Checklist de pesquisa: o que você precisa conferir antes de enviar sua pesquisa de mercado

Pedro D'Angelo
Checklist de pesquisa: o que você precisa conferir antes de enviar sua pesquisa de mercado

Depois de passar por todo o planejamento do seu projeto e elaborar um questionário infalível, você está quase pronto para enviar sua pesquisa, certo? Sim, mas vamos com calma. Ainda é preciso conferir alguns itens do nosso checklist de pesquisa para garantir que está tudo realmente pronto para que o respondente comece a navegar pelo questionário.

Permitir que passem erros na sua pesquisa pode comprometer o andamento da coleta e dificultar – ou mesmo inviabilizar – a análise dos resultados. Para que isso não aconteça, fizemos um checklist com os itens que não podem deixar de ser conferidos antes de disparar a pesquisa para os respondentes:

Cubra todos os cenários

Nas questões de sua pesquisa, você precisa se certificar de oferecer todas as opções de respostas possíveis para que os respondentes não fiquem “sem saída”. Em um exemplo prático, se você pergunta quais as redes sociais as pessoas estão utilizando, é necessário estar preparado para que um ou mais respondentes não estejam em nenhuma das opções de redes sociais que você ofereceu ou tenha cadastro em alguma que você sequer conhece. Uma estratégia para que isso não aconteça é utilizar as opções de resposta “Nenhum” e “Outros”.

Os tipos certos de pergunta

Na elaboração do questionário de pesquisa, existem diversos tipos de pergunta que podem ser utilizados. Perguntas de resposta única, de resposta múltipla, de escala, de texto, números e data/hora. Antes de enviar a pesquisa, teste o questionário. Veja se os tipos de pergunta estão de acordo com o que você precisa conseguir nas suas respostas.

Por exemplo, se o seu objetivo é saber quais as principais marcas de determinado produto que são consumidas pelo seu público, sua pergunta deve permitir que o respondente informe todas as opções de marca que ele costuma consumir. Nesse caso, certifique-se de ter programado uma questão de respostas múltiplas. Já se o objetivo for descobrir apenas a marca mais consumida, escolha a pergunta de resposta única. Assim o usuário precisa indicar apenas a marca que mais confia ou prefere.

Para saber mais sobre cada tipo de pergunta que temos no Opinion Box, visite nossa Central de Ajuda

Revisão ortográfica

Ok, todos sabemos que errar é humano e que o português é uma língua complexa, cheia de pequenos detalhes que podem passar despercebidos em um primeiro olhar. Ainda assim, na hora de finalizar uma pesquisa de mercado, é importante passar minuciosamente pelas as palavras e frases escritas no questionário, para garantir que nenhum erro escapou. Erros de digitação e ortografia, em geral, podem comprometer a credibilidade da pesquisa e fazer com que respondentes mais exigentes abandonem o questionário em função disso.

A dica, nesse caso, é básica: revisão. E se depois de um tempo o olhar de quem escreveu e programou o questionário fica “cansado”, peça para alguém ajudá-lo na tarefa e revisar o texto também.

A mensagem de abertura

Pode parecer estranho, mas a mensagem de abertura da pesquisa é redigida e personalizada apenas no final do processo de programação do questionário. Nessa etapa, escreva, de forma sucinta, uma mensagem simpática e que consiga convencer o público a abrir e responder aquele questionário. Para fazer isso da forma correta, certifique-se de que o texto tenha o mesmo tom de mensagem utilizado em todo o questionário, além de condizer com o tema da pesquisa em geral.

O público certo para a pesquisa

Depois de tudo pronto no questionário, é só escolher a opção de respondente ideal para receber e responder o questionário. Se você ainda não definiu exatamente quem será seu público alvo, pare um pouco e confira o infográfico que nós desenvolvemos para te ajudar a definir o público ideal para a sua pesquisa.

Se ainda estiver com alguma dúvida, entre agora mesmo em contato com nossa equipe ou visite a nossa página de materiais para conferir tudo que estamos lançando para te ajudar a realizar uma pesquisa infalível.

Também poderá gostar de: