10 motivos para começar a fazer pesquisas de mercado online agora mesmo

Daniela Schermann
10 motivos para começar a fazer pesquisas de mercado online agora mesmo

Seja você um empreendedor, consultor, profissional de marketing, empresário ou publicitário, é bem provável que você já saiba a importância das pesquisas de mercado para a tomada de decisão em qualquer negócio. Mas por que fazer pesquisas de mercado online?

Veja 10 motivos que vão ajudar a te convencer a optar por fazer uma pesquisa de mercado online:

1. Resultados muito rápidos

Todos sabemos que a tecnologia tornou tudo mais rápido e prático – e com a pesquisa de mercado não é diferente.

Hoje, você pode começar a receber os resultados em menos de 24 horas após o disparo do questionário e completar a pesquisa em até 5 dias úteis.

2. Preços mais acessíveis

As pesquisas de mercado online eliminam o que há de mais caro em uma coleta de dados, ou seja, pessoas e telefonia. Assim, o custo de um projeto chega a ser inúmeras vezes mais barato. Para você ter uma ideia de quanto custa seu projeto de pesquisa utilizando o Painel do Opinion Box, faça agora mesmo uma simulação online

3. Painéis de respondentes

Você não precisa mais se preocupar com quem vai responder a sua pesquisa. Existem algumas opções de painéis de respondentes no país. No caso do Opinion Box, temos um painel integrado com mais de 100 mil pessoas qualificadas em todo o país. Basta usar nossos filtros de segmentação para escolher quem você quer que responda a pesquisa.

Quer saber mais? Conheça o Painel do Opinion Box 

Recomendado para você: Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes

4. Acompanhamento em tempo real

Não espere a sua pesquisa terminar para ter os primeiros insights. Em algumas soluções de pesquisa online, você pode acompanhar o resultado da coleta em tempo real. Além disso, é possível já visualizar as respostas no formato de gráficos e tabelas que mostram todos os detalhes da sua pesquisa.

5. Você pode fazer tudo sozinho

Esse só vale para o Opinion Box, pois é a única solução completa de pesquisa de mercado online do país. Aqui, você mesmo pode criar o seu questionário, definir a forma de coleta e o público que vai responder, disparar a pesquisa e analisar os resultados.

E o melhor de tudo: dá para fazer uma pesquisa de mercado completa em apenas 7 dias.

6. Pesquisas de mercado gratuitas

Nas plataformas digitais você consegue fazer pesquisas até mesmo gratuitamente. Parece até mentira, mas é totalmente possível realizar pesquisas de mercado online com seus próprios contatos sem gastar nada.

No Opinion Box, é só se cadastrar na Plataforma de Pesquisa e escolher a opção de coletar as respostas dos próprios contatos. Em seguida, falta apenas criar o questionário e enviá-lo, por e-mail ou via link compartilhável, para sua lista de contatos.

7. Falar facilmente com públicos específicos

Toda pesquisa precisa ter um público-alvo bem definido para gerar bons resultados. Uma pesquisa

Falar com o público certo é imprescindível e, na pesquisa online, é mais fácil acertar pois é mais fácil segmentar as pessoas que serão entrevistadas.

Para segmentar cada vez melhor o público das pesquisas de mercado, a plataforma Opinion Box oferece a função de pesquisa com segmentação específica. Mães, motoristas, pessoas com conta em banco ou que tenham plano de saúde. Esses são só alguns exemplos dos 12 públicos oferecidos nas pesquisas com públicos específicos na plataforma.

Recomendado para você:  Como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica

8. Analisar dados mais facilmente

A análise dos resultados é a etapa da pesquisa que mais costuma assustar quem está por trás do projeto. Fazendo uma pesquisa de mercado online, porém, ela fica bem mais fácil. Com os dados já coletados online, é bem mais prático gerar gráficos e analisar as respostas no banco de dados.

Dá até para perder o medo de encarar um banco de dados de pesquisa. Temos até um material que vai ajudar a trabalhar com um banco sem dificuldade.

Recomendado para você:  Como fazer um briefing de pesquisa de mercado

9. Automatização de processos

Assim como na análise dos dados, a pesquisa de mercado online tem a grande vantagem da automatização dos processos. Criar questionários ou usar modelos prontos fica mais fácil. Compartilhar a pesquisa com o público também. Como já dissemos, até a análise dos dados é facilitada quando estamos falando das pesquisas online. Todos esses processos, quando mais ágeis e automatizados, fazem ganhar em tempo e produtividade. Que empresa não acharia isso extremamente positivo?

10. Mais fácil de encontrar o público-alvo

Ah, e para finalizar, é muito mais fácil encontrar as pessoas pela internet! Independentemente do seu público-alvo, você pode falar com ele pela internet de formas muito mais simples.

Em casa, na rua, no celular ou no computador, as pesquisas online são mais adaptáveis. Enviando uma pesquisa por e-mail ou algum app, o respondente tem maior liberdade de responder no seu próprio tempo. Para quem realiza a pesquisa, o trabalho também é menor: não é preciso ir efetivamente atrás das pessoas em lugares ou momentos específicos.

Nossos 10 motivos te convenceram a fazer pesquisas de mercado online? Então já pode começar. Cadastre-se gratuitamente no Opinion Box e comece a fazer suas pesquisas agora mesmo! Se ficar com alguma dúvida no processo, fale com a gente. Estamos aqui para te ajudar a tomar as melhores decisões de negócio!

Também poderá gostar de:

Lógica no questionário: 3 vantagens práticas que esse recurso oferece ... O Opinion Box começou 2016 com grandes novidades para seus usuários. Uma delas é o recurso de lógica no questionário, q...
Pesquisa de mercado ensinada por cães e gatos Como assim? Pesquisa de mercado ensinada por cães e gatos? Vocês ficaram loucos? É isso mesmo, caro leitor. A gente sabe...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail