Desenho de Pesquisa: o que é e qual a importância?

Danielle Salgado
Desenho de Pesquisa: o que é e qual a importância?

O desenho de pesquisa é um processo fundamental no processo de elaboração de um estudo de mercado. Afinal de contas, ele envolve as metodologias e técnicas que os pesquisadores escolhem para tratar um problema de pesquisa de forma eficiente.

No entanto, como acontece esse processo? E por que ele é tão importante? Como fazer um desenho de pesquisa da melhor forma possível?

A seguir, você descobrirá tudo que precisa saber sobre o desenho de pesquisa e como realizar esse processo. Confira!

O que é desenho de pesquisa?

O desenho de pesquisa é a estrutura ou plano geral que um pesquisador desenvolve para coletar e analisar dados em uma pesquisa. É um elemento crucial que influencia a qualidade e a validade dos dados obtidos.

Dessa forma, esse processo inclui a seleção de métodos e técnicas apropriadas para coletar dados, bem como a identificação da população ou amostra do estudo e os procedimentos necessários para analisar os dados coletados.

Desenho de Pesquisa: o que é e qual a importância?

Sendo assim, o desenho deve ser muito bem planejado para garantir que as informações coletadas sejam confiáveis, precisas e relevantes para o estudo em questão.

Além disso, ele é influenciado pelo tipo de pesquisa escolhido para o estudo, como, por exemplo, pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa. O desenho também pode incluir várias etapas, como coleta de dados primários ou secundários, análise estatística e apresentação dos resultados.

Qual a importância do desenho de pesquisa?

O desenho de pesquisa é um processo muito importante, pois ele é basicamente o plano que o pesquisador utiliza para conduzir a pesquisa de forma sistemática e objetiva.

Sendo assim, a estrutura do desenho fornece um roteiro para todo o processo de pesquisa, desde a identificação da questão de pesquisa até a apresentação dos resultados.

Além disso, o desenho ajuda a garantir a precisão e a validade dos resultados, uma vez que as etapas de coleta, análise e interpretação de dados são planejadas de forma cuidadosa e metódica, minimizando a possibilidade de erros e distorções nos resultados.

Outras vantagens de fazer um desenho de pesquisa são:

  • Permitir replicar a pesquisa;
  • Garantir a validação da pesquisa;
  • Melhoria na eficiência do projeto de pesquisa;
  • Ajuda a orientar melhor o pesquisador;
  • E muito mais!

Tipos de desenho de pesquisa

Existem diversos tipos de desenho de pesquisa. Desse modo, a escolha do modelo ideal depende do problema de pesquisa e dos tipos de dados que serão coletados.

Confira a seguir alguns dos principais tipos de desenho de pesquisa.

Experimental

O desenho de pesquisa experimental testa uma hipótese de causa. Dessa forma, ele envolve a manipulação de uma variável independente para ver o seu efeito sobre uma variável dependente. Desse modo, ele costuma estar presente em pesquisas quantitativas, controlando fatores externos para garantir a validade interna.

Não experimental

Este desenho não envolve a manipulação de uma variável independente e geralmente utiliza-se para pesquisas descritivas ou exploratórias. Pode envolver a observação, entrevistas ou questionários para coletar dados.

Misto

Este tipo de desenho combina elementos de desenhos experimentais e não experimentais. Costuma-se utilizá-lo para avaliar tanto a relação entre variáveis quanto os efeitos de intervenções ou políticas.

Descritivo

O desenho descritivo mostra as características de uma população ou amostra. Geralmente, utiliza-se ele em pesquisas quantitativas e pode envolver a coleta de dados através de questionários ou entrevistas.

Correlacional

O desenho correlacional avalia a relação entre duas ou mais variáveis. Ele não é um desenho experimental, pois não manipula variáveis independentes, mas sim observa a relação entre variáveis.

Como fazer um desenho de pesquisa?

Fazer um desenho envolve várias etapas importantes para garantir que a pesquisa seja bem projetada e produza resultados válidos e confiáveis. Confira o passo a passo a seguir:

Definir o problema de pesquisa

A primeira etapa é definir a questão de pesquisa claramente e especificar o que se quer descobrir ou entender. É importante que a questão de pesquisa seja clara, específica e relevante para o público-alvo da pesquisa.

Selecionar o desenho de pesquisa

Selecione o desenho mais adequado para o seu problema de pesquisa. Para isso, utilize os diferentes tipos de desenho de pesquisa mencionados anteriormente.

Seleção da amostra

Depois de selecionar o desenho, é importante selecionar a amostra para pesquisar. Desse modo, ela deve representar o público-alvo da pesquisa e ser grande o suficiente para garantir a validade estatística dos resultados.

Selecionar e aplicar os instrumentos de coleta de dados

Uma vez selecionado o desenho e a amostra, é importante selecionar e aplicar os instrumentos de coleta de dados, como questionários, entrevistas ou observações. Os instrumentos de coleta de dados devem ser válidos e confiáveis.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, por exemplo, você consegue criar o seu próprio questionário de pesquisa de mercado online e executá-la com segurança utilizando o nosso Painel de Consumidores.

Análise dos dados e interpretação dos resultados

Por fim, depois de coletar os dados, é importante analisá-los corretamente para responder à questão de pesquisa. Sendo assim, aplique as técnicas estatísticas apropriadas para extrair conclusões precisas.

Além disso, interpretar os resultados da pesquisa é fundamental para tirar conclusões relevantes da análise dos dados. Dessa forma, as conclusões devem se basear em evidências e podem ser usadas para informar políticas ou decisões futuras.

Curtiu o conteúdo e quer ficar por dentro das nossas dicas de pesquisa, customer experience e inovação? Continue acompanhando o Blog Opinion Box!

Também poderá gostar de: