Mercado de apps no Brasil: pesquisa sobre consumo e uso de aplicativos

Pedro D'Angelo
Mercado de apps no Brasil: pesquisa sobre consumo e uso de aplicativos

O relatório Global App Trends de 2019, divulgado pela Adjust, aponta que o Brasil é o segundo maior mercado de apps do mundo. Atrás apenas da Indonésia, o estudo aponta que somos o segundo país na lista de crescimento acelerado do mercado de aplicativos móveis.

Na prática, o que isso significa? E como o comportamento do consumidor evidencia esse crescimento?

Para entender melhor o mercado de apps a partir dos hábitos, preferências e consumo dos usuários de smartphones, realizamos mais uma pesquisa sobre o uso de aplicativos no Brasil.

Confira agora os destaques e o que esse mercado tão expressivo nos conta.

Dados de pesquisa sobre o mercado de apps no Brasil

Para entender o mercado de apps e sua maturidade no Brasil, nossa pesquisa aborda há quanto tempo as pessoas utilizam smartphones. Quase a metade, 47%, têm smartphones há mais de 5 anos. Ainda assim, existe uma boa parcela de usuários mais recentes, que compraram seu primeiro smartphone nos últimos 12 meses: 12%. Outros 27% tiveram o primeiro aparelho no período entre o último ano e os últimos 3 anos.

Entre os usuários de smartphones no Brasil, apenas 3% nunca instalaram um aplicativo no aparelho.

O volume de instalações de apps é grande, assim como a frequência. 38% disseram ter instalado um aplicativo nas últimas 24 horas, enquanto 50% instalaram apps no últim mês.

Por outro lado, o brasileiro desinstala apps com a mesma facilidade. 36% desinstalaram um aplicativo no último dia e 49% no último mês.

Uso de aplicativos pagos e compras in-app

Mesmo instalando muitos apps, os brasileiros que compram aplicativos ainda são minoria. Apenas 21% já compraram um app.

Por outro lado, a maior parte dos usuários já realizou algum tipo de compra ou transação dentro dos seus aplicativos móveis. 56% já compraram produtos ou serviços digitais in-app, como itens de jogos, conteúdos exclusivos e funcionalidades extras dentro do próprio aplicativo.

Apps mais populares

A pesquisa sobre uso e mercado de apps no Brasil também aponta quais são os aplicativos preferidos do brasileiro.

Em todas as edições da pesquisa, investigamos a popularidade dos principais aplicativos, olhando para a proporção de usuários que os tem instalados e disponíveis na tela inicial do celular. O top 3 é composto pelos gigantes WhatsApp (57%), Facebook (44%) e Instagram (43%).

A pesquisa também aborda o segmento de streaming no Brasil. Sem surpresas, o campeão de popularidade no streaming em smartphones é a Netflix, utilizada por 80% dos entrevistados. Em seguida, com números menos expressivos, vem o Amazon Prime Video (8%) e a Globo Play (4%).

Dados sobre lives e videochamadas

Com a população brasileira em isolamento durante a pandemia do coronavírus, cresceu bastante a realização de videochamadas, seja para reuniões de trabalho ou para matar a saudade de familiares e amigos.

Ao mesmo tempo, estão se popularizando as chamadas “lives”, transmissões ao vivo realizadas dentro de redes sociais e plataformas de vídeo. Diversos artistas, celebridades e até empresas adotaram esse novo formato de produção e distribuição de conteúdo.

Nossa pesquisa analisou pela primeira vez o consumo em desses dois tipos de serviços:  videochamadas e transmissões ao vivo (lives) abertas ao público.

88% dos internautas brasileiros com smartphone já realizaram uma videochamada com o celular. A prática é mais comum entre as pessoas de 16 a 49 anos (90%). 52% dos que já realizaram
videochamadas pelo smartphone afirmam que o hábito aumentou durante a quarentena. O aplicativo que o brasileiro mais usou até hoje para videochamadas é o WhatsApp, experimentado por 95%.

Mercado de apps no Brasil: pesquisa sobre consumo e uso de aplicativos

Enquanto isso, 75% já acompanharam alguma live pelo celular. Os respondentes contaram que 84% assistiram lives pelo YouTube, 54% assistiram pelo Instagram e outros 41% pelo Facebook.

Entre quem assiste ou já acompanhou lives no celular, 64% aumentaram a frequência no período da quarentena.

Recomendado para você:  Instagram para negócios: como usar o Instagram na sua estratégia de marketing

Pesquisa completa sobre o uso de apps

Os dados explorados acima são apenas alguns destaques do relatório completo sobre o uso e mercado de apps no Brasil.

A pesquisa faz parte da série Panorama Mobile Time/Opinion Box, lançada em Maio de 2020. Para acessar o relatório completo, com dados sobre apps no Brasil e análises exclusivas, é só fazer o download gratuito do material.

Clique na imagem abaixo e acesse a pesquisa completa!

Mercado de apps no Brasil: pesquisa sobre consumo e uso de aplicativos

O Panorama Mobile Time/Opinion Box – mercado de apps e outras pesquisas

O Panorama Mobile Time/Opinion Box é um conjunto de pesquisas periódicas sobre o hábito dos consumidores brasileiros em relação aos seus smartphones, serviços e conteúdos móveis.

A cada edição, são entrevistadas cerca de 2.000 pessoas que acessam a internet e possuem um smartphone. Os participantes fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box e representam o universo de internautas brasileiros. A amostra da pesquisa respeita as proporções demográficas e sociais desse grupo, como idade, renda, gênero etc.

Recomendado para você:  Amostra: como definir quantas entrevistas fazer em uma pesquisa de mercado

As análises são realizadas pelo jornalista Fernando Paiva, editor do Mobile Time e especialista no setor de telecomunicações e conteúdo móvel. Os relatórios do Panorama Mobile Time/Opinion Box são disponibilizados gratuitamente para qualquer pessoa.

Como fazer uma pesquisa de mercado sobre o comportamento do consumidor

Os dados sobre o mercado de apps que apresentamos são um recorte feito a partir de análises do comportamento do consumidor. Ao entender os hábitos de consumo e utilização de apps, conseguimos tirar conclusões sobre crescimento no setor, tendências e eventuais quedas registradas pelos usuários.

Esse tipo de pesquisa é essencial para quem quer realizar uma análise de mercado, crescer sobre os concorrentes e conquistar mais clientes.

Quer fazer sua própria pesquisa de mercado e obter insights sobre sua marca, produto ou mercado? Converse agora mesmo com o Opinion Box.

Para falar com a gente, basta enviar um email, uma mensagem pelo WhatsApp no telefone (31) 98934-6478 ou nos chamar pelo chat online do site do Opinion Box.

Se preferir, você ainda pode agendar uma consultoria gratuita. Se quiser entender melhor sobre o mercado de apps, mas também desenvolver suas próprias pesquisas, fale com a gente clicando no banner abaixo.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.