveis.

Seguindo esses passos, tanto sua receita quanto sua pesquisa tem tudo para agradar quem provar o seu trabalho. Gostou? Então cadastre-se agora mesmo no Opinion Box enquanto espera o próximo episódio do Masterchef Brasil.

O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterchef Brasil

Imagens: Rede Bandeirantes via @realitysocial

Também poderá gostar de:

AUTOR

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.