O que é gestão da inovação e como implementar na sua empresa

Pedro D'Angelo
O que é gestão da inovação e como implementar na sua empresa

Inovar é um objetivo de muitas empresas que querem oferecer valor real para seu público, para outras empresas e para a sociedade. Na prática, muitas empresas conseguem oferecer serviços, produtos e praticar no dia a dia a inovação, mas é importante que isso aconteça de forma organizada e estruturada. É aqui que entra a gestão da inovação.

Promover uma boa gestão das práticas inovadoras ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos mais facilmente. Além disso, faz com que a organização, como um todo, inove mais facilmente enquanto se fortalece e desenvolve seus talentos. Como? É o que você vai saber agora.

Veja como a gestão da inovação funciona nas empresas e aprenda a implementar no seu negócio essa prática que vai te ajudar e ter melhores resultados:

O que é a gestão da inovação?

A gestão da inovação é, como o nome indica, o gerenciamento das inovações promovidas dentro das organizações. Na prática, esse trabalho inclui tarefas de planejamento, organização, gerenciamento e controle.

A gestão da inovação é o que vai controlar mas também promover práticas inovadoras nas organizações. A fim de gerar benefícios para o público interno e externo, o que a gestão da inovação faz, por exemplo, é:

  • Pensar, testar e viabilizar novos produtos, com foco na inovação para o cliente e o mercado;
  • Melhorar os processos internos, a fim de economizar tempo, recursos
  • Fortalecer a cultura organizacional e tornar o mindset da empresa mais inovador e preparado para as exigências do mercado.

Aos gestores de inovação, ainda, cabe o controle e o desenvolvimento das ideias. A inovação real busca ativamente o desenvolvimento e implementação de idéias, e isso requer um acompanhamento das informações, sugestões e planos que surgem pelo caminho. O processo de gestão da inovação, portanto, filtra o que será implementado, gerencia o processo inovador da empresa e ajuda a projetar as melhores ideias para o futuro da empresa.

Quem faz a gestão da inovação nas empresas

Vou dar a resposta para essa pergunta sem rodeios: qualquer um pode fazer a gestão da inovação. Com criatividade, organização e conhecimento em práticas de gerenciamento, é claro, qualquer profissional será capaz. Melhor ainda: qualquer empresa pode trabalhar para inovar, não importa seu porte ou segmento de mercado.

O papel de conduzir a gestão da inovação, na prática, vai caber aos líderes nas empresas. Quem estiver em uma posição de liderança e à frente de um time será o protagonista da estratégia. Além disso, a área exata que vai promover a inovação vai depender dos objetivos da organização. Quer inovar com os melhores produtos do mercado? Então caberá à área de produto ou de tecnologia, por exemplo.

Gestão da inovação na prática: dicas para implementar na sua empresa

1. Crie um ambiente propício à inovação

A inovação acontece a partir de um ambiente favorável a ela. Isso quer dizer que, antes de mais nada, para existir gestão da inovação, deve haver espaço para ela.

Tenha certeza, como líder do seu negócio ou de qualquer área dele, que a empresa está pronta para inovar. Os diretores têm esse objetivo? A equipe está engajada e motivada a fazer um trabalho transformador? O ambiente da empresa proporciona liberdade para a criatividade e a geração de novas ideias? Garanta que essas respostas sejam sim para colocar em prática a gestão da inovação.

2. Estimule e capacite a equipe

Todo mundo quer inovar mas a verdade é que nem todo profissional está pronto para isso. A inovação precisa ser estimulada e os profissionais devem ser capacitados para colocá-la em prática. A boa notícia é que isso não é difícil, tudo bem?

É papel dos líderes de cada área passar adiante a necessidade de inovar e o que cada um (pessoa e empresa) pode ganhar com isso. O bom profissional vai entender facilmente as vantagens de trabalhar de forma inovadora e vão embarcar junto com a empresa nessa ideia.

Também não é difícil se capacitar para inovar. Cursos livres, treinamentos gratuitos e fontes de informação surgem a todo momento. Aqui no blog mesmo nós dedicamos uma seção inteira à inovação. Confira aqui os assuntos que consideramos mais relevantes para o mercado de inovação e fique por dentro!

3. Use a tecnologia a seu favor

Todo mundo sabe e vive a forma como a tecnologia têm transformado nossas vidas. Dentro das empresas, a tecnologia ajuda a otimizar processos, economizar tempo e recursos, além de promover inovação em cada ponto do negócio. Por isso, descubra como a tecnologia vai ajudar na sua gestão da inovação com todo o seu potencial de transformação. Conheça as ferramentas, apps e novas metodologias que surgem o tempo todo para otimizar a gestão das empresas de dentro para fora.

4. Foque nas pessoas

Também para fazer um bom trabalho de gestão quanto para inovar de verdade, dirija sempre o seu foco para as pessoas. O componente humano é o centro de qualquer inovação porque é preciso gerar valor real para ser considerado inovador. Novas tecnologias, produtos super modernos e processos criados para inovar não são nada se não transformam de verdade a vida de alguém.

Por isso, é importante ressaltar novamente a importância de conhecer o seu público. Toda empresa precisa saber exatamente para quem trabalha. Só assim será possível desenvolver melhores produtos, serviços e criar um relacionamento saudável com seu consumidor. Entender seu comportamento, necessidades, dores e problemas é o caminho para isso.

Para complementar a sua leitura, não deixe de ler o nosso ebook sobre comportamento do consumidor. Baixe gratuitamente o material clicando no banner abaixo e utilize-o para conhecer a fundo o seu consumidor ideal a fim de oferecer as melhores soluções a ele.

 

 

Também poderá gostar de:

10 tendências de pesquisa de mercado e opinião para 2017 Fim de ano é época de previsões. No ano passado, nós pegamos a nossa bola de cristal e previmos 10 tendências de pesquis...
Inteligência competitiva: 3 formas eficientes de gerar dados e sair na... Descubra como a inteligência competitiva pode oferecer dados e informações para tornar seu negócio mais sustentável e co...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail